#Basquetebol Plantel 2024/2025 - Entradas/Saídas/Empréstimos

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,782
193,982
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
O Douglas foi o melhor base a época passada. Fez do Barber o que quis em todos os jogos. Com a idade que tem ainda conseguiu fazer a diferença e vai continuar a conseguir. É de outro patamar e mesmo com a idade que tem chega e sobra para o nosso campeonato. É muito mais atlético que o Barber, mais alto, mais pesado e com mais envergadura. O Douglas é o típico base de NBA, quase 1.90m e com uma envergadura gigante para a sua estatura. Para mim foi o melhor reforço para a posição 1 porque finalmente mudamos o estilo do base. É claramente um PG.

Queiroz e Delgado têm capacidade para jogar/rodar a 4 e 5...se será suficiente acho que não mas é o que temos.
O Douglas vai ser isso tudo se for gerido para ser isso

Se for para jogar 35 minutos em Janeiro num jogo qualquer, quando for preciso, não me parece que vá ser o melhor base da liga

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
24,424
16,565
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
O Douglas foi o melhor base a época passada. Fez do Barber o que quis em todos os jogos. Com a idade que tem ainda conseguiu fazer a diferença e vai continuar a conseguir. É de outro patamar e mesmo com a idade que tem chega e sobra para o nosso campeonato. É muito mais atlético que o Barber, mais alto, mais pesado e com mais envergadura. O Douglas é o típico base de NBA, quase 1.90m e com uma envergadura gigante para a sua estatura. Para mim foi o melhor reforço para a posição 1 porque finalmente mudamos o estilo do base. É claramente um PG.

Queiroz e Delgado têm capacidade para jogar/rodar a 4 e 5...se será suficiente acho que não mas é o que temos.
Não vejo (vi) isso tudo no Douglas, mas oxalá esteja enganado

• Like
Reações: Emanuel85

Fuzila

Bancada central
19 Agosto 2015
1,408
1,493
Contratar o Washpun para quê? Não aprendem com os erros do passado. Vamos encher novamente as posições 1 e 2 com anões. E este ano nem o Sá temos para a posição 3 que acredito que tenha sido "trocado" pelo Xeyrius Williams devido ao aumento das vagas de estrangeiros.
Douglas, Washpun, Landis, Omlid, MM, Hugo Ferreira. Seis jogadores para duas posições e só um jogador na casa do 1.90. Ganhamos na posição 1 em relação à época passada, Douglas é bem mais atlético e defensor do que o Barber mas perdemos Kloof que defendia bases e extremos se necessário.

Até ao final da semana que vem o plantel já deve estar todo apresentado mas até agora estamos assim:
G- Douglas (Barber), Washpun (Kloof), Landis, MM, Hugo Ferreira (Apolo).
F-Omlid, Xeyrius Williams (Sá)
C-Fayne, Queiroz, Delgado (Keven/Monteiro)

Estou curioso com a contratação do Hugo Ferreira, é jovem e as expetativas são baixas mas acredito que vai surpreender.
Usando a tua distribuição dá para ver que, mais uma vez, temos um plantel super desiquilibrado.
O Hugo não deve vir para ter minutos, deve vir para treinar e jogar aquilo que o Apolo jogava. Não tinha clube e deve ser um gajo mais barato porque é cá da cidade.
Quantidade absurda de bases e poucos extremos, ainda menos percebo a dispensa do Sá.
Não temos os 4 do estilo que o Fernando Sá gosta. Queiroz e Delgado não são os 4 lançadores, alias, ambos estão mais para 5 do que para 4.
Depois ha situação Fayne. Não gosto da renovação. Pouco fisico, poucas capacidades técnicas. Vale do atleticismo, ressalto ofensivo... Para equipas do meio da tabela para baixo serve perfeitamente, quando o nível começa a subir nota-se as suas debilidades. Recordar que o Queiroz é que emparelhou melhor com o Carter, por exemplo.

• Like
Reações: jpgm97

FCPORTO2016

Bancada lateral
8 Julho 2016
703
402
Usando a tua distribuição dá para ver que, mais uma vez, temos um plantel super desiquilibrado.
O Hugo não deve vir para ter minutos, deve vir para treinar e jogar aquilo que o Apolo jogava. Não tinha clube e deve ser um gajo mais barato porque é cá da cidade.
Quantidade absurda de bases e poucos extremos, ainda menos percebo a dispensa do Sá.
Não temos os 4 do estilo que o Fernando Sá gosta. Queiroz e Delgado não são os 4 lançadores, alias, ambos estão mais para 5 do que para 4.
Depois ha situação Fayne. Não gosto da renovação. Pouco fisico, poucas capacidades técnicas. Vale do atleticismo, ressalto ofensivo... Para equipas do meio da tabela para baixo serve perfeitamente, quando o nível começa a subir nota-se as suas debilidades. Recordar que o Queiroz é que emparelhou melhor com o Carter, por exemplo.
Para 4/3 lançador teremos o Xeyrius, que é o substituto do Melvin.
A posição 3 está muito descurada.
Em relação ao Hugo é certamente para o lugar do Apolo mas não desgosto da contratação.

