André Villas-Boas - Presidente

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,525
558
“Os adeptos do FC Porto sempre foram muito exigentes”

Declarações de André Villas-Boas aos jornalistas presentes na Alfândega do Porto

“O FC Porto é um clube que não quer estar três anos sem ganhar o campeonato, passaram-se duas épocas” e “a exigência regressou em força”, por isso é que “os adeptos sentem essa ansiedade e têm-na demonstrado” no Dragão. Em declarações aos jornalistas à margem da Conferência do Conselho da Europa dos Ministros do Desporto, o presidente do FC Porto lembrou que “os adeptos são soberanos e assobiam quando têm de assobiar”, um fenómeno que “tem a ver com uma reeducação, com uma nova forma de estar” nas bancadas e com a qual “os jogadores já estão a pedir que se pare”.

A saída da Alfândega do Porto, André Villas-Boas revelou que a auditoria forense “tem trazido resultados algo surpreendentes”, prometeu “andar para trás mais alguns anos” para “continuar a investigar todas as más práticas” e divulgar as primeiras conclusões “no final de outubro ou início de novembro”.

Questionado sobre as pichagens nas imediações do Estádio do Dragão, o presidente portista desvalorizou “uma patetice e uma encomenda infantil de tentativa de desestabilização”, antes de responder com um simples “foi para isto que o trouxemos” a uma pergunta sobre o início prometedor de Samu, “um excelente jogador e pessoa que tem contribuído com golos e vitórias”. “Temos a ambição de nos tornarmos campeões e é para isso que cá está”, acrescentou o líder máximo do clube.

As lutas do FC Porto
“É uma luta que temos de travar contra a discriminação, violência e corrupção no desporto. Desde a minha eleição que tenho afirmado que o FC Porto quer ser uma bandeira neste discurso em torno do futebol português, europeu e no desporto. Ter esta oportunidade de estar aqui com ministros da Europa permite refletir sobre o futebol português e europeu. Apenas levantar algumas questões que têm de resolvidas, imediatamente sobre a transparência. No caso do FC Porto, o caso do desaparecimento de Cardoso Varela, um jovem de 15 anos, para um clube amador croata e tudo o que tem a ver com a manipulação de resultados e corrupção de pessoas, para tornar o futebol mais digno, essa é a missão de um clube eclético como o FC Porto.”

O tribunal do Dragão
“Os adeptos do FC Porto sempre foram muito exigentes. O FC Porto é um clube que não quer estar três anos sem ganhar o campeonato, passaram-se duas épocas e a exigência está presente. O tribunal das Antas e o tribunal do Dragão é algo muito conhecido, esteve ausente nas últimas sete épocas e isso é uma evidência, agora regressou em força e os adeptos sentem essa ansiedade e têm-na demonstrado. Os adeptos são soberanos e quando têm de assobiar, assobiam, isto é a exigência do FC Porto. Estamos aqui para ganhar, ninguém está aqui para perder e essa é a mensagem que o mister e eu temos passado ao grupo. São situações normais, temos registado o desagrado dos atletas perante essa situação e isso é um sinal importante para nós, um sinal de reeducação da massa adepta portista, porque se eles revelam descontentamento é porque também tem de haver uma reeducação e uma nova forma de estar no estádio. Jogámos contra uma equipa da Premier League que nos ganhava 2-0, revertemos o resultado para 3-2 e acabou 3-3. E apesar dessa crise do Manchester United, os adeptos nunca deixaram de apoiar. Tudo isto tem a ver com uma reeducação, com uma nova forma de estar, mas os sócios e os adeptos são soberanos. Este é o tribunal do Dragão, já foi o tribunal das Antas, se tem impacto? Os jogadores já estão a pedir que se pare com essa situação, mas temos que lidar com ela porque estamos aqui para ganhar e esta é a exigência do FC Porto.”

