Não é com duras no balneário que lá vamos.
Percebo o papel e propósito do André, mas não vai servir de nada.
O problema manter-se-à. O Vitor não sabe mais enquanto técnico, é boa pessoa, parece-me, mas não tem carisma nem espirito de líder para assumir esta empreitada.
A equipa joga a um nivel mediano, não tem uma verdadeira ideia de jogo e não mostra fibra de campeão. Além de tudo, quando o cerco aperta, a estratégia é defender o resultado, qual equipa pequena. Já o vimos acontecer mais do que uma vez esta época e veremos mais vezes com toda a certeza.
Entendo a posição em que o André se encontra. Não é fácil e quero acreditar que vê perfeitamente que o Vitor é um erro de casting, mas, para rescindir contrato, teria de encontrar alguém para o seu lugar.
Quer manter o VB? Tem de estar preparado para o que o futuro próximo lhe trará. É o preço a pagar... E acho que vai ser muito alto.
Porém e por outro lado, no cenário com que nos deparamos, é verosímil manter o treinador? Há benefícios?
Vantagens propriamente ditas, não vejo, o que atenua e torna minimamente compreensível a manutenção do Vitor é se não existir substituto plausivel no horizonte, se bem que, a meu ver, o seu tempo está esgotado e, daqui para a frente, as coisas dificilmente melhorarão.
Outra questão importante a colocar é se existe alternativa. E se há, está disponível neste momento e é para o nosso bolso? É porque estas questões têm de se por e são todas essenciais. Se é para mudar, é para dar um pulo de qualidade bastante apreciável ou faz-se um pequeno upgrade por agora e no final da época contratamos um outro? Algo aliás que me parece pouco exequivel, pois tantos treinadores em tão pouco tempo não me soa bem e o que fosse contratado agora dificilmente aceitaria um contrato de 6 meses a não ser que fosse alguém da casa.
É preciso não esquecer que, o Vitor foi contratado, presumivelmente, porque não havia liquidez financeira para chegar a outro patamar. Estávamos/Estamos nas lonas e VB seria a opção mais em conta.
As expectativas tornaram-se enormes. Gasperini e Valverde foram os nomes mais falados, mas outros circularam. Quando o VB é apresentado, é um choque de realidade a que tivemos de nos adaptar, mas, imbuídos do espirito de uma lufada de ar fresco e do beneficio da duvida, fomos todos levados a acreditar que poderia trazer aspectos positivos.
Apesar da falta de experiencia como tecnico principal, trazia alguma tarimba por integrar uma equipa técnica por mais de 10 anos e de 7 anos de balneário no Dragão, logo, conhecia perfeitamente os cantos à casa e muitos dos jogadores que iria liderar. Tudo isto teve o seu peso e a decisão acabou por ser aceite como natural pela nação portista.
Vendo as coisas de forma crua, o ideal seria mudar de imediato. A equipa precisa de uma pessoa carismática, com ideias novas, sangue novo e outra forma de estar, mais ativa e com discurso cativante e moralizador. Mas é preciso pesar os prós e os contras e apesar de não gostar da decisão, compreendo perfeitamente que a opção tomada seja a de manter o Vitor, para já.
Porventura, próprio AVB toma esta decisão a contra gosto. Quero crer...
Não existindo uma opção à mão, teremos de ficar quietos e rezar aos santinhos...