Bem... fazer de conta que uma marca não perde dinheiro com material contrafeito? Há bases factuais sim... é um problema para muitas marcas.
E isso da publicidade.... algo só é contrafeito, se a marca já tiver mercado. Por isso, a tal publicidade não favorece em nada um clube.
Continuo a dizer, se não houvesse opções de candonga, haveria quem nada comprasse, mas a maior parte ou compraria a oficial, ou esperaria pelos saldos de black friday ou de fim de época. Como já aqui escrevi, há uns 2/3 anos, as camisolas oficiais de épocas anteriores estavam na grande maioria a 20€... que é mais barato que muitas das camisolas contra-feitas. Para além da maioria dos produtos de candonga terem imperfeições... conheço quem comprasse a azure desta última época para oferecer, e depois andava preocupado, porque era óbvio que a bola do símbolo do clube estava algo achatada... e a diferença ainda era mais notória com a camisola original ao lado... e no caso extremo, temos as bandeiras do euro 2004, em que, em vez de castelos, tinhamos pudins flan na bandeira nacional...
As marcas preocupam-se tanto com contrafeitos e uso de marcas registradas, que até se dão ao trabalho de processar pessoal. Um dos casos mais óbvios é a rolex, que até youtubers denuncia por usarem o termo "oyster bracelet" para braceletes de relógio que não sejam da rolex.
Quais são as bases factuais, então?
Estás a por a culpa nos adeptos de não comprarem mais material oficial.
Quando se o clube e os fornecedores tivessem produtos mais baratos, os adeptos compravam oficial.
"Inventar" a netflix foi o maior golpe na pirataria da Internet. As pessoas deixaram de precisar de recorrer a material "contrafeito" porque tinham um meio barato (mais caro que a pirataria) e muito mais cómodo de ter acesso a tudo que queriam.
Roupa é igual. Se os adeptos querem andar com material do clube, vão andar com material do clube, seja a 5 € da candonga seja a 100 € da loja oficial.
Se a loja oficial tivesse produtos a 5 €, mesmo que diferentes dos de 100 €, usavam oficial.
Se a candonga consegue fazer material a 20 €, as marcas também, mas não querem. É mais fácil criminalizar as pessoas e culpa-las por "não ajudar o clube".
Quem compra uma camisola da candonga, muitas vezes já paga quotas, já comprou o bilhete para o estádio para família toda, um cáchecol, um boné e um draco oficial para cada um dos miudos.
Mas depois de deixar 200 € no clube, é ele o criminoso por comprar a candonga, quando nunca iria comprar a oficial porque ja não sobrava mais dinheiro.