Jogos Olímpicos (Paris 2024)

njsilva84

Tribuna
10 Junho 2013
2,702
1,932
O lugar natural dele era em quarto, por isso arriscou logo de início à espera de um milagre, mas a lógica prevaleceu. Se fosse mais equilibrado, podia chegar a uma medalha, se um dos 3 favoritos quebrasse, o que hoje também não aconteceu. Surpresa só para quem nunca acompanha isto e depois está à espera de uma medalha só porque sim.
Eu acompanho +- a canoagem e conhecia o Varga, Dostal e o Balint.
O Pimenta já ganhou a todos em K1, inclusivé foi campeão do mundo no ano passado em Duisburgo.

A fisiologia não quer saber se arriscas ou não, só "quer saber" se a tua forma física te permite andar a ritmos tão altos, porque se não permite vais rebentar, isto é sabido já há várias décadas. O Balint não partiu a matar e colheu os frutos disso, o Varga fez o mesmo e o Dostal que partiu mais rápido, conseguiu ganhar.
Mas o Pimenta já não é novo e, parece-me, deveria ter-se reservado mais, porque como já disse antes, a fisiologia não perdoa.
O tempo que fez foi o pior de todos os tempos de qualificação e isso significa muito.

Eu não critico o Pimenta, obviamente, mas antes se ele tem quem perceba de fisiologia e lhe ensine a gerir o esforço porque não há experiência que consiga bater a mãe natureza. No ciclismo os atletas focam-se nos watts para não rebentarem, mas são provas que duram horas.
Tal como disse noutro comentário, se o Pimenta não tinha um nutricionista há meia dúzia de anos atrás diz muito das condições que atletas deste calibre têm.
Não pode ser só futebol e eu como adepto e praticante de vários desportos não condigo ficar mais desolado por ver que em Portugal é futebol e o resto é paisagem.

Um bocado off-topic mas o Braga tem um centro de treinos absurdamente bom, com tudo de bom e do melhor para os futebolistas mas depois a piscina municipal (não há melhor) é uma merda que cai aos bocados. O mesmo vale para a pista de atletismo do Campo 1º de Maio, que até nem é má de todo mas que é a única num raio de dezenas de quilómetros.

Precisamos de mais centros de alto rendimento para várias modalidades, com um investimento muito maior.
A freguesia da qual eu sou natural tem um campo relvado e umas condições xpto com bancadas e bar e o crl e a equipa joga na última divisão da regional do distrito de Braga, onde os que jogam lá são só marretas que pouco melhor jogam do que o meu grupo de amigos da 5ª feira.
E é um campo que custou 200k, onde podem apenas jogar miúdos e homens dos 8 aos 40 anos (+-) mas nem tem futebol feminino nem tem um ginásio nem nada que não seja para futebol. Com 200k dão-se condições boas para atletas a sério treinarem, mas como é futebol gasta-se com meia dúzia de pernetas.
Se eu quiser ir lá jogar não posso porque aquilo é só para os jogadores do clube.

Exemplos como este no distrito de Braga existem aos pontapés.
Portugal é isto: gastam-se rios de dinheiro com futebol, nem que seja para pernetas jogarem, e o resto que se foda.
Só para terem uma ideia, a escola primária onde eu andei ainda tem as mesmas caixilharias de quando eu lá andei, há 34 anos atrás.
O telhado de fibrocimento foi trocado há 2 anos atrás, mas só porque sobrou dinheiro do "investimento" no clube da terra.
Pqp de país.

njsilva84

Tribuna
10 Junho 2013
2,702
1,932
Não há ecletismo em Portugal.
De 4 em 4 anos os portugueses lembram-se que há mais modalidades além do futebol.
Não existe cultura desportiva em Portugal, logo é perfeitamente lógico o lugar horrível que temos na lista de medalhas.
Os políticos só se preocupam ou lembram quando se ganha alguma competição.
Enquanto não começarmos a ter bases desportivas para as nossas crianças não passaremos destes resultados ridículos.
O problema é que toda a gente sabe e ninguém faz nada .
Mais: não só não há aposta noutras modalidades como cada vez mais e aposta no futebol e cada vez menos noutras modalidades.
Há 10 anos atrás tínhamos atletas no atletismo que faziam sempre boa figura nos Europeus e mundiais de atletismo e agora não temos quase ninguém.
Acho que os "novos pais" olham para o CR7 e pensam que se os seus filhos treinarem muito vão ser como ele mas a maioria não vai ser sequer jogador de futebol profissional. E muitos deles poderiam ser grandes atletas noutras modalidades mas como anda toda a gente a ver se coloca os filhos no futebol para ver se um dia eles lhes pagam as contas, temos talento desperdiçado na bola para nada.

