Zé Pedro:
Que balanço faz destes dias?
"Têm sido dias muito bons. É fantástico estar aqui. Desde que entrei e assinei com o FC Porto, que ambicionava fazer uma pré-época com a equipa principal. É sem dúvida algo que estou a viver muito intensamente. A malta está toda a trabalhar muito bem e espero que se dê continuidade a isso."
Na última época foi promovido à equipa principal, sente que vai deixar em definitivo para trás esse rótulo de jovem central e passar a ser verdadeiramente o central da equipa A do FC Porto?
"Assim espero. Trabalho para isso e espero que consiga confirmar todas essas expectativas. No futuro espero conseguir mudar um bocadinho essa forma de as pessoas me verem."
Quer ser visto, em definitivo, como um central perfeitamente afirmado na equipa principal do FC Porto?
"Sim, trabalho para isso e espero que consiga obter esse registo."
Não sendo um jovem da formação do FC Porto, lidou com muitos deles na equipa B e continua agora aqui com 12 que passaram por lá. O que é que nos pode dizer desta nova geração de jovens e como é que eles estão a evoluir na equipa principal?
"Bem, é algo que, como é normal na formação, é algo que eles ambicionam, estar aqui junto do grupo da equipa A. Como é visível, há muito talento, têm que saber aproveitá-lo, trabalhar ao máximo para que, quando a oportunidade surgir, estejam sempre preparados para dar uma boa resposta."
Sendo defesa, que diferenças é que tem notado na forma de jogar da equipa, naquilo que poderá ser o FC Porto na próxima época? O que é que será diferente?
"A ideia passa muito por ser já sempre algo muito idêntico a anteriormente, porque no FC Porto trabalhamos para ganhar, portanto, a defender todos como equipa temos que nos unir para sofrer o mínimo de golos possível e se em todos os jogos conseguirmos manter uma baliza a zero, estamos mais próximos de ganhar."
Acabou a última época a titular e num jogo grande, a final da Taça de Portugal frente ao Sporting, ganhando o seu primeiro título. Espera começar a nova época também a titular, entendendo que é com o mesmo adversário também [Supertaça, frente aos leões, a 3 de agosto]?
"Sim, é para isso que faço o meu trabalho diário, depois cabe ao míster Vítor Bruno escolher e perceber se sou uma mais-valia ou não, mas a minha parte, a parte que me compete, tenho que o fazer todos os dias da forma mais dedicada possível para que isso seja possível."
Neste defeso, houve uma notícia do interesse do Rayo Vallecano, de uma proposta concreta, mas a direção do FC Porto terá recusado. Entende isso como um forte voto de confiança?
"Sim, sim, entendo claramente isso como um voto de confiança e, agora, quero retribuir esse voto de confiança nos jogos, com os meus números para ajudar o clube."
Já venceu uma Taça de Portugal, sonha em ser campeão pelo FC Porto?
"Sonho muito."
Voltando a esse jogo da Taça de Portugal, a esse seu primeiro título, teve que marcar o melhor marcador do campeonato e conseguiu com sucesso. Sente que essa exibição também vai colocá-la à prova no arranque da nova época?
"Quando representamos um clube como o FC Porto, estamos todos os dias a ser colocados à prova. E é para isso que queremos estar aqui, é por isso que também queremos estar aqui... E é para isso que trabalhamos diariamente, para jogos como esse, porque toda a gente ambiciona jogar esse tipo de jogos grandes."
O que é importante conseguir nos dois jogos que faltam disputar neste estágio, frente ao Áustria Viena e ao Sturm Graz?
"Acima de tudo sempre um espírito de equipa muito forte, trabalharmos todos unidos para que consigamos alcançar os objetivos ao longo do campeonato. Nesta fase, é certo que os resultados são sempre menos importantes, o importante é obter uma boa forma física, mas não podemos descurar essa parte, porque sem dúvida que esses resultados nos trazem alguma confiança."