#Basquetebol Plantel 2024/2025 - Entradas/Saídas/Empréstimos

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
11,392
16,580
Já temos dois 4 raiz no plantel. Se entrar mais algum 4 que tempo de jogo terá o Delgado?! Iremos atacar as competições com 3 jogadores para a posição 4 e um Center? Tudo bem que o Queiroz desenrasca na posição 5 mas já percebemos que não corre bem.
Se não entrar mais nenhum Poste, o Queiroz funciona mais como alternativa na rotação com Fayne. Delgado na rotação com esse 4 estrangeiro.
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
19,911
26,185
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Acho que estamos a sobre-estimar a importância de um poste pesado e grandalhão. O falta de um não nos impediu de ganhar a taça e ficar em primeiro na época regular. Na Hugo dos Santos fomos atropelados essencialmente pelo Tony Douglas. O Carter marca 4 pontos e no +/- perderam por 1 com ele em campo.
No playoff chegamos à final com a equipa desfeita e os dois melhores marcadores de fora.
Pá, ainda este ano o poste pesado e grandalhão foi o mvp da final e deu cabo de nós.
O único poste imparável que vi na NBA foi o Shaq que era desse estilo também.

Acho que um Carter no Porto esconderia muitas das limitações dos colegas e do treinador. Não havendo um Carter, é preciso arte e saber do treinador para jogar com um poste mais leve. No ano passado não houve essa arte nem saber.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,094
10,320
Esmoriz
Pá, ainda este ano o poste pesado e grandalhão foi o mvp da final e deu cabo de nós.
O único poste imparável que vi na NBA foi o Shaq que era desse estilo também.

Acho que um Carter no Porto esconderia muitas das limitações dos colegas e do treinador. Não havendo um Carter, é preciso arte e saber do treinador para jogar com um poste mais leve. No ano passado não houve essa arte nem saber.
Há maneiras de contornar isso e foi o que fizemos nos outros jogos contra eles com excepção da final do playoff.
Mesmo na final, dou um exemplo do jogo 2 em que o Fayne tem o dobro de pontos e o dobro de ressaltos do Carter e mesmo assim perdemos o jogo.
E acho mesmo que o problema principal na final, mais do que o Carter, foi de outro tipo. Mas isso já foi mais do que esmiuçado.
 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
24,149
16,358
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Acho que estamos a sobre-estimar a importância de um poste pesado e grandalhão. O falta de um não nos impediu de ganhar a taça e ficar em primeiro na época regular. Na Hugo dos Santos fomos atropelados essencialmente pelo Tony Douglas. O Carter marca 4 pontos e no +/- perderam por 1 com ele em campo.
No playoff chegamos à final com a equipa desfeita e os dois melhores marcadores de fora.
Um jogador 5 com essas características tem um impacto no jogo que vai muito mais além dos pontos e ressaltos.

Por norma são jogadores que defendem o pintado, intimidam, condicionam e forçam o adversário a jogar de maneira diferente. Entre outras coisas naturalmente.

E todas estas estas vertentes do jogo tem um denominador comum, não aparecem na folha estatística.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,094
10,320
Esmoriz
Um jogador 5 com essas características tem um impacto no jogo que vai muito mais além dos pontos e ressaltos.

Por norma são jogadores que defendem o pintado, intimidam, condicionam e forçam o adversário a jogar de maneira diferente. Entre outras coisas naturalmente.

E todas estas estas vertentes do jogo tem um denominador comum, não aparecem na folha estatística.
Eu sei, tem muita coisa intangível. É por isso que até nem me importava de ir buscar o Fernandes da Oliveirense para dar alguma fisicalidade à nossa defesa.

Mas repara, perdemos a taça Hugo dos Santos mas com ele em campo ganhamos por 1. E ele faz parte do 5 inicial, não entra propriamente na rotação, quando está em campo normalmente está com a melhor equipa.

