Actualidade Nacional

Cheue

12 Maio 2016
23,585
37,448
Conquistas
7
108
Naquele bairro, como em tantos outros, a maior parte das pessoas são pessoas trabalhadoras e de bem. Era o que faltava que o Estado de Direito permitisse que meia dúzia de criminosos tomasse conta do bairro e fizesse o que bem lhes apetecesse.
é uma questão de resultados.

se sem policia queimassem uns caixotes e acabava ali...
é melhor do que ir lá policia, haver porrada, jornalistas quase a dormir lá, mais coisas queimadas, Bus a arder...
há manifestações que se tornam em loops de porrada quando podia não acontecer praticamente nada.

Dragão_1977

Superior
27 Maio 2024
94
173
é uma questão de resultados.

se sem policia queimassem uns caixotes e acabava ali...
é melhor do que ir lá policia, haver porrada, jornalistas quase a dormir lá, mais coisas queimadas, Bus a arder...
há manifestações que se tornam em loops de porrada quando podia não acontecer praticamente nada.
Quando impedes o livre trânsito das pessoas ou estás devidamente autorizado, ou estás a infringir a lei. A polícia tinha, e terá sempre que intervir em situações análogas.

• Like
Reações: tripeiro_de_gema

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
9,125
7,423
44
Lisboa
Eu acho que não estás bem a ver o que são estas zonas.

Eu moro na zona de Lisboa e existem sítios que só passo se for enganado.

E se passar lá é o mais rápido possível. Se algum dia tiver uma avaria nessas zonas ou assim que Deus me ajude. E eu nem sequer sou religioso. 😂
🤣
Eu desde os 5 anos que vivo na Damaia(tenho 44). A minha infância foi passada tambem na Cova da Moura. Ainda hoje em dia, passo lá quando necessário.
Tenho alguns bons amigos lá...
Como em todo o lado, há bom e mau lá. Há pessoal trabalhadora, pessoal que se esforça para andar no caminho certo e pessoal do crime.
Como também há policias bons e maus.
Há muito por discutir que pode explicar depois estas situações. Problemas sociais, etc...
Falta material e formação da policia, falta condições etc ... Como também se sabe que há policias que nem sempre fazem o mais acertado, de propósito ou por erro.
Uma coisa é certa, não é fácil ser polícia nesta zona. Entrar nestes bairros, é arriscado e coloca-os num stress elevado.
Tenho um amigo policia que sempre fugiu as esquadras desta zona. Porque será?
Tanta história já se passou... Carros patrulha serem apedrejados, metralhados...policias mortos, etc....como também há casos em que a policia não teve bem, que atuaram com excessos.
Uma coisa é certa, quem coloca autocarros a arder e destrói material público, é criminoso. Decerto o restante pessoal do bairro, não concorda com a morte do rapaz e não foi incendiar cenas. Também eles não concordam com isso, pois sabem que não é o certo, que quem reside ali sofre com a perda do material. Tem outras maneiras de mostrar o desagrado.
Isto só foi pretexto para fazerem desacatos...agora até em Carnaxide queimaram outro autocarro. Porque? Que ligação o rapaz tinha lá? Aproveitam-se para criarem desacatos. Decerto não são pessoas de bem.
Só quem lá estava sabe realmente o que se passou, quem teve culpa...se havia ou não maneira de travar o individuo sem o matar, se realmente ele tentou atacar a polícia...se foi acidente. Tudo o que é opinado nas TVs é só alimentar o ambiente. Acho piada ver alguns opinadores na TV que decerto nunca estiveram num bairro destes, nunca devem ter saído da avenida da liberdade, criticarem a policia facilmente sem terem os dados todos. O mesmo serve, para quem nas TVs opina a favor da policia, esquecendo-se que nos bairros existe pessoal sério.
Com o tempo isto vai acalmar...mas decerto que no futuro voltará a acontecer.

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,460
2,831
Vila Nova de Gaia, 1981
se houvesse bodycam via-se a faca e não havia nada disto.
eu sei que vou fazer merda ao puxar os EUA para isto mas, nos eua com as bodycams ve-se facas,armas de fogo, ameaças e agressoes a policias e continua o dilema que é o racismo..o dilema vai ser sempre o racismo.. ja no minipreço de matosinhos quando la iam os ciganos roubar e eram apanhados e nao os deixavam sair eles tambem começavam a gritar "isto é racismo".. serve para tudo.. o mal nao é o racismo, nem as bodycams nao existirem, nem as facas existirem. o mal sao as pessoas.

