Os problemas que afectam o futebol jovem

T-Dragon

Lugar Anual
2 Junho 2016
4,497
7,768
Isso consegue ser pior que não aparecer a treinos

Esta malta pensa pouco na sua vida
É que o futebol, por muito talento que tenha, é muito incerto
Eu conheci um caso desses em jovem.
Meteram na cabeça que era um super craque e ele saiu do Belenenses para o Sporting quando criaram a equipa B, devemos estar a falar em finais anos 90.
O pai alimentou aquilo e deixou-o "largar a escola".
Depois de alguns anos, disse-me um amigo comum que ele estava a trabalhar nas obras.

• Wow
Reações: MartinsDragão

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
27,766
20,249
Destaca-se:
"O desaparecimento do jogador, que faltou a reuniões com os dragões para formalizar a continuidade no clube, também já teve implicações a nível pessoal, uma vez que o avançado não compareceu a exames escolares e reprovou de ano. Assim, além da FIFA, o FC Porto participou o caso à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e efetuou uma queixa-crime junto das autoridades competentes.
(...)
Um suposto representante legal do jogador em Portugal, Wilson Sardinha, em colaboração de um agente FIFA, terá sugerido Cardoso Varela a vários clubes europeus.3 M€ - É o valor que os alegados representantes de Cardoso Varela terão exigido para a continuidade no FC Porto..."
In Ojogo
...
Mal aconselhado e mal agradecido...

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
27,766
20,249
Eu conheci um caso desses em jovem.
Meteram na cabeça que era um super craque e ele saiu do Belenenses para o Sporting quando criaram a equipa B, devemos estar a falar em finais anos 90.
O pai alimentou aquilo e deixou-o "largar a escola".
Depois de alguns anos, disse-me um amigo comum que ele estava a trabalhar nas obras.
Que tristeza de pai!

• Like
Reações: T-Dragon

Palu1893

Lugar Anual
3 Julho 2023
5,070
8,681
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
Isto a acontecer acho demonstra que não se perde nada, quando desde pequenos não têm cabeça.. a probabilidade de ter bom futuro é baixa.
Portanto siga! Precisa mais ele do Porto que o Porto dele. Next!
Meter isto como culpa de um miúdo de 15 anos é crazy.
Claramente isto não partiu dele...

• Like
Reações: Jorge_Bruno

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,016
3,701
Tem que se bloquear ao maximo possivel dentro da legalidade tudo o que envolve dinheiro com miudos até aos 16. Sejam prémios, comissões a empresarios, etc…

Miudos até esta idade têm é que se divertir, crescer, ter oportunidades de progredir nos estudos, tempo livre, etc. não pode ser uma porta aberta para um mercantilismo selvagem. Isso bordeja até o trafico de menores. E em muitos casos até o é mt claramente.

E portanto, a meu ver para se fazer isto é dar total liberdade de movimento aos miudos em que os únicos responsáveis por eles são os pais/tutores. Proibir representantes, agentes.

Isto até poderia chegar à abolição dos contratos de formação nos moldes atuais. A possivel compensação financeira aos miudos seria tabelada por lei e seria como uma bolsa de estudo con tecto.
Na verdade eles nem podem ser representados antes de poderem assinar um contrato profissional (ou uns meses antes - penso que 6). Nesse caso o Varela até já poderia.

Por muito que se limite o dinheiro para esses miúdos, há sempre forma de dar a volta.

Acabar com contratos de formação é prejudicar ainda mais os clubes que até à idade de profissional não têm como se defender (isto é mais impactante em clubes pequenos). Se não tens sequer contrato de formação, o jogador pode ir embora por absolutamente nada. Com contrato de formação há ali uma compensação (não sei exatamente como se calcula) , que é muito pequena mas para clubes pequenos sempre é alguma coisa.

Para mim uma das coisas que está mal é haver competições internacionais de escalões onde os miúdos não podem ter contrato profissional. Por exemplo, um Euro sub15. Ou um jogador que não tem 16 anos ser convocado para um Euro sub17 (como este caso concreto). Isto não devia ser permitido. Só deveria haver este tipo de competição a partir das idades onde os jogadores podem ser profissionais.
Porque isto prejudica totalmente os clubes formadores e também fomenta situações como esta.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
25,473
18,043
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Ninguém sabe onde anda um miúdo de 15 anos. Polícia nessa merda, para ontem.

O que o ojogo disse que o Porto fez, então foi feito tudo.

Queixa na Fifa e na CPCJ, o Rapaz tem 15 anos, é menor.

E pelos vistos na Policia também. Mais que um ativo, é um jovem que está em risco e que tem de ser protegido.

Pode estar com os pais/tutores legais, ou com a autorização do mesmo. Se tiver, então é a CPCJ que tem de atuar, o mais rápido possível.

• Like
Reações: vitor oliveira

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Na verdade eles nem podem ser representados antes de poderem assinar um contrato profissional (ou uns meses antes - penso que 6). Nesse caso o Varela até já poderia.

Por muito que se limite o dinheiro para esses miúdos, há sempre forma de dar a volta.

