Quando eu falo em desenvolvimento é mais ligado ao desenvolvimento económico que no fundo é o que trás mais qualidade de vida às pessoas, depois se estas num país mais democrático e livre ou não é outra questão, se podes falar mais mal ou não do teu governo, etc… é outra coisa.
Aquilo que eu concluo é que ao contrário do que me venderam, que democracia é sinónimo de desenvolvimento económico, é mentira. A única coisa que trás desenvolvimento económico é o capitalismo independentemente do regime político em vigor, tens a democracia americana sem dúvida um exemplo de desenvolvimento económico, mas a China comunista também, ou as monarquias absolutistas do médio oriente como a Arábia Saudita ou os Emirados, regimes políticos diferentes mas todos com portas abertas ao capitalismo, os americanos desde a sua fundação, os outros desde que abriram os olhos e copiaram à sua maneira eheh, e por a cópia ser sempre pior que o original é nunca vão chegar aos calcanhares dos americanos, ainda assim o desenvolvimento económico e da qualidade de vida nestes países é inegável, a China tirou milhões da fome.
A supremacia do capitalismo é mesmo real e avassaladora, independentemente do regime político. Infelizmente a democracia não garante desenvolvimento económico e o que não falta são exemplos, o nosso país, por exemplo, mas pelo menos podemos dizer mal do governo e do Montenegro e eu prefiro assim!