Última edição:
  • Like
Reações: Luisf.

Mike_Walsh

Bancada central
4 Janeiro 2024
2,218
5,428
Eu também tenho dúvidas que ele fosse tão bom como pintam, mas também tenho muitas dúvidas em acreditar no que quer que seja vindo dos polícias que policiam estes bairros. Não lhes gabo a profissão mas muitos deles até se espumam para poderem enfardar em quem lá vive, com ou sem motivo, principalmente se for de outra cor.
Há muito racismo na Polícia.

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,270
1,671
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
1. Quando há uma morte, o polícia tem de ser investigado. A posteriori averiguar-se-á a retidão da sua atuação. O agente tem um DEVER OBJETIVO DE CUIDADO - quer isto dizer que não pode agir como o homem médio. Neste sentido, terá de ser responsabilizado caso não tenha atuado com rigor; a conversa do medo enfrenta enormes restrições nestes casos. A questão do "calor do momento" serve para um de nós, mas não para um polícia.

2. Uma boa parte das pessoas (não a maioria, creio) da Pasteleira, do Aleixo, da Bela Vista, da Jamaica, da Quinta da Fonte, do Cerco, da Cova da Moura, etc. é má rês. Ponto assente. Acham-se impunes e fazem da criminalidade um estilo de vida. Isto independentemente da raça ou etnia.

3. A atuação dos nossos polícias está bastante limitada, e tais limitações são, em regra, adequadas, porquanto somos um país pacífico (por enquanto). No entanto, em certas zonas do nosso país, a violência atinge tamanho nível que devemos conceder às forças de segurança uma maior margem. Uma maior margem de atuação não significa matar.

4. Um indivíduo com uma faca pode sim justificar o uso de uma arma de fogo. Tudo depende da conjuntura concreta do caso em apreço.

5. O grande problema em Portugal é este: a criminalidade compensa. O nosso ordenamento jurídico-penal é demasiado garantístico, nomeadamente dos direitos do arguido. Além disso, as molduras penais são desproporcionais à lesão que estes indivíduos provocam, tanto à sociedade como à(s) vítima(s).

6. Quero relembrar a muita gente do nosso país que nós não somos os EUA. Nem existe racismo generalizado nas forças de segurança, nem vivemos num país ultra perigoso que obrigue a tornar regular o uso de armas de fogo.

7. Partidos políticos como o Chega e o Bloco de Esquerda importam essas agendas para fins estritamente eleitorais, alarmando a população e causando instabilidade social.

Cheue

12 Maio 2016
23,585
37,448
Conquistas
7
108
eu sei que vou fazer merda ao puxar os EUA para isto mas, nos eua com as bodycams ve-se facas,armas de fogo, ameaças e agressoes a policias e continua o dilema que é o racismo..o dilema vai ser sempre o racismo.. ja no minipreço de matosinhos quando la iam os ciganos roubar e eram apanhados e nao os deixavam sair eles tambem começavam a gritar "isto é racismo".. serve para tudo.. o mal nao é o racismo, nem as bodycams nao existirem, nem as facas existirem. o mal sao as pessoas
mas ajudava bastante de qualquer forma.
mesmo para os casos em tribunal ajuda muito.
se de facto os atacaram com uma faca e se isso aparecesse na tv...
...era muito diferente.

eles assim acham que a policia está a mentir e por isso acham que os protestos são legítimos, de certa forma.

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,177
10,342
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
para manter a ordem publica também é preciso saber acalmar a situação.
deixá-los protestar e bater com a cabeça nas paredes, desde que as vítimas sejam só uns caixotes.

que não se confunda esta situação com combate ao tráfico de droga, etc...

a questão aqui é se ajuda a situação ou só faz pior.
por muito que alguns (incluindo as cmtvs) queiram que os policias entrem por lá a espancar o pessoal todo.
Caixotes do lixo que não são deles, são propriedade pública. E a polícia vai para lá exactamente caso eles se lembrem de passar dos caixotes para carros, casas ou pessoas.

Tolerância zero para este tipo de gente. Até porque quem vive naquela zona e é gente de bem não tem que levar com estes energúmenos a darem cabo do sítio onde vive. Era o que mais faltava.