Acabar com contratos de formação é prejudicar ainda mais os clubes que até à idade de profissional não têm como se defender (isto é mais impactante em clubes pequenos). Se não tens sequer contrato de formação, o jogador pode ir embora por absolutamente nada. Com contrato de formação há ali uma compensação (não sei exatamente como se calcula) , que é muito pequena mas para clubes pequenos sempre é alguma coisa.

Para mim uma das coisas que está mal é haver competições internacionais de escalões onde os miúdos não podem ter contrato profissional. Por exemplo, um Euro sub15. Ou um jogador que não tem 16 anos ser convocado para um Euro sub17 (como este caso concreto). Isto não devia ser permitido. Só deveria haver este tipo de competição a partir das idades onde os jogadores podem ser profissionais.
Porque isto prejudica totalmente os clubes formadores e também fomenta situações como esta.

Não se pode criticar a monetização dos miudos da parte de agentes e depois defender a monetização dos mesmos da parte dos clubes.

O problema aqui é quase de exploração de menores, isso está acima dos clubes.

Aliás, as coisas estão profundamente ligadas.
Duvido muito que se consiga extirpar um problema sem alterar a relação com os clubes.

• Like
Reações: SPC

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,016
3,701
Não se pode criticar a monetização dos miudos da parte de agentes e depois defender a monetização dos mesmos da parte dos clubes.

O problema aqui é quase de exploração de menores, isso está acima dos clubes.

Aliás, as coisas estão profundamente ligadas.
Duvido muito que se consiga extirpar um problema sem alterar a relação com os clubes.
Vai haver sempre monetização.

É impossível contornar isso enquanto o futebol tiver este nível.

Tens de proteger os clubes e , protegendo os clubes, impedes um pouco estas situações.

É muito bonito também falarmos dos clubes aqui como se fossem todos grandes.
Mas convém lembrar que há jogadores que jogam estas competições e não são de colossos e esses clubes estão super desprotegidos, depois se apostarem em miúdos de qualidade que acabam por perder por nada apenas porque a lei não lhes permite assinar contrato com o jogador e as seleções colocam-nos numa montra brutal.
Isto é de uma injustiça brutal.
Convém também lembrar que o Varela é apenas um ano mais novo que o Yamal. Não queremos falar em monetização mas um nem contrato pode ter, o outro tem uma proposta de 200M rejeitada.
Um ano…

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
2,769
4,381

Tens de proteger os clubes e , protegendo os clubes, impedes um pouco estas situações.

Mas convém lembrar que há jogadores que jogam estas competições e não são de colossos e esses clubes estão super desprotegidos, depois se apostarem em miúdos de qualidade que acabam por perder por nada apenas porque a lei não lhes permite assinar contrato com o jogador e as seleções colocam-nos numa montra brutal.
Convém também lembrar que o Varela é apenas um ano mais novo que o Yamal. Não queremos falar em monetização mas um nem contrato pode ter, o outro tem uma proposta de 200M rejeitada.
Um ano…

Claro que custa mas aqui vemos sempre na perspectiva do clube... É o único sector de actividade em que queremos proteger a "empresa" dos trabalhadores.

Provavelmente o miudo está mal aconselhado e alguem quer fazer o jackpot com ele mas até que ponto é legitimo negar 3M a um jogador que não tem nada? Ou mesmo que não seja na vertente financeira, até que ponto é justo impedir o jogador de ir para 1 clube que (na visao dele) lhe vai dar melhores condiçoes para ser um jogador de topo? E se ficar e acabar no Candal porque o treinador sub19 gostava mais de um jogador de outro perfil?

São questões complicadas de resolver e decidir

• Like
Reações: zapan e SPC

Palu1893

Lugar Anual
3 Julho 2023
5,070
8,681
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
Claro que custa mas aqui vemos sempre na perspectiva do clube... É o único sector de actividade em que queremos proteger a "empresa" dos trabalhadores.

Provavelmente o miudo está mal aconselhado e alguem quer fazer o jackpot com ele mas até que ponto é legitimo negar 3M a um jogador que não tem nada? Ou mesmo que não seja na vertente financeira, até que ponto é justo impedir o jogador de ir para 1 clube que (na visao dele) lhe vai dar melhores condiçoes para ser um jogador de topo? E se ficar e acabar no Candal porque o treinador sub19 gostava mais de um jogador de outro perfil?

São questões complicadas de resolver e decidir
Mas isso é o direito dele e ele pode fazer isso eticamente.
O Porto não te obriga a renovar o contrato, o que estão a fazer é que não é correto a pedir 3M e a assinar contratos que são ilegais com outras equipas.

SPC

Bancada central
29 Setembro 2023
1,614
1,700
Se o que o jogo fala é verdade, então ele já fez tudo o que é necessário fazer.
Não tem mais nada que se possa fazer neste momento, a bola agora está do lado da FIFA.
Demais!!!

A malta descobriu agora que os (alguns) empresários são uns chulos....

Afinal, às vezes não é só incompetência das direcções.....

Apesar dos papagaios nas eleições.....

Vamos ter muitas cenas destas, vamos ganhar, vamos perder, é olhar em frente!!!

• Like
Reações: Palu1893

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142

Um ano…

Vai haver sempre… no futebol profissional.

Na formação tudo pode ser mt melhor controlado se houver vontade política.

Mantenho a opinião.