Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente Honorário

fcporto1978

Tribuna Presidencial
15 Junho 2020
5,586
9,946
Que apito dourado? O caso em que supostamente compramos um árbitro e acabamos por empatar na mesma (frente ao beira mar)? Na mesma época em que fomos Campeões Europeus? Na mesma época em que ganhamos o Campeonato a brincar mesmo sendo prejudicados em vários jogos?

Há cabeças que não dão para mais. Se a CS da capital os mandasse atirar da ponte, eles atiravam-se. :cry:

Quando tens "portistas" a ter esse tipo de pensamento é que te dás conta do monstro (comunicação social) que temos que combater, que faz lavagem cerebral a um país de 10 milhões, 365 dias, 24 horas por dia.
 
Última edição:

joaovilasboas

Bancada lateral
4 Maio 2024
745
1,145
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Que apito dourado? O caso em que supostamente compramos um árbitro e acabamos por empatar na mesma (frente ao beira mar)? Na mesma época em que fomos Campeões Europeus? Na mesma época em que ganhamos o Campeonato a brincar mesmo sendo prejudicados em vários jogos?
Há cabeças que não dão para mais. Se a CS da capital os mandasse atirar da ponte, eles atiravam-se. :cry:

Quando tens "portistas" a ter esse tipo de pensamento é que te dás conta do monstro (comunicação social) que temos que combater, que faz lavagem cerebral a um país de 10 milhões, 365 dias, 24 horas por dia.
Espero mesmo que isso seja só ingenuidade, e não uma completa abstração da realidade. Por outras palavras, comer gelados com a testa.

A comunicação social foi e é anti-Porto, mas negar o Apito Dourado é ridículo. Temos escutas telefónicas claras, para além de uma referência do mundo portista, que infelizmente já não se encontra entre nós e por isso não vou mencionar o seu nome, me ter confirmado as coisas.

Admitir a existência do Apito Dourado não significa ilibar os lampiões; pelo contrário, o Clube do Regime foi muitíssimo mais beneficiado que o Porto estes anos todos, e o Apito Dourado só não foi para a frente porque o Vieira foi apanhado a meio do caminho.

Admitir a existência do Apito Dourado também não significa retirar o mérito da equipa. Nos anos a que o Apito Dourado se reporta, o Porto teria ganho tudo aquilo que ganhou; nada disto compra Champions, Ligas, Taças.

Ver portistas a negar o Apito Dourado dá uma luz sobre a razão pela qual PDC ficou tantos anos no poder e o motivo do clube estar da forma que está. É um assunto tabu, que era apenas falado em privado - já não precisamos disso. Aquilo que o Porto fez, tantos outros fizeram, de forma igual ou pior: Lampiões, Calimeros, Real Madrid, Barcelona, Juventus, Inter, Milan, Man City, Man United, Liverpool, Arsenal, Marselha, PSG, Bayern, etc. Até seleções: Inglaterra, França, Argentina, Coreia do Sul, Brasil, Espanha.
 

super82

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
19,713
9,417
A demora da justiça em Portugal, esse personagem nunca chega a ir preso.
Da tempo ou de fugir, ou de ir para outro mundo.
 

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
71,447
122,721
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Que apito dourado? O caso em que supostamente compramos um árbitro e acabamos por empatar na mesma (frente ao beira mar)? Na mesma época em que fomos Campeões Europeus? Na mesma época em que ganhamos o Campeonato a brincar mesmo sendo prejudicados em vários jogos?
Eu só peço que me avisem quando for para entregar as taças de volta e para repudiar os títulos.
Até lá "zero escândalo" com esta nova narrativa, porque simplesmente a adivinhei, através da aplicação pura da janela de Overton que está com um shift optimizado neste momento para tal.
 

Filipe Mendes

Lugar Anual
24 Janeiro 2024
1,107
2,865
O apito dourado foi das páginas mais negras do nosso clube.
Pode não ter havido relação causa/efeito porque nesse ano éramos imparáveis e o jogo que estava sob investigação até nem o vencemos mas alguém acha normal um árbitro visitar um presidente dum clube em sua casa?

Ponhamos isto ao contrário. Fosse o Vieira ou o Rui Costa em vez do Pinto da Costa e alguém tinha dúvidas do que se estava a passar? Alguém engolia a desculpa de que foi lá para receber conselhos matrimoniais?

Pessoalmente, o apito dourado é daqueles temas tabu que varri para debaixo do tapete e nem ouso levantar uma esquina que seja tal é a vergonha e desconforto a falar desse assunto.
 

bad_person

Bancada central
30 Junho 2020
1,889
3,273
Conquistas
2
Portugal
Quem ainda em pleno 2024 escreve sobre o apito dourado, desculpe que o diga, mas é um burro muito grande e não percebeu nada de nada do que era a realidade do futebol português nessa altura.
A nossa sorte é que vozes de burro não chegam ao céu.
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
33,141
57,265
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
O apito dourado foi das páginas mais negras do nosso clube.
Amigo, não leves a mal, mas não deves ter lido quase nada sobre essa tentativa de destruição do nosso clube engendrada pela Pinhão e em conluio com o MP da altura.

Aquilo foi uma fábula toda baseada num livro de mentiras da Carolina Salgado. Hás-de ler o que os juízes escreveram aquando da absolvição total. Isso dos envelopes é mentira.

Sabias que havia muito mais escutas de outros presidentes com o mesmo procedimento de escolher árbitros? O Vieira estava lá, o do sbordingue também. Mas essas escutas foram postas de parte. Era normal fazer-se isso na altura.

Quanto ao resto: provas, zero. Os tribunais civis absolveram totalmente o nosso clube. Os únicos que o condenaram foram os "tribunais" desportivos liderados por um dos maiores anti Porto, um tal de Ricardo Costa.

Vai ler o processo. Vai ler tudo o que o Miguel Sousa Tavares escreveu sobre esse processo.
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
19,713
25,908
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
O apito dourado original investigava os jogos do Gondomar e as ofertas em ouro que estes faziam aos árbitros.
Se a estes nada lhes aconteceu e eles até subiram de divisão nesse ano, muito menos podiam fazer algo ao Porto.
 

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
4,114
3,856
Amigo, não leves a mal, mas não deves ter lido quase nada sobre essa tentativa de destruição do nosso clube engendrada pela Pinhão e em conluio com o MP da altura.

Aquilo foi uma fábula toda baseada num livro de mentiras da Carolina Salgado. Hás-de ler o que os juízes escreveram aquando da absolvição total. Isso dos envelopes é mentira.

Sabias que havia muito mais escutas de outros presidentes com o mesmo procedimento de escolher árbitros? O Vieira estava lá, o do sbordingue também. Mas essas escutas foram postas de parte. Era normal fazer-se isso na altura.

Quanto ao resto: provas, zero. Os tribunais civis absolveram totalmente o nosso clube. Os únicos que o condenaram foram os "tribunais" desportivos liderados por um dos maiores anti Porto, um tal de Ricardo Costa.

Vai ler o processo. Vai ler tudo o que o Miguel Sousa Tavares escreveu sobre esse processo.
Concordo que o processo Apito Dourado teve um olho muito cirúrgico.

Mas não vou negar que sempre me custou usar a defesa de Politico neste caso para o nosso clube. A defesa do não somos os únicos e que tudo só pode ser uma cabala.

Foi feito para prejudicar principalmente os clubes do norte, nao ha duvidas, mas que o PDC também "andou a chuva", e sem necessidade devido a super equipa que tinhamos, isso tb acho que nao se pode duvidar.
 

ManuSantiFCP

131 anos de vitórias sem igual 🔵⚪
8 Fevereiro 2023
9,273
13,699
Espero mesmo que isso seja só ingenuidade, e não uma completa abstração da realidade. Por outras palavras, comer gelados com a testa.

A comunicação social foi e é anti-Porto, mas negar o Apito Dourado é ridículo. Temos escutas telefónicas claras, para além de uma referência do mundo portista, que infelizmente já não se encontra entre nós e por isso não vou mencionar o seu nome, me ter confirmado as coisas.

Admitir a existência do Apito Dourado não significa ilibar os lampiões; pelo contrário, o Clube do Regime foi muitíssimo mais beneficiado que o Porto estes anos todos, e o Apito Dourado só não foi para a frente porque o Vieira foi apanhado a meio do caminho.

Admitir a existência do Apito Dourado também não significa retirar o mérito da equipa. Nos anos a que o Apito Dourado se reporta, o Porto teria ganho tudo aquilo que ganhou; nada disto compra Champions, Ligas, Taças.

Ver portistas a negar o Apito Dourado dá uma luz sobre a razão pela qual PDC ficou tantos anos no poder e o motivo do clube estar da forma que está. É um assunto tabu, que era apenas falado em privado - já não precisamos disso. Aquilo que o Porto fez, tantos outros fizeram, de forma igual ou pior: Lampiões, Calimeros, Real Madrid, Barcelona, Juventus, Inter, Milan, Man City, Man United, Liverpool, Arsenal, Marselha, PSG, Bayern, etc. Até seleções: Inglaterra, França, Argentina, Coreia do Sul, Brasil, Espanha.
Disseste na tua primeira intervenção que o apito dourado beneficiou o clube.

Eu não vejo onde, na minha opinião só prejudicou em vários sentidos.