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,460
2,831
Vila Nova de Gaia, 1981
mas ajudava bastante de qualquer forma.
mesmo para os casos em tribunal ajuda muito.
se de facto os atacaram com uma faca e se isso aparecesse na tv...
...era muito diferente.

eles assim acham que a policia está a mentir e por isso acham que os protestos são legítimos, de certa forma.
claro que ajuda. mas ha sempre quem vire o bico ao prego. para os 2 lados

Posto isto se, e repito se a policia tem razao, so se perdem as que foram ao lado.

mas tambem pode acontecer como o outro policia que matou a criança porque esta ia na traseira da carrinha do pai que tinha sido usada para um assalto e estava em fuga.. aqui mesmo com bodycam...de nada servia..digo eu..e o desgraçado foi acusado. E sim á partida defendo sempre a policia em certos sitios e / ou atitudes em certos lugares. Preconceito ou conhecimento.Se nao for o caso, castiguem exemplarmente.

Última edição:

Cheue

12 Maio 2016
23,585
37,448
Conquistas
7
108
Caixotes do lixo que não são deles, são propriedade pública. E a polícia vai para lá exactamente caso eles se lembrem de passar dos caixotes para carros, casas ou pessoas.

Tolerância zero para este tipo de gente. Até porque quem vive naquela zona e é gente de bem não tem que levar com estes energúmenos a darem cabo do sítio onde vive. Era o que mais faltava.
se eles queimaram os caixotes para chamar a policia...
iam passar para pessoas a que propósito.

assim apareceu lá o alvo que eles queriam - que na mente deles são o inimigo que matou um gajo injustificadamente.
depois os policias ficam lá especados à espera, o dia todo, não sei de quê, deve ser para as câmaras verem.
agora têm os policias e as câmaras, 'óptimo, bora lá incendiar mais cenas para mostrar.'

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,177
10,342
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
se eles queimaram os caixotes para chamar a policia...
iam passar para pessoas a que propósito.

assim apareceu lá o alvo que eles queriam - que na mente deles são o inimigo que matou um gajo injustificadamente.
depois os policias ficam lá especados à espera, o dia todo, não sei de quê, deve ser para as câmaras verem.
agora têm os policias e as câmaras, 'óptimo, bora lá incendiar mais cenas para mostrar.'
Mas eles disseram-te que foi para isso que queimaram os caixotes? É que dizes isso com uma certeza...

Não será mais lógico pensar, como já foi aqui dito por outras pessoas, que estes actos de vandalismo são praticados por gente que o faz porque isso lhe dá gozo e que só precisa de uma desculpa para o fazer?

A única crítica que faço é que ainda não tenha havido uma resposta mais "musculada", com a polícia a entrar por lá dentro para acabar com a brincadeira. Mas olha, se calhar é exactamente com a justificação de não querer empolar mais as coisas...e entretanto continua o circo.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,633
11,014
Esmoriz
🤣
Eu desde os 5 anos que vivo na Damaia(tenho 44). A minha infância foi passada tambem na Cova da Moura. Ainda hoje em dia, passo lá quando necessário.
Como em todo o lado, há bom e mau lá. Há pessoal trabalhadora, pessoal que se esforça para andar no caminho certo e pessoal do crime.
Há muito por discutir que pode explicar depois estas situações. Problemas sociais, etc...
Falta material e formação da policia, falta condições etc ... Como também se sabe que há policias que nem sempre fazem o mais acertado, de propósito ou por erro.
Uma coisa é certa, não é fácil ser polícia nesta zona. Entrar nestes bairros, é arriscado e coloca-os num stress elevado.
Tanta história já se passou... Carros patrulha serem apedrejados, metralhados...policias mortos, etc....como também há casos em que a policia não teve bem, que atuaram com excessos.
Uma coisa é certa, quem coloca autocarros a arder e destrói material público, é criminoso. Decerto o restante pessoal do bairro, não concorda com a morte do rapaz e não foi incendiar cenas. Também eles não concordam com isso, pois sabem que não é o certo, que quem reside ali sofre com a perda do material. Tem outras maneiras de mostrar o desagrado.
Isto só foi pretexto para fazerem desacatos...agora até em Carnaxide queimaram outro autocarro. Porque? Que ligação o rapaz tinha lá? Aproveitam-se para criarem desacatos. Decerto não são pessoas de bem.
Só quem lá estava sabe realmente o que se passou, quem teve culpa...se havia ou não maneira de travar o individuo sem o matar, se realmente ele tentou atacar a polícia...se foi acidente. Tudo o que é opinado nas TVs é só alimentar o ambiente. Acho piada ver alguns opinadores na TV que decerto nunca estiveram num bairro destes, nunca devem ter saído da avenida da liberdade, criticarem a policia facilmente sem terem os dados todos. O mesmo serve, para quem nas TVs opina a favor da policia, esquecendo-se que nos bairros existe pessoal sério.
Queimar caixotes e autocarros, provocar tumultos não ajuda muito à causa. O vandalismo tira o apoio da opinião pública e tira o foco do mais importante desta discussão: o que fazer para aproximar mais a polícia das pessoas decentes que moram no bairro, por exemplo. Como se pode evitar que os miúdos entrem no pequeno banditismo que quase sempre leva a coisas muito piores, como integrar as pessoas e afastar a criminalidade do bairro, como deve o estado acompanhar estas pessoas, associações e colectividades. Sei que isto é tudo um bocado utópico mas queimar autocarros só mete uma boa parte da opinião pública com uma discussão maniqueísta de bons vs maus. Basta dar uma vista de olhos nas redes sociais.

