Política Nacional

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,056
7,468
O problema é quem vai a frente manifestações são malta com cadastro por crimes violentos, tráfico de droga e afins.
Agora a imigração como estava tinha de terminar.
Ainda que alguns estudos iniciais digam que não são os emigrantes a potenciar a criminalidade, há outros problemas.
Nomeadamente a acesso a serviços como creches e saúde.
Falo por mim que tive 2 anos a espera para por o meu filho numa creche porque filhos de emigrantes com menos rendimentos( menos porque na cultura deles a mulher não sua esmagadora maioria fica em casa) tinham sempre primazia.
E depois a saúde que já está estruturalmente precária, os imigrantes que trazem todo o tipo de problemas de saúde dos seus países( doenças irradiadas cá mas nos seus países endémicas porque não há sistemas de vacinação) e sobrecarregam ainda mais a estrutura.
Uma pessoa quer consulta de medicina familiar é 3 meses.
O contributo dos imigrantes para o país é inegável e são necessários porque fazem trabalhos que mais ninguém faz mas há limites e esses limites tem de ser discutidos.
Obviamente não é com zé merdas como o Machado a frente do que quer que seja que se chega a uma solução equilibrada
Ainda há dias saiu um estudo que aponta para a necessidade de 160 mil imigrantes por ano só para manter a economia portuguesa à tona. Nem é para a fazer crescer, é só para sobrevivência.

Poderíamos e bem debater o impacto da imigração nos subsistemas do Estado e sobre as infraestruturas nacionais e teríamos um debate muito interessante, e que é imperativo, no sentido de fazer crescer o país na ótica de um crescimento dos suporte existentes e que foram planeados para 9 milhões de pessoas, quando nos aproximamos dos 11 milhões. Mas isto é um problema positivo.

Não é isso que faz a extrema direita, nem os infelizes que marcham contra a imigração. Falam de identidade, criminalidade e de segregação à boca cheia, e depois ficam ofendidos por lhes chamarem de xenófobos e racistas.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,333
6,377
Ainda há dias saiu um estudo que aponta para a necessidade de 160 mil imigrantes por ano só para manter a economia portuguesa à tona. Nem é para a fazer crescer, é só para sobrevivência.

Poderíamos e bem debater o impacto da imigração nos subsistemas do Estado e sobre as infraestruturas nacionais e teríamos um debate muito interessante, e que é imperativo, no sentido de fazer crescer o país na ótica de um crescimento dos suporte existentes e que foram planeados para 9 milhões de pessoas, quando nos aproximamos dos 11 milhões. Mas isto é um problema positivo.

Não é isso que faz a extrema direita, nem os infelizes que marcham contra a imigração. Falam de identidade, criminalidade e de segregação à boca cheia, e depois ficam ofendidos por lhes chamarem de xenófobos e racistas.
O problema é o investimento necessário para isso.
Ou a UE se chega a frente a imprimir guito ou os países europeus dão um estoiro.
Há que avaliar se esses 165mil são um número real ou apenas para tentar mandar os custos do trabalho para baixo.
Mas tens razão e eu defendo isso é preciso uma discussão séria e construtiva.

jamesrodriguez2011

Bancada central
31 Julho 2024
1,627
2,770

O problema não é a vinda de imigrantes. O problema é a falta de qualificações dos imigrantes que vêm para cá.

Precisamos de imigração com qualificações.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,056
7,468
O problema não é a vinda de imigrantes. O problema é a falta de qualificações dos imigrantes que vêm para cá.

Precisas de reter é os qualificados portugueses. Os imigrantes podem ocupar os cargos que ninguém quer. A França e o Reino Unido fazem isso há décadas.

Mas, por exemplo, um dos temas interessantes que precisa de ser analisado é o impacto negativo da imigração nos salários dos empregos menos qualificados e que se arrastam pelo salário mínimo. É necessário existir vontade política para duas coisas: anexar todos os salários à inflação e obrigar a tabelas salariais no privado, mesmo que para isso seja necessário compensar em sede de IRC.

• Like
Reações: tsilva e Tails

Viking

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2016
15,196
14,411
Um discurso que incrimina a imigração por problemas de segurança (falso conforme mostra o relatório) e que responsabiliza a imigração por abusos e gastos da segurança social (completamente falso e inverso ao que está realmente a ocorrer), com gritos de deportação e remigração.