É só ver o que aconteceu na arbitragem a partir daí, com sucessivos roubos ao nosso clube (sem falar do túnel da luz) e até tivemos um clube a adicionar 3 campeonatos da liga experimental ao palmarés do Campeonato Nacional sem que ninguém se opusesse.
 
  • Like
Reações: Edgar Siska

joaovilasboas

Bancada lateral
4 Maio 2024
745
1,145
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Vai-se a ver e o velho afinal só fez ilegalidades nos últimos 10 anos, coitado. Deve ser daquela doença terminal que o Amaral referiu.

Isto é tudo muito lindo. Admitir o Apito Dourado = a ser burro, anti-Portista, lavagem cerebral.

Mesmo com um gajo a dizer que é normal, que o Apito Dourado não significou nada a nível de títulos ganhos, que o Benfica fez pior e que também estava envolvido, etc.

Cito um velho brasileiro: "E o burro sou eu?"

Note-se que só referi o Apito Dourado porque um user ficou muito surpreendido e achou muito grave esta notícia de combinar o dia das buscas com a PSP.
 
  • Não gosto
Reações: Ivo Gonçalves

joaovilasboas

Bancada lateral
4 Maio 2024
745
1,145
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Disseste na tua primeira intervenção que o apito dourado beneficiou o clube.

Eu não vejo onde, na minha opinião só prejudicou em vários sentidos.

É só ver o que aconteceu na arbitragem a partir daí, com sucessivos roubos ao nosso clube (sem falar do túnel da luz) e até tivemos um clube a adicionar 3 campeonatos da liga experimental ao palmarés do Campeonato Nacional sem que ninguém se opusesse.
Homem, onde eu disse que beneficiou o clube - no sentido em que nos deu títulos ou foi determinante?

Eu disse que "enquanto o clube ganhava ou o PDC fazia coisas ilícitas em prol dele, fechavam os olhos". E de facto, fez coisas em prol dele, o que não significa que essas coisas tenham sido comprar títulos.

Eu vou repetir mais uma vez: admito o Apito Dourado, mas, para mim, a extensão desse Apito Dourado é bem diferente da dos benfiquistas, que deviam ficar calados, pois o processo parou em Leiria por terem arranjado provas contra o Vieira.

Ou seja: quanto ao Apito Dourado, tal como disse no post inicial, "Fosse só isso que é relatado na notícia, e o PDC era um anjo, visto ser uma coisa que todos os Presidentes de Clubes, em todos os países, fazem. Por infortúnio, o nosso velho fez coisas muito piores..."

O Apito Dourado não nos deu títulos, nem alterou a performance desportiva.
 

ManuSantiFCP

131 anos de vitórias sem igual 🔵⚪
8 Fevereiro 2023
9,273
13,699
Homem, onde eu disse que beneficiou o clube - no sentido em que nos deu títulos ou foi determinante?

Eu disse que "enquanto o clube ganhava ou o PDC fazia coisas ilícitas em prol dele, fechavam os olhos". E de facto, fez coisas em prol dele, o que não significa que essas coisas tenham sido comprar títulos.

Eu vou repetir mais uma vez: admito o Apito Dourado, mas, para mim, a extensão desse Apito Dourado é bem diferente da dos benfiquistas, que deviam ficar calados, pois o processo parou em Leiria por terem arranjado provas contra o Vieira.

Ou seja: quanto ao Apito Dourado, tal como disse no post inicial, "Fosse só isso que é relatado na notícia, e o PDC era um anjo, visto ser uma coisa que todos os Presidentes de Clubes, em todos os países, fazem. Por infortúnio, o nosso velho fez coisas muito piores..."

O Apito Dourado não nos deu títulos, nem alterou a performance desportiva.
"SÓ AGORA criticam o velho por todas (realço o todas) as coisas ilegais que fez, seja a favor ou contra o clube."

Disseste isto na resposta ao comentário em que disseram que tínhamos um orelhas em casa e não sabíamos.

Eu só quis explicar que a meu ver PdC não fez nada que favorecesse o clube, essa época foi tremenda por culpa exclusivamente dos jogadores e do treinador. E acho infeliz que se continue a bater na tecla do apito dourado para usar como argumento contra aqueles que só agora criticam PdC.

Há 19 anos não havia fórum, há 8/10 não havia certezas de nada e mesmo assim já era criticado.

Agora há indícios evidentes e pelo que se tem passado nos últimos tempos acho normal a revolta embora não concorde que se compare PdC com vieira que é um ladrão profissional que nos roubou vários campeonatos.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
7,830
10,020
Esmoriz
O apito dourado foi das páginas mais negras do nosso clube.
Pode não ter havido relação causa/efeito porque nesse ano éramos imparáveis e o jogo que estava sob investigação até nem o vencemos mas alguém acha normal um árbitro visitar um presidente dum clube em sua casa?