• Like
Reações: Czarli9 e LR

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
18,878
29,906
Conquistas
4
42
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
🤣
Tudo o que dizes é verdade.

Também é assustador a quantidade de pessoas que são polícias que tem desiquilíbrios mentais graves. Isso é uma discussão que também ninguém está preparado para ter.

• Like
Reações: LR

Cheue

12 Maio 2016
23,585
37,448
Conquistas
7
108
Mas eles disseram-te que foi para isso que queimaram os caixotes? É que dizes isso com uma certeza...

Não será mais lógico pensar, como já foi aqui dito por outras pessoas, que estes actos de vandalismo são praticados por gente que o faz porque isso lhe dá gozo e que só precisa de uma desculpa para o fazer?

A única crítica que faço é que ainda não tenha havido uma resposta mais "musculada", com a polícia a entrar por lá dentro para acabar com a brincadeira. Mas olha, se calhar é exactamente com a justificação de não querer empolar mais as coisas...e entretanto continua o circo.
por acaso até entrevistaram alguns deles e foi isso que disseram, é isso que eles pensam
que estão a combater discriminação e uma morte injusta e dizem que não querem que aconteça no futuro outra vez etc

se depois outros fazem só porque acham piada e coiso, não sei, é capaz.

querias que entrassem lá para dentro e começassem a dar porrada em todo o pessoal que lhes aparecesse à frente? lá dentro já eles estão, iam começar a entrar em casas, daqui a bocado prende-se e dá-se porrada ao bairro inteiro...
continua o circo porque o circo está a dar em directo nas tv's.

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
18,878
29,906
Conquistas
4
42
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
por acaso até entrevistaram alguns deles e foi isso que disseram, é isso que eles pensam
que estão a combater discriminação e uma morte injusta e dizem que não querem que aconteça no futuro outra vez etc

se depois outros fazem só porque acham piada e coiso, não sei, é capaz.

querias que entrassem lá para dentro e começassem a dar porrada em todo o pessoal que lhes aparecesse à frente? lá dentro já eles estão, iam começar a entrar em casas, daqui a bocado prende-se e dá-se porrada ao bairro inteiro...
continua o circo porque o circo está a dar em directo nas tv's.
Lá está.

Nestas cenas era repressão total.

Que justificação tens para estar a acontecer em vários bairros que nada tem que ver com a pessoa que faleceu?

Quando dás ( neste caso o estado de direito) uma imagem fraca , sentem se no direito de fazer isto só porque sim.

Passaram de caixotes do lixo , para autocarros , carros e habitações.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
21,274
22,759
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
se houvesse bodycam via-se a faca e não havia nada disto.
Os bodycams sao absolutamente essenciais. Para o bem de todos.

A polícia no concelho onde moro nem vale a pena chamar se ha altercação, nao veem.
Já nao veem.

Portugal está gradualmente a deixar de funcionar em tudo.

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
6,121
5,230
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
O que esses bandidos querem é que a policia intervenha e depois eles fazem o papel de vítimas com o apoio das mortaguas desta vida.

• Like
Reações: Dragon Lonis

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,581
6,843
45
Lisboa
🤣
A Outurela e o bairro do Zambujal estão separados pelos cabos d'avila. Não é assim tão longe. E sendo uma suposta questão de denuncia de racismo, é normal comunidades da mesma etnia numa posição social semelhante manifestarem-se de igual forma. Se esta é forma certa? Claro que não porque a visibilidade que lhes dá não trás empatia nenhuma.

Última edição: