Juvenis (Sub 17) - 2024/2025

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,195
6,315
Os resultados têm sido consistentes.
Perdemos todos os jogos com as equipas do nosso campeonato( SCP, Vitória num torneio e agora Braga já para o campeonato) e empatamos com 1 equipa abaixo do nosso nível( Rio Ave).
Para uma equipa tão talentosa que aqui se apregoa, deveriam pelo menos ter ganho o jogo contra o Rio Ave.
É que nenhum aparece...
 
  • Like
Reações: grandeporto

Magico_da_bola

Superior
5 Abril 2021
30
32
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Os resultados têm sido consistentes.
Perdemos todos os jogos com as equipas do nosso campeonato( SCP, Vitória num torneio e agora Braga já para o campeonato) e empatamos com 1 equipa abaixo do nosso nível( Rio Ave).
Para uma equipa tão talentosa que aqui se apregoa, deveriam pelo menos ter ganho o jogo contra o Rio Ave.
É que nenhum aparece...
...nenhum aparece, ou não deixam que algum(ns) apareça(m)...
 
Última edição:

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
8,965
5,029
Gostei muito do Francisco Fernandes e do Guilherme Carvalho. Não percebo porque razão começaram no banco.
Também gostei do Duarte Cunha
 

FCP07

Tribuna Presidencial
4 Dezembro 2007
6,824
1,715
Os resultados têm sido consistentes.
Perdemos todos os jogos com as equipas do nosso campeonato( SCP, Vitória num torneio e agora Braga já para o campeonato) e empatamos com 1 equipa abaixo do nosso nível( Rio Ave).
Para uma equipa tão talentosa que aqui se apregoa, deveriam pelo menos ter ganho o jogo contra o Rio Ave.
É que nenhum aparece...
alguns dos jogadores desta geração estão nos juniores e ainda bem.
é também justo dar tempo de organização a esta equipa.
vamos ver como evoluem.
prefiro que se construa uma equipa na primeira fase para depois competir melhor nas fases finais do que o contrario.
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
2,293
1,787
24
Barcelos
Os resultados têm sido consistentes.
Perdemos todos os jogos com as equipas do nosso campeonato( SCP, Vitória num torneio e agora Braga já para o campeonato) e empatamos com 1 equipa abaixo do nosso nível( Rio Ave).
Para uma equipa tão talentosa que aqui se apregoa, deveriam pelo menos ter ganho o jogo contra o Rio Ave.
É que nenhum aparece...
"Um burro será sempre um burro por mais que o tentes ensinar"....

Ps: curiosamente não comentaste a exibição de alguns dos jogadores desta geração pelos sub19. Deu-te a volta ao estômago, foi?
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
2,293
1,787
24
Barcelos
Acho também muito interessante não ser posta em causa a abordagem do treinador a este jogo. No ano passado com outro treinador e outra direção não faltavam aqui criticas ao trabalho da equipa técnica.

Eu continuo sem mudar uma vírgula aquilo que disse. Esta é a geração com mais talento da nossa formação nos últimos largos anos. E convém relembrar aos mais distraídos (ou sem escrúpulos como preferirem) que falta a esta geração 6/7 jogadores ora por estarem no escalão acima ora por estarem lesionados
 

Gomes Torres

Superior
7 Junho 2021
61
66
Pergunto se a actual equipa coordenadora da formação sabe destas situações.!!!
Temos jogadores a serem, constantemente, tapados em prol sabes lá do quê (interesses pessoais, interesses de agentes, egos....???).
Incrível como não potenciam atletas com provas dadas na formação e na selecção nacional.
Vejo alguns atletas a serem postos no banco a terem muito poucos minutos de jogo e são internacionais!, será que são assim tão maus ou piores? Será que a FPF anda a selecionar atletas sem critério de mérito, qualidade, sem talento?

Não vi o jogo em Rio Ave, mas ontem no Jorge Sampaio, foi inacreditável como foi "montada" a equipa...a jogar com linha de 3 centrais?

Vilas Boas, Jorge Costa, Andoni Zubizarreta acho que deveriam estar mais atentes no que se passa na formação.
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
2,293
1,787
24
Barcelos
Pergunto se a actual equipa coordenadora da formação sabe destas situações.!!!
Temos jogadores a serem, constantemente, tapados em prol sabes lá do quê (interesses pessoais, interesses de agentes, egos....???).
Incrível como não potenciam atletas com provas dadas na formação e na selecção nacional.
Vejo alguns atletas a serem postos no banco a terem muito poucos minutos de jogo e são internacionais!, será que são assim tão maus ou piores? Será que a FPF anda a selecionar atletas sem critério de mérito, qualidade, sem talento?

Não vi o jogo em Rio Ave, mas ontem no Jorge Sampaio, foi inacreditável como foi "montada" a equipa...a jogar com linha de 3 centrais?