kobejordan

Bancada lateral
2 Setembro 2020
540
968
Companheiro, permite-me apenas discordar e contrapor a questão do Phil, tenho opinião diferente.
Quem faz 15pts e 8 ressaltos em 28 minutos por jogo, em 30 e picos jogos feitos no campeão polaco, uma liga muito superior á tuga, com certeza serve para ser campeão português.
Esta ideia que é preciso um 5 “armário” para limpar tudo, sendo legítima, não é uma verdade absoluta.
Veja-se o exemplo do Ninners Chemnitz campeão da Fiba Europe Cup que venceu precisamente os turcos que tinham o “armário” francês…

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,235
26,696
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Companheiro, permite-me apenas discordar e contrapor a questão do Phil, tenho opinião diferente.
Quem faz 15pts e 8 ressaltos em 28 minutos por jogo, em 30 e picos jogos feitos no campeão polaco, uma liga muito superior á tuga, com certeza serve para ser campeão português.
Esta ideia que é preciso um 5 “armário” para limpar tudo, sendo legítima, não é uma verdade absoluta.
Veja-se o exemplo do Ninners Chemnitz campeão da Fiba Europe Cup que venceu precisamente os turcos que tinham o “armário” francês…
Man, esse francês era mesmo impressionante. Na altura cheguei a dizer que era talvez o melhor jogador que me lembrava de ver a defrontar o FCP.
Não vi para onde foi mas não é jogador de Europe Cup. É à vontade jogador de topo numa Champions League...

Fuzila

Bancada central
19 Agosto 2015
1,408
1,493
Meu caro,
Eu ate nem concordo que o "5 armario" seja a solução. Não acho que seja o tipo de jogador que tenha sucesso num campeonato como o Português, talvez o Carter tenha sido mesmo a exceção à regra. (não me lembro de outro gajo que fosse um armario e tenha tido sucesso)
Gostava sim de ter alguem um pouco mais "dotado tecnicamente". Alguem a quem eu dê a bola de costas para o cesto e diga "agora trabalha". Ter alguem assim, ate pode libertar mais o campo para os nossos atiradores.

Blackadder

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
9,087
8,371
Porto
No estilo de jogo do Sá um poste é praticamente uma figura decorativa em termos ofensivos a não ser na luta do ressalto ofensivo após triplo falhado. E nisso o Fayne é bom!!

A defender é indiferente pois exceptuando o Omlid, mais ninguem defende e não....

kobejordan

Bancada lateral
2 Setembro 2020
540
968
No estilo de jogo do Sá um poste é praticamente uma figura decorativa em termos ofensivos a não ser na luta do ressalto ofensivo após triplo falhado. E nisso o Fayne é bom!!

A defender é indiferente pois exceptuando o Omlid, mais ninguem defende e não....
Acho que é mais uma questão coletiva e não individual.
Ano passado defendeu-se muito mal porque as ajudas e as rotações (algo que se trabalha em treino) eram sempre muito lentas e tardias. Há ainda outros aspetos em que falhamos redondamente, como a defesa dos bloqueios centrais etc que dava pano para mangas, mas tudo pode(deve) ser trabalhado em treino.
Se analisarmos individualmente os planteis, do ponto de vista defensivo, na minha opinião, ninguém no slb defendia tão bem como o Kloof, Omlid(número 1 em roubos de bola da Liga) ou mesmo o Phil(número 1 em desarmes de lançamento da liga).

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,235
26,696
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20

O Omlid com o Kloof era um backcourt defensivo muito bom...

• Like
Reações: Emanujor

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
24,424
16,565
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Acho que é mais uma questão coletiva e não individual.
Ano passado defendeu-se muito mal porque as ajudas e as rotações (algo que se trabalha em treino) eram sempre muito lentas e tardias. Há ainda outros aspetos em que falhamos redondamente, como a defesa dos bloqueios centrais etc que dava pano para mangas, mas tudo pode(deve) ser trabalhado em treino.
Se analisarmos individualmente os planteis, do ponto de vista defensivo, na minha opinião, ninguém no slb defendia tão bem como o Kloof, Omlid(número 1 em roubos de bola da Liga) ou mesmo o Phil(número 1 em desarmes de lançamento da liga).
Ter desarmes de lançamento não é sinonimo de defender bem, como sabes.