O simples facto de caminharem ao lado de indivíduos como o Machado devia dar para perceber que estão do lado errado da coisa.
Depende do ponto de vista de cada um e da sua própria experiência social.

Essas larachas à lá mano Costa, dos relatórios e "falsas sensações" só colam para uns certos nichos e círculos sociais, comigo e com muita gente, não cola.

Basta a nossa experiência social, para vermos que existe um descontrolo na imigração.

E afirmar isto, não é xenofobia.

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
8,428
12,851

Tretas.

Já há falta de trabalhos qualificados para os que cá estão, querem agora dar a ideia que o problema é a falta de qualificação dos que entram..como se não fosse para esses empregos que existe falta de mão de obra.

Queres ver que os gajos do Bangladesh nos andam a roubar os trabalhos na nossa silicon valley.

Cantos de sereia para mentecaptos.

As tv's e restante comunicação social, devia era fazer reportagens atrás de reportagens nas zonas do interior do país, onde se não fossem os imigrantes, não haveria escolas a funcionar, onde as turmas sao mais de 90 % crianças filhas de imigrantes.

Espalhar à frente dos olhos do tuga que só perde tempo com novelas e bola, os números das contribuições para a segurança social que eles fazem todos os anos vs o que usufruem dos serviços do Estado, como a saúde, para se ver a diferença entre o que gastam e o que recebem.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,056
7,468

Essas larachas à lá mano Costa, dos relatórios e "falsas sensações" só colam para uns certos nichos e círculos sociais, comigo e com muita gente, não cola.

Basta a nossa experiência social, para vermos que existe um descontrolo na imigração.

Tretas.
Eu nasci numa casa no Martim Moniz e lá vivi até 1991. Queres maior experiência social do que essa com a imigração?

As estatísticas são claras. Os números também.
Essa treta do "fui roubado por um africano (para não ser mais realista e dizer preto), é preciso controlar a imigração" é o mesmo discurso das feministas esganiçadas "uma mulher foi violada por um homem, todos os homens são violadores e opressores".

Se queres ignorar a realidade macro e focar um exemplo específico para teres algo que corrobore com as tuas crenças, força. Mas sujeitas-te a ser julgado pelas crenças e não pela verdade dos teus factos à medida.

Cheue

12 Maio 2016
23,445
37,328
Conquistas
7
108

se os números não acompanham o que dizem...
daí se dizer que é falsa sensação.

lá porque as pessoas se sentem inseguras por ver 'monhés' na rua não quer dizer que eles realmente sejam uns grandes criminosos...

a imigração é necessária, demasiada imigração não é, tem que ser controlada.

mas não vamos fingir que não existem pessoas que não querem imigração de certos países por uma questão de xenofobia...

Dragon Lonis

Bancada central
19 Julho 2006
1,744
1,044

lá porque as pessoas se sentem inseguras por ver 'monhés' na rua não quer dizer que eles realmente sejam uns grandes criminosos...

mas não vamos fingir que não existem pessoas que não querem imigração de certos países por uma questão de xenofobia...
O problema da discussão é vermos pessoas contra a imigração por pura xenofobia e outras a favor por puro posicionamento ideológico.
E demos a discussão fica acantonada nestes 2 pólos.

• Like
Reações: Dragaoinvicto

Viking

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2016
15,196
14,411

Mas que falsa sensação caralho?

Tens noção de quanto aumentou a imigração nos últimos tempos?

Eu desde que sou gente, nunca se falou tanto, mas tanto, nesta história de vaga de imigração na Europa.

Mas porquê que este tema tem vindo tanto à tona agora? É na Inglaterra, na França, em Espanha (Não tanto), Itália, Hungria, Áustria, Alemanha, Países Baixos?

Tão todos malucos? É tudo falsa sensação? Lembraram-se todos de ter a mesma opinião no mesmo espaço temporário?

Lê bem o que eu estou a escrever, eu não estou a falar em insegurança, eu estou a falar simplesmente esta frase "Há um descontrolo na imigração"

És logo enfiado com rótulo de xenófobo, racista e o caralho a 4.