Se querem ver um país de referênci nesse quesito, que tenha a nossa dimensão e um pib semelhante (mais baixo até), olhemos para a Hungria.
Menos de 10M de habitantes e têm em JO: 188 medalhas de ouro, 163 de Prata e 188 de Bronze.
Nós temos 5 de Ouro, 11 de Prata e 15 de Bronze.
188 Ouros vs 5, é absurda a diferença. Eles têm 6x mais medalhas de Ouro que nós temos em medalhas no total.
Isto sim é um país com cultura e aposta no desporto. E é mais pobre que nós.

Azul & Branco

Bancada lateral
7 Fevereiro 2022
703
1,129
Gostava de conhecer as pessoas que consideraram o break dance como um desporto.
Logicamente não vai continuar como desportos olimpico

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Mas...
Era o "desporto" que dava menos trabalho ao pessoal da limpeza!
Aquele chão ficava impecável!
Já a roupa dos participantes...

nmp

Tribuna Presidencial
23 Janeiro 2015
6,460
4,725
Gostava de conhecer as pessoas que consideraram o break dance como um desporto.
Logicamente não vai continuar como desportos olimpico

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Mais uma ideia peregrina... Na próxima edição que metam a "pelota basca" para ver se resulta!!
Em contrapartida, modalidades tipo o hóquei em patins não fazem parte do cronograma olímpico!
Mas eu sou um mero observador que nada percebe disto!

cccmonteiro

"No futebol, o pior cego é o que só vê a bola."
3 Junho 2014
37,434
36,368
52
Moimenta do Douro
Mais uma ideia peregrina... Na próxima edição que metam a "pelota basca" para ver se resulta!!
Em contrapartida, modalidades tipo o hóquei em patins não fazem parte do cronograma olímpico!
Mas eu sou um mero observador que nada percebe disto!
O hóquei em patins não tem qualquer expressão assim como a pelota basca. O hóquei tem dificuldades em conseguir juntar 6 seleções num Europeu.

• Like
Reações: Moreira e Tails

ryback

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2008
17,729
9,649
Foi modalidade de exibição em 92 e não pegou.
Existem 5 selecções que sabem jogar tudo o resto é paisagem.
Lembro.me num europeu jogado aqui em Portugal em que Moçambique foi fazer um jogo de treino com o caf( da 2a ou 3a divisão) e levaram uma cesta 🤣

• Like
  • Haha
Reações: Edgar Siska e nmp

nmp

Tribuna Presidencial
23 Janeiro 2015
6,460
4,725
O hóquei em patins não tem qualquer expressão assim como a pelota basca. O hóquei tem dificuldades em conseguir juntar 6 seleções num Europeu.
Pois não têm expressão... Especialmente quando países de peso não o praticam (hóquei com dominância latina)!!
O futsal, por exemplo, porquê é que não é modalidade? Pelo mm motivo do hóquei? (Pergunto pq não sei mm! Desconheço os critérios).
Mas querer fazer do brake Dance modalidade olímpica... Epa!! Não tarda arranjam uma fisga e faz-se uma modalidade para o peao ou o diablo!

nmp

Tribuna Presidencial
23 Janeiro 2015
6,460
4,725
Foi modalidade de exibição em 92 e não pegou.
Existem 5 selecções que sabem jogar tudo o resto é paisagem.
Lembro.me num europeu jogado aqui em Portugal em que Moçambique foi fazer um jogo de treino com o caf( da 2a ou 3a divisão) e levaram uma cesta 🤣
Pois, em Barcelona os espanhóis ainda tentaram "vender/promover" a coisa! Não sabia!

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
8,485
12,945
Hoquei patins nos JO ?

É só sonhadores..desporto que só quem tem visão perto de 20/10 é que consegue ver a bola e que só tem praticado a sério em 4 países (melhor dizendo, algumas regiões desses países).

Chegava lá mais rapidamente o críquete se fosse preciso.

onurB

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2015
5,733
8,810
43
Porto
Infelizmente, é a mais pura das verdades.
Com grande pena minha, que adoro Hóquei em patins, mas é mesmo uma modalidade sem expressão.

cccmonteiro

"No futebol, o pior cego é o que só vê a bola."
3 Junho 2014
37,434
36,368
52
Moimenta do Douro
Pois não têm expressão... Especialmente quando países de peso não o praticam (hóquei com dominância latina)!!
O futsal, por exemplo, porquê é que não é modalidade? Pelo mm motivo do hóquei? (Pergunto pq não sei mm! Desconheço os critérios).
Mas querer fazer do brake Dance modalidade olímpica... Epa!! Não tarda arranjam uma fisga e faz-se uma modalidade para o peao ou o diablo!
Pelo que li a FIFA quer impor sub 23 no futsal. O COI não aceita outro futebol masulino.

Será mais fácil sair o futebol masculino do calendário.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,692
193,811
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Adorava ver a comparação de número de espetadores do hóquei em comparação com algumas modalidades olímpicas

E saber quantas modalidades olímpicas é que poderiam ter 5 seleções diferentes a partir com opções reais para a medalha de ouro, mostrando competitividade

• Like
Reações: Dragon Lonis