Existem algumas opções:
Opção 1: ativação da cláusula.
O jogador chega aqui com a nota, bate a cláusula e vai à sua vidinha. 30M limpos e imediatos nos nossos cofres, os 20% do jogador do nosso lado, zero comissões de intermediação. Negócio total de 40M, se os objetivos de 3M do empréstimo se cumprirem.
Opção 2: venda por valor acima da cláusula.
A Juve não quer ativar a cláusula e negociamos. Aqui há algumas opções que podemos propor. Vou assumir que os 3M em objetivos do empréstimo se vão cumprir.
1)
- Os 20% passam para o lado de cá.
- A Juve paga 40M faseados.
- Bolo total de 50M.
2)
- A Juve paga 30M faseados.
- A Juve dá-nos 100% do passe do Djaló e paga parte do salário do mesmo.
- Bolo total de 40M + Djaló (12M) + pagamento de parte do salário.
3)
- A Juve paga 30M faseados.
- A Juve paga 10M em objetivos concretizáveis.
- A Juve deixa cá 15% de uma futura venda.
- Bolo total de 40M, potencialmente 50M + 15% de uma futura venda.
4)
- Os 20% não passam para o lado de cá.
- A Juve adere a uma das hipóteses acima pagando eles a parte referente aos 20%.
Opção 3: a Juve não quer pagar a cláusula, não aceita nenhuma das opções e o jogador regressa.
Se quiser esquecer as birras esquece e volta a ser um elemento importante do clube. Se não quiser arranja um clube que aceite alguma das opções possíveis acima. Se não conseguir arranja-se novo empréstimo de 10M. Se também não for possível, vai treinar com a equipa B e ver os jogos na televisão durante 1 ano.
Os valores que escrevo acima são indicativos, claro, mas para mim, qualquer opção que fuja muito disto, será um mau negócio.
Confio no André para gerir este dossier de forma a que os melhores interesses do FC Porto sejam garantidos. Por isso, não me acredito minimamente que os valores falados na imprensa sejam verdade. Parece-me uma clara tentativa da Juve em tentar começar a influenciar e a conseguir o preço que lhes interessa. E prova disso foi o desmentido não oficial, via jornais desportivos, que ocorreu logo umas horas após as notícias começarem a circular. É a prova viva que o André tem noção que esses valores não seriam aceitáveis.
O importante agora é deixar o chico continuar a brilhar!
- Isto vai colocar mais pressão na juventus para o comprar.
- Se o tentarem "esconder", de forma a melhorar a sua capacidade negocial, arriscam que o chico se chateie e depois nao assine.
- Jogando e brilhando, podem aparecer mais tubaralhos, e com esta clausula será facilimo disso acontecer, que vai naturalmente reduzir a possibilidade de continuar na juventus.
Diria que a juventus está obrigado até de forma urgente, para se antecipar a possivel concorrencia, de negociar conosco o mais rapido possivel.
- Tiago Djalo... ok custou dinheiro, mas nao foi aposta. Podem pintar o que quiserem, mas o Djalo em turim é visto como excedentario. Alias o emprestimo dele a nós, aconteceu porque nesta fase nao havia clubes dispostos a pagar o seu vencimento. Alem do mais, tem contrato até 2026... ou seja, terminando este emprestimo, o djalo tem uma valorização segura por 1 ano de contrato... portanto, nós precisamos de no caso do Djalo fazer um jogo de cintura com eles. Fazer ver que temos outros activos... porque temos que o tentar manter, mas a um custo controlado, isto é, a juventus assumir uma % do seu salario. Com o emprestimo dele, eles ja tão a poupar 2M (50% a nosso cargo, 50% a cargo deles). Se assumissem o custo de 1M, 1.5M, obrigaria-nos a um esforço nosso (aceitavel a meu ver), poupando no total 4.5/5M em vencimentos!
- Quanto ao negocio do chico e da parte que lhe corresponde.
É perceber exactamente (e nós só especulamos), qual a definição exacta do que é uma CR.
Se uma CR é ser o próprio jogador a depositar aquela quantia, de forma a ser ele proprio a rescindir o seu vinculo, então parece--me que a CR significa que o jogador vai pagar para rescindir, obviamente que nestas contas não podem entrar a historia dos 20% do seu passe, porque assim sendo, ele não se pode pagar a si proprio para rescindir, mas sim a quem tem os seus direitos financeiros e desportivos, que neste caso é o Porto.
Posto isto, que a juventus consiga estudar uma negociação com o chico... diluia um premio de assinatura com ele, enfim qualquer coisa, porque para ele sair, precisam que:
- Ou pagam(atraves dele) 30M a pronto.
- Ou negoceiam para pagar diluido, o que naturalmente nao nos interessa pois nesse caso o francisco terá direito aos seus 20%, e o dinheiro nao entra logo.
- Com potencialmente clubes interessados nele, parece-me que a negociar, vai haver mais gente interessada, portanto, o Djalo poderia ser usado por eles, quanto muito, como rebuçado, portanto, não se podem esticar muito com essa historia do djalo.
Portanto, não me escandalizava se ainda tentassemos e conseguissemos incluir mais algum jogador no negocio, assim daqueles muito jovens:
Pelo TM eles tem nos seus quadros o Luis Semedo (Ex-Benfica), 1.92m, 21 anos... (ja fez escala em sunderland, por isso,não ha aquelas cenas tipo não poder assinar por um rival)...