Finalmente, dia da eleição mais importante do mundo. Talvez a eleição mais importante do século XXI, dependendo do resultado.
Não tenho boas expectativas. De facto, do que eu tenho visto e sentido, acho que no dia 20 de janeiro de 2025 o mundo irá para um lugar pior.
Quer isto dizer que considero, infelizmente, que o Trump vai ganhar. Existem vários fatores para isto:
1. Independentemente de tudo o que ele faça, as pessoas não querem saber. Não veem nele a grande ameaça para a democracia que é.
2. Existe uma percepção pessimista da economia. Esse é o tópico mais importante para as pessoas - e estas consideram que a administração Biden não lidou bem com ele.
3. A administração Biden tem uma aprovação de 28% - 30%; um partido incumbente com uma aprovação dessas nunca ganhou uma eleição.
4. No segundo tópico mais importante na ótica das pessoas - a imigração -, existe uma noção de que a administração Biden não fez o suficiente.
5. O eleitorado negro parece não votar tanto nos democratas como em outros anos.
Creio que o Trump ganhará a Carolina do Norte, Geórgia, Arizona, Nevada e Pennsylvania. A Kamala ficará com Wisconsin e Michigan.
EV: Trump 287 x Kamala 251. No voto popular, tenho para mim que a KH terá mais 2 p.p. do que o Drumpf.
-----
Espero honestamente estar errado. Nunca pedi tanto para estar enganado.
Que esta peste leve uma coça para sair das nossas vidas de vez.