Não acontece, não. Os bilhetes sempre foram pagos (ou não pagos) à posteriori.
Têm de ser pagos na hora.
Se o lider dos SD diz que quer 3000 bilhetes, o Porto vai ter 3000 bilhetes para eles. Mas têm de os pagar quando os levantam, na bilheteira. Se forem bilhetes de 20€, têm de bater os 60k na hora.
O Porto não pode nem deve ficar à espera para receber esse dinheiro.
Se os outros sócios pagam os bilhetes na hora, os SD têm de o fazer também. Se isso implica andarem com 60 ou 100k à frente, isso é problema deles.
Não sei se estás por dentro de como os SD são organizados, ou como a bilhética é distribuida, com a piramide de lider, chefes de nucleo e demais associados. Eu entendo o argumento e seria o ideal para evitar faltas de pagamento. Mas como deves imaginar, sejam os SD, os Dragoes Azuis, o Colétivo ou outro grupo qualquer que eventualmente será criado, não têm capacidade para suportar 1000, 2000 bilhetes à cabeça. Isso não é viável. Se houver um bom controlo, com rédea curta, se quiserem bilhetes para o jogo x+1, terão de pagar os bilhetes do jogo X. Ponto.
Como já a maioria dos user aqui disse, 99% da malta que lá anda paga o seu bilhetinho direitinho. Se ele não chega ao Porto, é outra questão. Em todo o lado, os grupos organizados têm determinadas regalias, seja com apoios na deslocação, bilhética mais barata, facilidades na aquisição dos bilhetes... Na minha simples opinião, tudo se resolvia de uma forma muito prática. Era criada uma plataforma ONLINE onde todos os membros designados pela claque (com vinculo) poderiam, através do seu numero de associado, comprar um bilhete dos X destinados à claque para aquele jogo. Depois, o bilhete eletronico se revendido, já é trabalho para as autoridades - todos sabemos que a identificação de nada vale na entrada dos estádios portugueses. Em itália, é CC na mão e não há cá brincadeiras para o adepto tuga que lá vai. Parece simples, não? Haja é vontade das duas partes. E aí tem estado o problema.