O Portal da Transparência
“O FC Porto tem dado passos significativos através de ações como essa. Aqui gostava de salvaguardar um ponto de honra para o FC Porto, por ter a oportunidade de estar num Conselho da Europa onde se debate a evolução no desporto, o combate à corrupção e às apostas ilegais. É aqui que se combate de uma forma ativa a corrupção e se relata tudo o que não deve ser praticado no desporto europeu. Nos próximos dias estes serão os palcos em que o FC Porto deve estar e esta é mais uma luta contra situações que devem ser esporádicas e não existir no desporto.”

Conclusões da autoria
“Temos concluídos dois anos de auditoria forense, queremos andar para trás mais alguns anos nessa investigação que nos tem trazido resultados algo surpreendentes. Iremos continuar a investigar. É um compromisso que eu tenho com os sócios que me elegeram e é para isso que iremos continuar a investigar todas as más práticas ou situações das quais desconfiamos nos últimos anos. Dois anos já estão, temos algumas conclusões, mas pedimos à Deloitte para estender um pouco mais a investigação e iremos dar a conhecer aos sócios em breve. Penso que no final de outubro ou início de novembro teremos as conclusões dessa investigação.”

Pichagens nas imediações
“As pichagens são normais. Enquanto no caso dos assobios no Dragão parece-me um movimento orgânico, soberano, ali parece-me apenas uma patetice de uma encomenda infantil de tentativa de desestabilização do FC Porto. Os Super Dragões, enquanto associação e Grupo Organizado de Adeptos, distanciaram-se imediatamente dessas pichagens e nada temos a ver com isso. É apenas uma patetice e uma infantilidade de alguém que quer desestabilizar o FC Porto. Terá sido um infeliz qualquer, não tem qualquer valor, não atribuímos valor. O único problema é para a Porto Ambiente, que passa a vida a limpar muros e não tinha necessidade disso.”

O arranque de Samu
“Foi para isto que o trouxemos, falta garantir o resto da compra, tornar-se-á uma das transferências mais caras do futebol português. Perdemos o Evanilson, o Taremi e esta foi a aposta num excelente jogador e pessoa que tem contribuído com golos e vitórias.”

Possíveis interessados no número 9
“Faz parte do rendimento. Tem tido sucesso. O FC Porto é conhecido por desenvolver estes talentos ou ir buscá-los, tem grande capacidade de detetar o melhor talento que há no futebol internacional e o Samu não foge à regra. Há sempre expectativa à volta do jogador. Estamos tranquilos, temos a ambição de nos tornarmos campeões e é para isso que cá está".

Relatório e Contas para breve
“Há uma parte dos resultados que estão relacionados com a anterior gestão, iremos apanhar um grande bolo disso. Teremos os resultados da SAD a 22 de outubro e, a partir daí, daremos seguimento à marcação de uma Assembleia Geral com os sócios.”

Anselmo Andrada

Lugar Anual
24 Julho 2024
872
781
São aqueles que assobiam que pagam o salário das vedetas. Os senhores funcionários deviam pensar nisso, ouvir e calar.
Os assobios hoje são uma brincadeira a comparar com o estádio das Antas, que às vezes quase ia abaixo com tanta assobiadela. Mesmo quando ganhavamos tudo.
A exigência com as novas gerações ficou amorfa. Qualquer pingarelho que marca um golo ou que faça um grande jogo é logo idolatrado! O maior exemplo duma nova forma de estar e ver o futebol é um defesa central marcar golos, se o fizer é o. Lenir do mundo, mas na realidade não passa de um cepo em termos defensivos, de fraca liderança ou carisma ou tranquilos que transmite aos colegas do setor! Enfim muita mixórdia, muita estatística e o talento, a liderança, a personalidade e o carisma de um atleta parecem espermatezoides que se perdem em múltiplos sítios!

Mike_Walsh

Mike_Walsh

Bancada central
4 Janeiro 2024
2,290
5,604
O pessoal não se lembra quantas vezes que o Quaresma mandou os adeptos calarem-se depois de marcar golos decisivos. Cada vez que perdia uma bola com fintas era um coro de assobios no estádio, sim eu estive lá a primeira época toda no Dragão quando o Quaresma chegou do Barça.