No caso do Fayne, irá sempre ter muitos desarmes por ser um saltitão. Isso não faz dele um bom defensor aliás, além da falta de peso, o Fayne não gostava muito de meter o corpo ao manifesto, na defesa do 1*1.

O Miguel quase não abafa ninguém, e defende muito melhor na posição de poste baixo

kobejordan

Bancada lateral
2 Setembro 2020
540
968
Ter desarmes de lançamento não é sinonimo de defender bem, como sabes.

No caso do Fayne, irá sempre ter muitos desarmes por ser um saltitão. Isso não faz dele um bom defensor aliás, além da falta de peso, o Fayne não gostava muito de meter o corpo ao manifesto, na defesa do 1*1.

O Miguel quase não abafa ninguém, e defende muito melhor na posição de poste baixo
O 5 para mim tem como funções principais proteger o cesto(desarmes) e dominar a tabela defensiva. Se isso não é defesa, não sei o que é então.
Dos 4 clubes candidatos ao título, houve algum 5 com melhores estatísticas defensivas que o Phil? Não. Quero com isto dizer que o Phil é o melhor defensor do mundo? Não. Mas seguramente era o melhor dos 4 candidatos.

A questão do peso já vi que para muita gente daqui tem uma importância superlativa, convido a verem os jogos da Taça de Portugal e as meias finais do slb com a UDO para desmistificarem essa ideia.

Na Taça de Portugal o Carter foi condicionado devido á forma coletiva como o Porto defendeu e deu espaço onde tinha que dar assim como deu as ajudas onde e quando tinha que dar.
Ao invés, nas meias finais, a Oliveirense que tinha o Joel James o maior bisonte da liga com altura, envergadura e peso superior ao Carter, e na verdade foi um desastre independentemente de meter sempre o cabedal e fazer body checks a torto e a direito.

Nem o Phil é tão mau como se pinta, nem o Carter é o Shaquille O’Neal também como por aqui se pinta às vezes (não digo que sejas tu).

• Like
Reações: Flamma

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
24,424
16,565
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
O 5 para mim tem como funções principais proteger o cesto(desarmes) e dominar a tabela defensiva. Se isso não é defesa, não sei o que é então.
Dos 4 clubes candidatos ao título, houve algum 5 com melhores estatísticas defensivas que o Phil? Não. Quero com isto dizer que o Phil é o melhor defensor do mundo? Não. Mas seguramente era o melhor dos 4 candidatos.

A questão do peso já vi que para muita gente daqui tem uma importância superlativa, convido a verem os jogos da Taça de Portugal e as meias finais do slb com a UDO para desmistificarem essa ideia.

Na Taça de Portugal o Carter foi condicionado devido á forma coletiva como o Porto defendeu e deu espaço onde tinha que dar assim como deu as ajudas onde e quando tinha que dar.
Ao invés, nas meias finais, a Oliveirense que tinha o Joel James o maior bisonte da liga com altura, envergadura e peso superior ao Carter, e na verdade foi um desastre independentemente de meter sempre o cabedal e fazer body checks a torto e a direito.

Nem o Phil é tão mau como se pinta, nem o Carter é o Shaquille O’Neal também como por aqui se pinta às vezes (não digo que sejas tu).
Acho que na definição, estamos em sintonia.

Talvez a diferença esteja na forma. Para mim, um poste intimidador não é (só) dar uns abafos. Claro que ajuda, porque condiciona quem penetra e quem ataca o cesto.

No entanto, a meu ver, prefiro um jogador doutra escola, talvez "á antiga". Que antes dos abafos, dê umas castanhadas e uns encostos. Isto não é ser Loncovic, nem ser porco a jogar, é fazer o trabalho sujo.

Por isso costumo dizer, e escrever, que marcar pontos é a ultima coisa que preciso que o meu poste faça. Hiperbolizando, logicamente.

Eu até destaquei o Fayne por ter sido dos poucos (o único?) que se chegou á frente e subiu o nível nas finais, mas não é jogador para andar no corpo a corpo, nem a fazer o dirty job.

O Miguel, por exemplo, é. Mas claro que tem zero (ou perto disso) atleticismo.

Ah, em relação ao Joel James, nem sequer o considero para discussões. O Joel está naquele grupo de jogadores que para mim só são basquetebolistas, pelo peso e altura. Não tem mais nada.

