#Futebol Capitães da Equipa Principal

YAP

Bancada lateral
12 Junho 2019
620
881
37
Lisboa
Muitas vezes procuramos respostas nas referências do passado, mas esquecemos que o que conta é o que há hoje!

No passado conhecemos jogadores com perfis de liderança muito fortes que o afirmavam dentro e fora de campo. Para mim, os dois maiores exemplos foram o Bicho e o João Pinto, mas sei que houve outros muitos fortes e importantes.

Hoje, as coisas são e estão diferentes, principalmente na forma como nos relacionamos e nos afirmamos perante os outros.

Parece-me inquestionável que, hoje, existe gente no plantel com perfis e personalidades fortes, falta saber se são líderes. Existem também aqueles menos exuberantes que dentro portas são pessoas com uma enorme aceitação entre todos.

Neste momento, o grupo não é novo, todos se conhecem e entre eles existirão, naturalmente, líderes que ocuparão o lugar daquele que saiu e daqueles que podem sair.

Esses novos líderes serão, simplesmente, diferentes.

Aquilo que desejo é que acima de tudo sejam exemplos de dedicação e trabalho para todos. E, nesse aspecto, temos profissionais com uma dedicação e predisposição para o trabalho inexcedivel. Mas, lá está, o grupo não está fechado.

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
17,388
11,270
Diogo, Marcano quando tiver bem e Zé Pedro caso continue nesta forma. Varela tem perfil mas não conhece o clube.

Evanilson seria um gozo como capitão, até prefiro o João Mário.

Emanujor

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
38,762
28,663
62
Aveiro
Em breve já se vai começar a ter uma ideia das escolhas do VB, quando começarem os jogos de preparação.
Há que deixar chegar também os jogadores que estão nas seleções e se o Marcano fica ou não no plantel.
Depois depende de eventuais vendas.

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
27,786
20,264
Com perfil de capitão e já com mais de 2 anos no clube: Eustáquio, Fábio Cardoso e Diogo Costa. A grande questão, para além do balneário, e que os dois primeiros poderão não ser titulares para desempenhar essa função em campo e o Diogo está "fora" do envolvimento com os jogadores de campo.
Quem tem perfil, aparentemente, mas só tem uma época com a nossa camisola é o Varela...
O João Mário, mesmo vindo da nossa formação, não tem essa raça constante e liderança para se impor e ser respeitado pelo árbitro...
Zé Pedro, não sei se atingiu esse estatuto ao vir da B a meio da época, já com 26 anos...

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
27,786
20,264
Diogo, Marcano quando tiver bem e Zé Pedro caso continue nesta forma. Varela tem perfil mas não conhece o clube.

Evanilson seria um gozo como capitão, até prefiro o João Mário.
Quando é que Marcano vai estar bem? Quando terminar o contrato...não podemos contar com ele.
Zé Pedro, não tem estatuto ao vir da B como recurso à falta de centrais a meio da época...
Evanilson não tem esse perfil e João Mário não tem aguentado uma época sem se lesionar e não me parece menino para dar um murro na mesa para por as tropas na ordem quando um jogo correr menos bem...

Última edição:

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
27,786
20,264
Vítor Bruno esteve 7 anos na roda no fim dos jogos em que cada um dos jogadores falava à vez e esteve no balneário esse mesmo tempo para saber quem tem o verdadeiro perfil de capitão...até nos poderá surpreender...ou não. É certo que a escolha não será muita, mas haverá jogadores suficientes para escolher 3 como deve ser, sabendo que Jorge Costa só o há um e é diretor para o futebol.

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
17,388
11,270
Quando é que Marcano vai estar bem? Quando terminar o contrato...não podemos contar com ele.
Zé Pedro, não tem estatuto ao vir da B como recurso à falta de centrais a meio da época...
Evanilson não tem esse perfil e João Mário não tem aguentado uma época sem se lesionar e não me parece menino para dar um murro na mesa para por as tropas na ordem quando um jogo correr menos bem...
Então só o Diogo. Mas existe aqui quem diga que 50 milhões pelo Diogo é bom. Quando o entulho Galeno e Pepê juntos dão mais que isso.

• Não gosto
Reações: ManuSantiFCP

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
25,084
15,708
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Eu estou não diria preocupado, mas também porque não confessar, mas ansioso por saber qual a equipa que irá competir. Esta questão do capitão desculpem lá é um "não assunto", se tivermos uma equipa competitiva o capitão irá aparecer de forma natural, se a equipa não for competitiva por muito bom que seja o capitão não serve para nada.
O tema principal é que equipa teremos e a seu tempo saberemos, o resto são fait divers e só é assunto porque não há mais nada para discutir.
Que me desculpe quem não concordar mas é a minha opinião.

Sonic

Bancada central
13 Fevereiro 2024
1,689
2,725
Com o triste leque de opçoes, pouco importa. O capitao vai ser o Jorge so que fora de campo em vez do habitual dentro de campo.

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
18,134
42,701
2024/2025

Marcano
Diogo Costa
Varela
Fábio Cardoso
João Mário/Evanilson/Zé Pedro (dos 3 apenas 1)

Não deve fugir muito disto, penso eu. A questão é que o Marcano, à partida, não deverá ser muito utilizado, e existe a possibilidade do Diogo sair.

Se assim for, provavelmente em vez de ser 1 dos 3 serão 2 dos 3 que referi.

Certo é que precisamos de jogadores com estatuto de capitão que sejam indiscutíveis no 11. Daí, tal como disse no seu tópico, aprovo a ideia de se nomear Alan Varela como um dos capitães.

Emanujor

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
38,762
28,663
62
Aveiro
2024/2025

Marcano
Diogo Costa
Varela
Fábio Cardoso

Não deve fugir muito disto, penso eu. A questão é que o Marcano, à partida, não deverá ser muito utilizado, e existe a possibilidade do Diogo sair.

Certo é que precisamos de jogadores com estatuto de capitão que sejam indiscutíveis no 11. Daí, tal como disse no seu tópico, aprovo a ideia de se nomear Alan Varela como um dos capitães.
Também me parece que não vai andar longe disso.
A não ser que regresse algum ex-jogador com estatuto.

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
17,388
11,270
2024/2025

Marcano
Diogo Costa
Varela
Fábio Cardoso

Pá Evanilson a capitão não dá mesmo

Massive

Bancada central
29 Setembro 2017
1,493
2,361
Estádio do Dragão
2024/2025

Marcano
Diogo Costa
Varela
Fábio Cardoso

Eustáquio?
A meu ver é uma escolha muito óbvia para o lote.

• Like
Reações: RR11 e TennantWho