O lugar natural dele era em quarto, por isso arriscou logo de início à espera de um milagre, mas a lógica prevaleceu. Se fosse mais equilibrado, podia chegar a uma medalha, se um dos 3 favoritos quebrasse, o que hoje também não aconteceu. Surpresa só para quem nunca acompanha isto e depois está à espera de uma medalha só porque sim.
Eu acompanho +- a canoagem e conhecia o Varga, Dostal e o Balint.
O Pimenta já ganhou a todos em K1, inclusivé foi campeão do mundo no ano passado em Duisburgo.
A fisiologia não quer saber se arriscas ou não, só "quer saber" se a tua forma física te permite andar a ritmos tão altos, porque se não permite vais rebentar, isto é sabido já há várias décadas. O Balint não partiu a matar e colheu os frutos disso, o Varga fez o mesmo e o Dostal que partiu mais rápido, conseguiu ganhar.
Mas o Pimenta já não é novo e, parece-me, deveria ter-se reservado mais, porque como já disse antes, a fisiologia não perdoa.
O tempo que fez foi o pior de todos os tempos de qualificação e isso significa muito.
Eu não critico o Pimenta, obviamente, mas antes se ele tem quem perceba de fisiologia e lhe ensine a gerir o esforço porque não há experiência que consiga bater a mãe natureza. No ciclismo os atletas focam-se nos watts para não rebentarem, mas são provas que duram horas.
Tal como disse noutro comentário, se o Pimenta não tinha um nutricionista há meia dúzia de anos atrás diz muito das condições que atletas deste calibre têm.
Não pode ser só futebol e eu como adepto e praticante de vários desportos não condigo ficar mais desolado por ver que em Portugal é futebol e o resto é paisagem.
Um bocado off-topic mas o Braga tem um centro de treinos absurdamente bom, com tudo de bom e do melhor para os futebolistas mas depois a piscina municipal (não há melhor) é uma merda que cai aos bocados. O mesmo vale para a pista de atletismo do Campo 1º de Maio, que até nem é má de todo mas que é a única num raio de dezenas de quilómetros.
Precisamos de mais centros de alto rendimento para várias modalidades, com um investimento muito maior.
A freguesia da qual eu sou natural tem um campo relvado e umas condições xpto com bancadas e bar e o crl e a equipa joga na última divisão da regional do distrito de Braga, onde os que jogam lá são só marretas que pouco melhor jogam do que o meu grupo de amigos da 5ª feira.
E é um campo que custou 200k, onde podem apenas jogar miúdos e homens dos 8 aos 40 anos (+-) mas nem tem futebol feminino nem tem um ginásio nem nada que não seja para futebol. Com 200k dão-se condições boas para atletas a sério treinarem, mas como é futebol gasta-se com meia dúzia de pernetas.
Se eu quiser ir lá jogar não posso porque aquilo é só para os jogadores do clube.
Exemplos como este no distrito de Braga existem aos pontapés.
Portugal é isto: gastam-se rios de dinheiro com futebol, nem que seja para pernetas jogarem, e o resto que se foda.
Só para terem uma ideia, a escola primária onde eu andei ainda tem as mesmas caixilharias de quando eu lá andei, há 34 anos atrás.
O telhado de fibrocimento foi trocado há 2 anos atrás, mas só porque sobrou dinheiro do "investimento" no clube da terra.
Pqp de país.