Perdemos porque do outro lado nos jogos decisivos aparece um Douglas, um Betinho ou um Drassler (não me lembro do branco do bigodinho) a sobressair. E nós na altura decisiva aparecemos com o Barber e o Melvin em completo desacerto (no jogo 3 ficaram de fora), com o Harrison completamente fora dela, o Omlid a ficar de fora do jogo 2 e a ter que jogar em dois jogos da final com o Landis que estava parado há mais de 6 meses. Dos melhores 6, só o Miguel Queirós e o Fayne é que estiveram ao nível esperado. Até contra a Ovarense tivemos dificuldades e eles são agressivos mas não têm propriamente um jogo interior dominador.
 
  • Like
Reações: Sangue Azul

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
24,149
16,358
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Eu sei, tem muita coisa intangível. É por isso que até nem me importava de ir buscar o Fernandes da Oliveirense para dar alguma fisicalidade à nossa defesa.

Mas repara, perdemos a taça Hugo dos Santos mas com ele em campo ganhamos por 1. E ele faz parte do 5 inicial, não entra propriamente na rotação, quando está em campo normalmente está com a melhor equipa.

Perdemos porque do outro lado nos jogos decisivos aparece um Douglas, um Betinho ou um Drassler (não me lembro do branco do bigodinho) a sobressair. E nós na altura decisiva aparecemos com o Barber e o Melvin em completo desacerto (no jogo 3 ficaram de fora), com o Harrison completamente fora dela, o Omlid a ficar de fora do jogo 2 e a ter que jogar em dois jogos da final com o Landis que estava parado há mais de 6 meses. Dos melhores 6, só o Miguel Queirós e o Fayne é que estiveram ao nível esperado. Até contra a Ovarense tivemos dificuldades e eles são agressivos mas não têm propriamente um jogo interior dominador.
Sim, mas se reparares também ganhaste um único troféu esta temporada, e foi com o teu pior americano em campo, e o melhor de fora.

Se fossemos por essa objectividade de raciocínio, o Harrisson era melhor que o Omlid.

O +- também vale o que vale, é um indicador um pouco subjectivo.

Alias, costumo escrever, e repito, o Porto precisava de um jogador muito mais fisico a jogar no pintado, e nem precisava de marcar pontos, se fosse competente em tudo o resto que já falei atrás.
 

Dragaoinvicto

Bancada central
3 Maio 2024
1,392
2,420
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
Um jogador 5 com essas características tem um impacto no jogo que vai muito mais além dos pontos e ressaltos.

Por norma são jogadores que defendem o pintado, intimidam, condicionam e forçam o adversário a jogar de maneira diferente. Entre outras coisas naturalmente.

E todas estas estas vertentes do jogo tem um denominador comum, não aparecem na folha estatística.
Porra, ainda sou do tempo em que se dizia garrafão 😅
 

kobejordan

Bancada lateral
2 Setembro 2020
540
968


Vale o que vale…Phil tem mais desarmes, melhor média de pontos/minutos jogados, melhor média de ressaltos/minutos jogados.
Não sendo um armário é um jogador valioso pela sua ação em ambos lados do campo.
Teve lesões que travaram o seu progresso, mas se serve para ser campeão na Polónia, seguramente servirá para ser campeão em Portugal.
 
  • Like
Reações: mega_dragon

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
11,392
16,580


Vale o que vale…Phil tem mais desarmes, melhor média de pontos/minutos jogados, melhor média de ressaltos/minutos jogados.
Não sendo um armário é um jogador valioso pela sua ação em ambos lados do campo.
Teve lesões que travaram o seu progresso, mas se serve para ser campeão na Polónia, seguramente servirá para ser campeão em Portugal.
Supostamente temos do nosso lado o melhor Treinador, melhor Jogador Tuga, Melhor Poste e Melhor Jogador em geral.

Faz sentido a renovação do Fayne, ainda mais com estatuto "comunitário". Gonçalo Delgado é na teoria a melhor contratação tuga dos últimos anos.
 
  • Like
Reações: Pixies

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
85,292
83,738
40
Não houve nenhuma adição à equipa técnica ou uma aposta forte no plantel?