Vilas Boas, Jorge Costa, Andoni Zubizarreta acho que deveriam estar mais atentes no que se passa na formação.
As seleções nacionais jovens não são barómetro de qualidade.
Eu sei de quem estás a falar e do que queres dizer com isso. O que eu posso dizer é que já vi dois jogos do titular ao vivo e nos dois jogos achei-o bastante interessante.
Preocupa-me mais o suplente ser utilizado fora de posição no momento de ir para cima do adversário para tentar dar a volta ao jogo.
Não sei se os restantes jogadores da posição estão lesionados mas acho preferível promover da equipa B (que por sinal até tem opções de grande qualidade) do que andar com remendos.

Quanto à forma como a equipa foi montada já disse o que tinha a dizer. Só acrescento o seguinte: o anterior treinador também por norma tinha falhas no planeamento inicial corrigindo muitas vezes no decorrer dos jogos. Espero que o atual treinador aprenda a lição mais cedo
 

Gomes Torres

Superior
7 Junho 2021
61
66
As seleções nacionais jovens não são barómetro de qualidade.
Eu sei de quem estás a falar e do que queres dizer com isso. O que eu posso dizer é que já vi dois jogos do titular ao vivo e nos dois jogos achei-o bastante interessante.
Preocupa-me mais o suplente ser utilizado fora de posição no momento de ir para cima do adversário para tentar dar a volta ao jogo.
Não sei se os restantes jogadores da posição estão lesionados mas acho preferível promover da equipa B (que por sinal até tem opções de grande qualidade) do que andar com remendos.

Quanto à forma como a equipa foi montada já disse o que tinha a dizer. Só acrescento o seguinte: o anterior treinador também por norma tinha falhas no planeamento inicial corrigindo muitas vezes no decorrer dos jogos. Espero que o atual treinador aprenda a lição mais cedo
O treinador atual, tenho-o em boa conta, mas acho que, também, ele se está a ambientar a este esquema, assim como os jogadores.
Em relação ao que chamas de "titular", neste caso concreto, no jogo que vi, no meu ponto de vista, não esteve assim tão interessante, basta veres os golos sofridos.
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
2,293
1,787
24
Barcelos
O treinador atual, tenho-o em boa conta, mas acho que, também, ele se está a ambientar a este esquema, assim como os jogadores.
Em relação ao que chamas de "titular", neste caso concreto, no jogo que vi, no meu ponto de vista, não esteve assim tão interessante, basta veres os golos sofridos.
Mas quem escolheu o esquema? Não foi o treinador?
Se o titular errou? Sim errou. Mas estava a fazer um papel que claramente não o favorece. Ou a tese de que os jogadores ainda se estão a ambientar ao novo esquema não se aplica neste caso específico?
Basta ver que na segunda parte a fazer o seu papel habitual já não cometeu os mesmos erros.

Mas num ponto eu concordo contigo. Gostava de ver mais do suplente. Mas na sua posição e não de improviso noutras. Assim como gostava de ver mais do jogador que era o titular da posição nos iniciados
 

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,098
3,150
Lisboa, 1979
Tenho estado de férias e não vi jogo nenhum da formação. Este tempo é para aproveitar o descanso e a família.

Só vi os resumos na app. E, por isso, nada tenho a comentar dos jogos,

Tenho duas notas a fazer, uma genérica e outra sobre os sub17

1) aplaudo a prática desta nova gestão desportiva. Neste caso, é um aplauso transversal aos escalões formativos. Poucos jogadores foram dispensados e até há grupos de trabalho extensos. Acho que optaram, e bem, por um ano zero e conhecer em profundidade quem há nos diversos escalões de formação. Que potencial existe? Quais os jogadores que podem explodir? Medida cautelosa, ponderada e inteligente. Já aqui tinha escrito, prefiro NÃO dispensar um jogador com talento, que contratar um jogador com talento.

2) Há um mau arranque nos sub17. Empate e derrota, não há como fugir. Os motivos não sei, tal como já escrevi, não vi nenhum jogo. De qualquer forma, esta fase é para experimentar, ver, trocar, cimentar e evoluir. E é isso que espero, evolução. Que se use e abuse desta fase para ganhar jogadores e cimentar uma forma de jogar. Sempre em evolução!
 

Magico_da_bola

Superior
5 Abril 2021
30
32
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Mas quem escolheu o esquema? Não foi o treinador?
Se o titular errou? Sim errou. Mas estava a fazer um papel que claramente não o favorece. Ou a tese de que os jogadores ainda se estão a ambientar ao novo esquema não se aplica neste caso específico?
Basta ver que na segunda parte a fazer o seu papel habitual já não cometeu os mesmos erros.

Mas num ponto eu concordo contigo. Gostava de ver mais do suplente. Mas na sua posição e não de improviso noutras. Assim como gostava de ver mais do jogador que era o titular da posição nos iniciados
Não há nada de mal em errar (quem nunca erra ou errou, que atire a primeira pedra). O problema está na dualidade de acção/repreensão da equipa tecnica. Uns erram e, aparentemente, está tudo bem, faz parte do crescimento, para outros não é bem assim.
 