Ponhamos isto ao contrário. Fosse o Vieira ou o Rui Costa em vez do Pinto da Costa e alguém tinha dúvidas do que se estava a passar? Alguém engolia a desculpa de que foi lá para receber conselhos matrimoniais?

Pessoalmente, o apito dourado é daqueles temas tabu que varri para debaixo do tapete e nem ouso levantar uma esquina que seja tal é a vergonha e desconforto a falar desse assunto.
acho que a única questão é mesmo ser prática corrente na altura. O tráfico de influências, a promiscuidade, as pequenas simpatias que se pagavam com favores, os telefonemas a pressionar. E depois há outra questão, o esquema pode-se ter tornado mais sofisticado mas pelos vistos as coisas não mudaram assim tanto.
 

joaovilasboas

Bancada lateral
4 Maio 2024
745
1,145
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
"SÓ AGORA criticam o velho por todas (realço o todas) as coisas ilegais que fez, seja a favor ou contra o clube."

Disseste isto na resposta ao comentário em que disseram que tínhamos um orelhas em casa e não sabíamos.

Eu só quis explicar que a meu ver PdC não fez nada que favorecesse o clube, essa época foi tremenda por culpa exclusivamente dos jogadores e do treinador. E acho infeliz que se continue a bater na tecla do apito dourado para usar como argumento contra aqueles que só agora criticam PdC.

Há 19 anos não havia fórum, há 8/10 não havia certezas de nada e mesmo assim já era criticado.

Agora há indícios evidentes e pelo que se tem passado nos últimos tempos acho normal a revolta embora não concorde que se compare PdC com vieira que é um ladrão profissional que nos roubou vários campeonatos.
Vamos ver se nos entendemos: quando eu digo que fez coisas ilegais em prol do clube, tal não significa que esteja a comprar títulos, como alegavam no Apito Dourado.

Agora, de facto fez, não foi só roubar do clube.

Não sei se notaste, mas isto tudo, parecendo que não, foi uma "defesa" a esse comentário de comparação Vieira/PDC.

A diferença entre PDC e Vieira é esta: se o primeiro coisas ilegais fez, foi a nível local (entenda-se: AF Porto, polícias, o que seja). O Vieira, pelo contrário, tinha influência a nível nacional, literalmente o clube do regime.

Quem diz o Vieira, diz quase qualquer presidente dos lampiões.
 

joaovilasboas

Bancada lateral
4 Maio 2024
745
1,145
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
acho que a única questão é mesmo ser prática corrente na altura. O tráfico de influências, a promiscuidade, as pequenas simpatias que se pagavam com favores, os telefonemas a pressionar. E depois há outra questão, o esquema pode-se ter tornado mais sofisticado mas pelos vistos as coisas não mudaram assim tanto.
É mesmo isso. Nada com o poder de comprar títulos ou coisa parecida.

Prática corrente na altura, em qualquer clube, em qualquer lugar. Em Portugal, muito pior fez o Benfica, em diversas alturas diferentes.
 

Filipe Mendes

Lugar Anual
24 Janeiro 2024
1,107
2,865
Amigo, não leves a mal, mas não deves ter lido quase nada sobre essa tentativa de destruição do nosso clube engendrada pela Pinhão e em conluio com o MP da altura.

Aquilo foi uma fábula toda baseada num livro de mentiras da Carolina Salgado. Hás-de ler o que os juízes escreveram aquando da absolvição total. Isso dos envelopes é mentira.

Sabias que havia muito mais escutas de outros presidentes com o mesmo procedimento de escolher árbitros? O Vieira estava lá, o do sbordingue também. Mas essas escutas foram postas de parte. Era normal fazer-se isso na altura.

Quanto ao resto: provas, zero. Os tribunais civis absolveram totalmente o nosso clube. Os únicos que o condenaram foram os "tribunais" desportivos liderados por um dos maiores anti Porto, um tal de Ricardo Costa.

Vai ler o processo. Vai ler tudo o que o Miguel Sousa Tavares escreveu sobre esse processo.
Vamos por partes.

Óbvio que houve um aproveitamento por parte da comunicação social e dos clubes rivais. Mais de metade do livro da Carolina deve ser ficção. Só me acredito na flatulência.

Relativamente às escolhas de árbitros também aceito que fosse transversal a todos os clubes. Aliás, há a famosa escuta do Vieira a chorar pelo Paraty.

Agora, também não é menos verdade que o tal árbitro (já não me recordo do nome) visitou a casa de Pinto da Costa.
E agora és tu que me vais perdoar mas se achas que ele foi lá porque preciaava de aconselhamento matrimonial estás a ser anjinho.

Volto a dizer: é assunto que não gosto nada de discutir pois temos claramente o rabo traçado e expôs-nos desnecessariamente tanto aos rivais como à opinião pública generalizada.
 
  • Like
Reações: joaovilasboas