O AVB vem agora falar dos pipoqueiros mas foram os pipoqueiros que lhe deram 81%. Irónico.
Aqueles que assobiavam o Semedo cada vez que tocava na bola também eram pipoqueiros? Que assobiavam constantemente o Bandeirinha? O Jorge Plácido? Que quase deitavam o estádio das Antas abaixo a assobiar o Tomislav Ivic, que ganhou tudo?
Sentavam-se no cimento encharcado do estádio, levavam com a chuva toda porque as bancadas não tinham cobertura, chegavam a casa molhados até às cuecas.
Não eram pipoqueiros. Eram talvez cervejeiros, que na altura podiam beber no estádio.
E a maioria desses "pipoqueiros" dos anos 70 e 80 também deram a vitória ao André Villas-Boas. Irônico, não é?

Última edição:

SD_1995

Tribuna
1 Outubro 2016
3,056
1,062
E o Hulk mandou-os à merda cheio de estilo

Se calhar não tinha mentalidade para jogar cá
🤐🤐🤐🤐🤐
Mas é mesmo assim que os jogadores devem responder aos assobios, fazer por calar e é isso que os adeptos gostam, de um jogador que os cale no bom sentido que tenha sangue na guelra.

E depois pergunto se os assobios fizessem assim mal, como se explica que o clube mais bem sucedido, o Real Madrid tem os piores adeptos por essa lógica?

PedroGrande

Arquibancada
25 Maio 2014
323
505
Eu pessoalmente não assobio, nem dirijo impropérios aos atletas. Mas não recrimino quem o faz, aí sou mais do que eles e se calhar temos a maior parte das vezes o mesmo sentimento. Existem porém diferentes formas de expressar o que vai na alma.
Tem tudo a ver com pragmatismo. Eu gosto tanto do meu clube e de ver o meu clube ganhar que seria incapaz de o prejudicar para satisfazer um capricho meu.

claro que a maioria das pessoas não assobia para prejudicar. Acha que está a ser exigente e que isso vai melhorar a qualidade do jogo. Em caso de falta de empenho ou apatia funciona. Ainda nao vi nesta época sinais disso.

Pelo contrário, infelizmente contra o Manchester e contra o braga vi mesmo coisas que parecia um cagaco do caraças dos jogadores e medo de perder e por isso se acanharam.

O facto de mesmo quando estamos a jogar bem sofrermos golos facilmente justifica o pensar (errado) que não podemos arriscar nessas alturas. Entendo. A falta de segurança defensiva tem dessas merdas. A equipa precisa de confiança e estabilidade para certos fantasmas desaparecerem. Continuo a dizer que o principal problema que leva a este cagaco é a capacidade e confiança defensiva. Agora é ver se o VB tem unhas para corrigir isso e acho que muitos problemas se resolvem depois naturalmente. Um grande “Se”

PedroGrande

Arquibancada
25 Maio 2014
323
505
Acho que os assobios não são de fonte única.

Há viuvez, e há críticos genuínos, preocupados.

Os primeiros cavalgam os segundos, não há dúvida.

Mas quanto aos segundos, o jogo com o Bodo foi um evento transformativo.
disse isso ainda há pouco. O que seria da confiança dos jogadores e do próprio público se tivéssemos ganho ao Bodo mesmo mantendo os resultados seguintes.

• Like
Reações: Terry Malloy

RGalego

Chega de luto, o futuro é já ali!
12 Março 2012
12,404
13,863
Conquistas
6
35
Braga
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
Segundo as palavras do presidente sobre a auditoria vêm aí muito más surpresas...para quem anda distraído e dentro do culto PdC.
Só 1 a cada 5 pode ser surpreendido. Não há nada que possa ser exposto que me surpreenda.

Muito ano, muito poder, muitos vícios….

