Pareceu-me mais do que quebra física. Perdeu demasiado tempo para aquilo que estamos habituados a ver da parte dele.
Uma quebra física neste tipo de provas curtas só tem uma explicação, que eu já vi acontecer noutros JO: começar a um ritmo demasiado acima do seu.
No atletismo vê-se isso a toda a hora e na canoagem não é diferente.
Eu juro que não percebo porque é que ele parte tão rápido se depois não tem andamento para continuar com o ritmo que impõs.
Ele perdeu com gajos a quem normalmente ganha e acho que ele comete esse erro demasiadas vezes.
Há uns anos atrás ouvi um podcast com ele e ele dizia que não tinha nutricionista e que fazia o que os outros faziam.
Eu pergunto-me se um atleta do calibre dele não tem, ou tinha, um nutricionista, um fisiologista e mais profissionais da área da performance e treino.
Digo isto porque este tipo de "estratégia" de começar a matar a acabar a morrer é típico de quem se deixa levar pelas emoções.
É fácil falar atrás de um teclado mas eu pergunto-me se o SLB lhe faculta profissionais que permitam que ele tire o máximo das suas capacidades porque não ter um nutricionista sequer não faz sentido nenhum. E isto foi há uns 3/4 anos atrás.