  • Like
Reações: Tmgd99

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,195
6,315
Eu aceito que se queiram dar oportunidades aos mais evoluídos no escalão acima.
Saltar etapas é sempre bom sinal.
Mas se antes havia um conservadorismo bacoco e tava se sempre a puxar travão de mão que os miúdos não podiam queimar etapas, agora parece que se quer apostar em toda gente.
Isto deve ser gerido caso a caso e perceber caso a caso quem tá capaz ou não de dar o salto.
Se calhar falta aqui jogadores que estão nos juniores e nào deviam de estar.
Porque por muita profundidade possa ter esta geração, há diferenças entre eles
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,099
16,037
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Eu aceito que se queiram dar oportunidades aos mais evoluídos no escalão acima.
Saltar etapas é sempre bom sinal.
Mas se antes havia um conservadorismo bacoco e tava se sempre a puxar travão de mão que os miúdos não podiam queimar etapas, agora parece que se quer apostar em toda gente.
Isto deve ser gerido caso a caso e perceber caso a caso quem tá capaz ou não de dar o salto.
Se calhar falta aqui jogadores que estão nos juniores e nào deviam de estar.
Porque por muita profundidade possa ter esta geração, há diferenças entre eles
Conservadorismo foi o que levou o Mora a ser o jogador mais jovem a marcar na 2a liga?
Desculpa, mas essa conversa do não saltar etapas não se aplica ao FC Porto há já alguns bons anos.
 

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,699
194,093
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Eu aceito que se queiram dar oportunidades aos mais evoluídos no escalão acima.
Saltar etapas é sempre bom sinal.
Mas se antes havia um conservadorismo bacoco e tava se sempre a puxar travão de mão que os miúdos não podiam queimar etapas, agora parece que se quer apostar em toda gente.
Isto deve ser gerido caso a caso e perceber caso a caso quem tá capaz ou não de dar o salto.
Se calhar falta aqui jogadores que estão nos juniores e nào deviam de estar.
Porque por muita profundidade possa ter esta geração, há diferenças entre eles
Sinceramente, tendo em conta que o objetivo da formação é a formação de atletas para o futebol profissional, os mesmos devem ser inseridos na equipa ideal para o seu desenvolvimento

Mesmo que isso implique ter uma equipa mais fraca
No ano passado tivemos dificuldades nos sub 19, este ano parece que será nos sub 17, não vejo como um problema enorme

E, mesmo assim, a equipa mostrou qualidade na segunda parte
O treinador é novo, também estará a conhecer melhor os jogadores que tem e terá que arranjar soluções com os jogadores que tem disponíveis
 
  • Like
Reações: jorgcastro e Tmgd99

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,195
6,315
Conservadorismo foi o que levou o Mora a ser o jogador mais jovem a marcar na 2a liga?
Desculpa, mas essa conversa do não saltar etapas não se aplica ao FC Porto há já alguns bons anos.
O Mora e o Cardoso Varela são exemplos demasiado recentes.
E temos casos de sucesso que não saltaram etapas.
Vitinha, Fábio Vieira, Diogo Costa, Diogo Leite.
O apenas o Diogo Dalot chegou a primeira equipa com idade junior.
Nem F.Conceicao nem o Fábio Silva.
Antes do Dalot só o Rui Pedro chegou lá também no último ano de junior.
O maior caso de sucesso foi o Ruben Neves
3 gajos em 10 anos e agora 4 ou 5 num ano
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,195
6,315
Sinceramente, tendo em conta que o objetivo da formação é a formação de atletas para o futebol profissional, os mesmos devem ser inseridos na equipa ideal para o seu desenvolvimento

Mesmo que isso implique ter uma equipa mais fraca
No ano passado tivemos dificuldades nos sub 19, este ano parece que será nos sub 17, não vejo como um problema enorme

E, mesmo assim, a equipa mostrou qualidade na segunda parte
O treinador é novo, também estará a conhecer melhor os jogadores que tem e terá que arranjar soluções com os jogadores que tem disponíveis
Correto.
Estava só a dizer que em 10 anos tivemos 3 gajos a chegar a equipa A como juniores e no último ano foram igual número( ou +)
Passou se do 8 para 80
 

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,898
9,890
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
Conservadorismo foi o que levou o Mora a ser o jogador mais jovem a marcar na 2a liga?
Desculpa, mas essa conversa do não saltar etapas não se aplica ao FC Porto há já alguns bons anos.
Tendo em conta o talento do Mora, era preciso ser-se invisual para não perceber que já tinha nível mais que suficiente para a equipa B ano passado.

Mau era se não tivesse "saltado etapas".
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,099
16,037
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
O Mora e o Cardoso Varela são exemplos demasiado recentes.
E temos casos de sucesso que não saltaram etapas.
Vitinha, Fábio Vieira, Diogo Costa, Diogo Leite.
O apenas o Diogo Dalot chegou a primeira equipa com idade junior.
Nem F.Conceicao nem o Fábio Silva.
Antes do Dalot só o Rui Pedro chegou lá também no último ano de junior.
O maior caso de sucesso foi o Ruben Neves
3 gajos em 10 anos e agora 4 ou 5 num ano
Para ti, saltar etapas é só quando se estreiam na A com idade sub-19?