• Like
Reações: Dagerman

Viking

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2016
15,196
14,411
Tretas.
Eu nasci numa casa no Martim Moniz e lá vivi até 1991. Queres maior experiência social do que essa com a imigração?

As estatísticas são claras. Os números também.
Essa treta do "fui roubado por um africano (para não ser mais realista e dizer preto), é preciso controlar a imigração" é o mesmo discurso das feministas esganiçadas "uma mulher foi violada por um homem, todos os homens são violadores e opressores".

Se queres ignorar a realidade macro e focar um exemplo específico para teres algo que corrobore com as tuas crenças, força. Mas sujeitas-te a ser julgado pelas crenças e não pela verdade dos teus factos à medida.
Eu não tou a falar na segurança! Já repeti isso umas vezes sem conta.

Eu estou a falar no aumento excessivo de imigração.

Há um aumento e um claro descontrolo na imigração. E tu por dizeres esta simples frase, és logo taxada como xenófobo ou racista.

Deixa de ser anormal e desvirtuar a conversa para o lado que mais te apetece. Digno de um esquerdoido.

Cheue

12 Maio 2016
23,445
37,328
Conquistas
7
108
O problema da discussão é vermos pessoas contra a imigração por pura xenofobia e outras a favor por puro posicionamento ideológico.
acho que não há muitas pessoas a defender imigração ilimitada...
não falam e nem apresentam medidas por posicionamento ideológico, isso sim.
mas o PS se fosse governo também ia apresentar alguma medida, tinha que o fazer...

o problema é quando é demasiado/ descontrolado.
agora, se alguém for simplesmente contra, não vejo onde estão as razões que não incluam um bocadito de xenofobia.

à esquerda acho mal que não admitam que se estava a entrar no exagero e a deixar entrar demasiadas pessoas, o que seria contraproducente, e numa certa direita irrita-me que não admitam logo que simplesmente não gostam de imigrantes e se metam a inventar questões económicas e de segurança etc que são todas uma treta.
-----
"Para terem uma ideia, desde que tomámos essa decisão, a redução do número de pedidos de residência é na ordem dos 80%"

80%...
mas o choro vai continuar, certamente.

Cheue

12 Maio 2016
23,445
37,328
Conquistas
7
108
Mas que falsa sensação caralho?

Tens noção de quanto aumentou a imigração nos últimos tempos?

Eu desde que sou gente, nunca se falou tanto, mas tanto, nesta história de vaga de imigração na Europa.

Mas porquê que este tema tem vindo tanto à tona agora? É na Inglaterra, na França, em Espanha (Não tanto), Itália, Hungria, Áustria, Alemanha, Países Baixos?

Tão todos malucos? É tudo falsa sensação? Lembraram-se todos de ter a mesma opinião no mesmo espaço temporário?

Lê bem o que eu estou a escrever, eu não estou a falar em insegurança, eu estou a falar simplesmente esta frase "Há um descontrolo na imigração"

És logo enfiado com rótulo de xenófobo, racista e o caralho a 4.
referiste isso da "falsa sensação"...

o que normalmente é referido em relação à criminalidade/insegurança
acho que nunca o ouvi em relação à imigração.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,056
7,468
Eu não tou a falar na segurança! Já repeti isso umas vezes sem conta.

Eu estou a falar no aumento excessivo de imigração.

Há um aumento e um claro descontrolo na imigração. E tu por dizeres esta simples frase, és logo taxada como xenófobo ou racista.

Deixa de ser anormal e desvirtuar a conversa para o lado que mais te apetece. Digno de um esquerdoido.
Como avalias o descontrolo?

jamesrodriguez2011

Bancada central
31 Julho 2024
1,627
2,770
Precisas de reter é os qualificados portugueses. Os imigrantes podem ocupar os cargos que ninguém quer. A França e o Reino Unido fazem isso há décadas.

Mas, por exemplo, um dos temas interessantes que precisa de ser analisado é o impacto negativo da imigração nos salários dos empregos menos qualificados e que se arrastam pelo salário mínimo. É necessário existir vontade política para duas coisas: anexar todos os salários à inflação e obrigar a tabelas salariais no privado, mesmo que para isso seja necessário compensar em sede de IRC.
Tambem depende do tipo de economia que se quer no futuro para o país. Se continuarmos com uma economia que nao é baseada na produção de produtos de valor acrescentado, vendendo produtos e serviços mais sofisticados, necessitas de uma economia baseada em gente com mais qualificações.