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
34,519
59,213
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Não há nada que possa ser exposto que me surpreenda.
Eu ainda estou aí nessa fase mas, sei lá, podem ser reveladas coisas que indiscutivelmente vão provar que o anterior presidente possa ter cometido crimes e possa ter até roubado o clube. No fundo, o portista mais inocente e puro dentro de todos nós, por tudo o que vivemos enquanto portistas durante a sua presidência, pode não estar totalmente preparado para essa verdade e revelação.

• Like
Reações: RGalego

super82

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
20,267
9,816
Eu ainda estou aí nessa fase mas, sei lá, podem ser reveladas coisas que indiscutivelmente vão provar que o anterior presidente possa ter cometido crimes e possa ter até roubado o clube. No fundo, o portista mais inocente e puro dentro de todos nós, por tudo o que vivemos enquanto portistas durante a sua presidência, pode não estar totalmente preparado para essa verdade e revelação.
Não se trata de ser um portista inocente. Só pode é ser cego se acha que eles não roubaram o clube

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,141
18,818
33
Vila Das Aves
Já andam os ex-mamões a partilhar as declarações do presidente e a chamar o homem de mentiroso.

A única vez que me lembro de ver contestação no ciclo anterior foi quando perdemos 4-0 com o Brugge.

E mesmo assim foram umas pedradas a um carro, porque dentro do estádio ainda foram ao banho de palminhas.

• Like
Reações: miguel19layun

miguel19layun

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
19,308
46,289
Conquistas
5
Já andam os ex-mamões a partilhar as declarações do presidente e a chamar o homem de mentiroso.

A única vez que me lembro de ver contestação no ciclo anterior foi quando perdemos 4-0 com o Brugge.

E mesmo assim foram umas pedradas a um carro, porque dentro do estádio ainda foram ao banho de palminhas.
O Galeno assinou pelo clube em 01/2022 e nunca queixou-se de assobios com algum tipo de gesto como fez neste ultimo jogo, é porque nota a diferença comparado aos tempos do SC

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
34,519
59,213
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Não se trata de ser um portista inocente. Só pode é ser cego se acha que eles não roubaram o clube
Antes de se saber o resultado da auditoria ninguém sabe, com toda a certeza, o que fizeram. Cegos só seríamos se tivéssemos visto alguma evidência de roubo e fingíssemos não ter visto. Desconfia-se, no mínimo, de desleixo financeiro. E sobre isso ninguém é cego. Mas daí até ser considerado crime caberá às autoridades e aos tribunais decidir.

Vitorino Melo

Bancada central
14 Setembro 2017
1,257
2,031
Aqueles que assobiavam o Semedo cada vez que tocava na bola também eram pipoqueiros? Que assobiavam constantemente o Bandeirinha? O Jorge Plácido? Que quase deitavam o estádio das Antas abaixo a assobiar o Tomislav Ivic, que ganhou tudo?
Sentavam-se no cimento encharcado do estádio, levavam com a chuva toda porque as bancadas não tinham cobertura, chegavam a casa molhados até às cuecas.
Não eram pipoqueiros. Eram talvez cervejeiros, que na altura podiam beber no estádio.
E a maioria desses "pipoqueiros" dos anos 70 e 80 também deram a vitória ao André Villas-Boas. Irônico, não é?
Nós Portistas sempre precisamos de um ódio de estimação. Qualquer situação menos abonatória servia de motivo para nos reerguemos.
Mas confesso que tal como o fizemos com Semedo, Jorge Placido, etc (jogadores fantásticos em termos de criatividade, não tão fortes em termos de concentração desportiva), me faz muita confusão como ainda hoje tratamos tão mal alguns dos nossos (JM, Pepê, etc).

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
24,793
17,248
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Acho que o Presidente falou bem, os assobios devem ser um nao assunto

Galeno e Samu puxaram no ultimo jogo sem razão, porque era uma minoria e acho que a maioria vinha dos adeptos do braga.

contra o united nao sei.