• Like
Reações: FCPORTO2016

kobejordan

Bancada lateral
2 Setembro 2020
540
968
Acho que na definição, estamos em sintonia.

Talvez a diferença esteja na forma. Para mim, um poste intimidador não é (só) dar uns abafos. Claro que ajuda, porque condiciona quem penetra e quem ataca o cesto.

No entanto, a meu ver, prefiro um jogador doutra escola, talvez "á antiga". Que antes dos abafos, dê umas castanhadas e uns encostos. Isto não é ser Loncovic, nem ser porco a jogar, é fazer o trabalho sujo.

Por isso costumo dizer, e escrever, que marcar pontos é a ultima coisa que preciso que o meu poste faça. Hiperbolizando, logicamente.

Eu até destaquei o Fayne por ter sido dos poucos (o único?) que se chegou á frente e subiu o nível nas finais, mas não é jogador para andar no corpo a corpo, nem a fazer o dirty job.

O Miguel, por exemplo, é. Mas claro que tem zero (ou perto disso) atleticismo.

Ah, em relação ao Joel James, nem sequer o considero para discussões. O Joel está naquele grupo de jogadores que para mim só são basquetebolistas, pelo peso e altura. Não tem mais nada.
O que referes é interessante e foi por mim colocado na época passada quando “pedi” o João Fernandes. É o típico jogador útil que dá umas castanhadas e encostos e que faz jeito em qualquer plantel, como referes e concordo. Aliás continuo a pensar igual. Não para figura principal mas para a rotação. Só que no contexto atual não faz sentido. No ano passado tinha dado imenso jeito.

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
24,424
16,565
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
O que referes é interessante e foi por mim colocado na época passada quando “pedi” o João Fernandes. É o típico jogador útil que dá umas castanhadas e encostos e que faz jeito em qualquer plantel, como referes e concordo. Aliás continuo a pensar igual. Não para figura principal mas para a rotação. Só que no contexto atual não faz sentido. No ano passado tinha dado imenso jeito.
Sim, o problema do João foram alguns comportamentos fora da quadra. Nada dignificantes e respeitadores.

Um jogador que era exímio neste tipo de jogo era o Carlos Andrade, mesmo não jogando dentro.

Também tivemos um americano aqui há uns anos largos, que agora me falha o nome

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
11,584
16,949
O post do Keven, de despedida, desapareceu.

Entretanto há 2 dias colocou um vídeo a treinar no Arena

Será para ficar?
Espero que sim. Acho que pode ser muito útil na rotação, pela altura e alguma evolução que teve. Vai haver momentos da época e de certos jogos em que terá espaço. Mas se ficar, a renovação do Guerreiro faz menos sentido, porque era preferível promover um jovem do que ter um gajo de 33 anos só a passar toalhas. Mas enfim, o que no fundo vai decidir isto é qualidade dos estrangeiros. Por isso não vale a pena chatear-me com coisas menores.

Frocha

Tribuna Presidencial
6 Março 2011
6,961
3,571
Vila Nova de Gaia,1987
João Guerreiro renova até 2025

Internacional português prepara-se para iniciar a terceira época no FC Porto

Depois de Miguel Queiroz, Tanner Omlid e Miguel Maria Cardoso, também João Guerreiro estendeu o vínculo que o liga ao FC Porto e vai continuar a vestir de azul e branco na próxima temporada. Aos 33 anos, o extremo/poste internacional português prepara-se para iniciar a terceira campanha com as cores portistas, após ter chegado ao Dragão Arena oriundo de Oliveira de Azeméis no Verão de 2022.

Natural de Tavira, o gigante de 2,06 metros começou a jogar basquetebol no clube da terra, antes de se mudar para o Farense e de prosseguir a formação no Barreirense. Em 2012/13 abandonou a Margem Sul durante alguns meses, enquanto representou o CAB Madeira, mas logo regressou para ingressar no Galitos.

Passou as quatro épocas seguintes em Guimarães a trabalhar às ordens do atual treinador, trocou o Vitória pela Oliveirense e estreou-se a festejar títulos ao serviço dos unionistas: um campeonato, uma Supertaça e duas Taças Hugo dos Santos.

Há dois anos, quando assumiu o banco portista, Fernando Sá fez questão de resgatar o gigante algarvio que, desde então, realizou sempre mais de 50 jogos por ano, ajudando os Dragões a vencer a mais recente edição da Taça de Portugal. Agora, com 34 internacionalizações no currículo, prepara-se para lutar pela Liga Portuguesa, Supertaça, Taça da Liga, FIBA Europe Cup e pela reconquista da prova rainha.
Já temos quem chegue as toalhas....

Enviado do meu CPH2529 através do Tapatalk