Se for para continuar com uma economia de baixos salários, em que as atividades mais rudimentares têm um peso enorme, em que nao é possível oferecer salários altos, então sim, vamos continuar a precisar de mais imigrantes de baixa qualificação para depois lhes oferecermos salários baixos, e uma casa onde morem juntos 7 ou 8 juntos.

Não é com o turismo, a cortiça e na apanha dos "mirtilos" que vamos ter uma economia forte, e com melhores salários.

Se o caminho continuar a ser uma economia em que estes setores têm um peso forte, então sim, vamos precisar de mais imigrantes de baixas qualificações.

• Like
Reações: Dagerman

Dragaoinvicto

Bancada central
3 Maio 2024
1,551
2,712
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
A polarização que se verifica hoje leva a que muita gente, como eu, prefira nem estar a perder tempo a dizer o que pensa.

Basta dizeres que és a favor da emigração e vem logo o pessoal do Chega dizer que sou um traidor à pátria, e se eu complemento a frase sou a favor da emigração mas é preciso o país criar condições de habitação e acesso aos serviços públicos que comporte a chegada dos emigrantes e vem logo o BE e o PCP dizer que sou um fascista.

Será que é impossível ser considerado uma pessoa com bom senso por defender isto?

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,056
7,468
Tambem depende do tipo de economia que se quer no futuro para o país. Se continuarmos com uma economia que nao é baseada na produção de produtos de valor acrescentado, vendendo produtos e serviços mais sofisticados, necessitas de uma economia baseada em gente com mais qualificações.

Se for para continuar com uma economia de baixos salários, em que as atividades mais rudimentares têm um peso enorme, em que nao é possível oferecer salários altos, então sim, vamos continuar a precisar de mais imigrantes de baixa qualificação para depois lhes oferecermos salários baixos, e uma casa onde morem juntos 7 ou 8 juntos.

Não é com o turismo, a cortiça e na apanha dos "mirtilos" que vamos ter uma economia forte, e com melhores salários.

Se o caminho continuar a ser uma economia em que estes setores têm um peso forte, então sim, vamos precisar de mais imigrantes de baixas qualificações.
Os serviços são já 80% da economia portuguesa. Como aliás, é comum nas economias mais desenvolvidas. Falamos muito de agricultura, mas é um setor irrelevante.

Os salários são um tema à parte. Há muito que as políticas de desenvolvimento deveriam estar focadas nos rendimentos e na ponderação destes com os países mais próximos dentro da UE, geograficamente e culturalmente, como o são a Espanha, a França ou a Itália.

Cheue

12 Maio 2016
23,445
37,328
Conquistas
7
108
também é muito 'normal' a emigração dos portugueses...

como é que é suposto competir com uma Suiça que tem dos maiores salários médios do planeta?..

mesmo que os salários em Portugal subam bastante...fica difícil competir com isso.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,056
7,468
também é muito 'normal' a emigração dos portugueses...

como é que é suposto competir com uma Suiça que tem dos maiores salários médios do planeta?..

mesmo que os salários em Portugal subam bastante...fica difícil competir com isso.
Haverá sempre quem se mude. Falando de experiência própria que já vou no quarto país fora de Portugal. :unsure:

Mas se as condições de vida forem agradáveis no teu país, se o teu salário der para as despesas e para mais algum, a maior parte da pessoas prefere o conforto do seu país, perto da sua família e das suas raízes, do que sair para ganhar (um pouco) mais.

• Like
Reações: Dragaoinvicto

Dragaoinvicto

Bancada central
3 Maio 2024
1,551
2,712
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
Haverá sempre quem se mude. Falando de experiência própria que já vou no quarto país fora de Portugal. :unsure:

Mas se as condições de vida forem agradáveis no teu país, se o teu salário der para as despesas e para mais algum, a maior parte da pessoas prefere o conforto do seu país, perto da sua família e das suas raízes, do que sair para ganhar (um pouco) mais.
Aí é que está. Quando estamos a falar de diferenças abissais claro que o pessoal nem pensa duas vezes. Agora acho que muitas vezes por pouca diferença o pessoal prefere ficar perto dos seus a uma vida longe...