André Villas-Boas - Presidente

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,276
1,701
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
O Baía foi top. Top!!!
Uma lenda. E devo dizer que nas vezes que já estive com ele, parece-me um tipo muito simpático.

Faz questão de sempre cumprimentar toda a gente, independentemente de serem importantes ou não.

O dirigente, enfim, não corresponde. Espero que um dia ele se arrependa de algumas coisas.

K92

Tribuna Presidencial
4 Junho 2014
5,951
4,926
Uma lenda. E devo dizer que nas vezes que já estive com ele, parece-me um tipo muito simpático.

Faz questão de sempre cumprimentar toda a gente, independentemente de serem importantes ou não.

O dirigente, enfim, não corresponde. Espero que um dia ele se arrependa de algumas coisas.
Concordo, tive oportunidade de testemunhar isso, também.
Quanto a passagem pela SAD...
É a vida, os entalos que levou, sei lá...

VisceraEater

Bancada central
28 Maio 2016
1,876
1,276
36
Eu vi o melhor do Baia. Mas tambem vi Helton. Casillas. Marchesin. Diogo Costa… fica complicado ver tudo isto sem biased. Todos eles com pontos fortes unicos: Helton fora dos postes e Casillas entre eles e nos passes longos. Baía pelo posicionamento. Merche nos reflexos. Diogo parece ser o equilíbrio entre tudo isto. Sem pontos necessariamente fracos.

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,276
1,701
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Eu vi o melhor do Baia. Mas tambem vi Helton. Casillas. Marchesin. Diogo Costa… fica complicado ver tudo isto sem biased. Todos eles com pontos fortes unicos: Helton fora dos postes e Casillas entre eles e nos passes longos. Baía pelo posicionamento. Merche nos reflexos. Diogo parece ser o equilíbrio entre tudo isto. Sem pontos necessariamente fracos.
É muito difícil. O Baía e o Casillas são de uma antiga escola de GR, enquanto o Diogo já segue a nova escola.

Se tivesse de ordenar, pelas suas performances no Porto...Baía > Casillas = Diogo Costa > Helton > Marchesin

• Like
Reações: cybersoze35 e K92

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,006
3,687
É muito difícil. O Baía e o Casillas são de uma antiga escola de GR, enquanto o Diogo já segue a nova escola.

Se tivesse de ordenar, pelas suas performances no Porto...Baía > Casillas = Diogo Costa > Helton > Marchesin
O Baía foi o impulsionador da nova escola. Não tem nada de velha escola.

O posicionamento dele a cortar profundidade deve ter sido pioneiro na altura (eu ainda era novo mas ele era tão criticado por isso). Na altura quase ninguém defendia assim. Hoje todos os GR de equipas grandes têm de defender assim (o Iker não era esse tipo de GR).
Tudo que fosse fora dos postes o Baía era top.

Obviamente que hoje em dia iam dizer que lhe falta alguma altura para estar no topo, mas eu arrisco-me a dizer que o Baía foi dos Gr mais importantes de todos os tempos (mais importantes é diferente de melhores… e ele foi muito muito bom).

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,276
1,701
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
O Baía foi o impulsionador da nova escola. Não tem nada de velha escola.

O posicionamento dele a cortar profundidade deve ter sido pioneiro na altura (eu ainda era novo mas ele era tão criticado por isso). Na altura quase ninguém defendia assim. Hoje todos os GR de equipas grandes têm de defender assim (o Iker não era esse tipo de GR).
Tudo que fosse fora dos postes o Baía era top.

Obviamente que hoje em dia iam dizer que lhe falta alguma altura para estar no topo, mas eu arrisco-me a dizer que o Baía foi dos Gr mais importantes de todos os tempos (mais importantes é diferente de melhores… e ele foi muito muito bom).

Repara, quando falo de nova escola, refiro-me aos sweeper keepers. O Baía era muito bom, mas não era um sweeper keeper propriamente dito.

O Higuita foi o primeiro que me lembro de ver jogar daquela forma, embora ainda algo longe de como se joga atualmente. O Barthez também já exibia um modo semelhante, mas quem popularizou isto no futebol contemporâneo foi o Neuer.

Tal como o Casillas, o Baía era um shot-stopper.

• Like
Reações: K92

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,006
3,687
Repara, quando falo de nova escola, refiro-me aos sweeper keepers. O Baía era muito bom, mas não era um sweeper keeper propriamente dito.

O Higuita foi o primeiro que me lembro de ver jogar daquela forma, embora ainda algo longe de como se joga atualmente. O Barthez também já exibia um modo semelhante, mas quem popularizou isto no futebol contemporâneo foi o Neuer.

Tal como o Casillas, o Baía era um shot-stopper.
Podia não o ser no jogo de pés.

Naquilo que era jogar fora da área, controlo de profundidade era e foi inovador. E talvez melhor que esses nesse aspeto.
E isso pode ter-nos dado uma Champions.

fernandoneves9

Bancada central
3 Setembro 2013
1,049
2,069
Matosinhos

O Baía enquanto pessoa é capaz de ser das melhores que conheci assim do meio mais mediático.
É o tipo de gente boa que o nosso clube deveria formar.

A questão do Baía dirigente penso que todos sabemos a razão de ser. Costumo dizer que ter valores é mais fácil quando não temos contas para pagar. Todos nós notamos que o Baía carismático em campo, com uma postura forte e de liderança, não é a mesma pessoa que vimos enquanto vice do nosso clube.

Os anos ajudarão a sarar a mágoa , é uma lenda do clube e para mim o melhor guarda redes de sempre do futebol português.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
24,560
16,928
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
O Baía enquanto pessoa é capaz de ser das melhores que conheci assim do meio mais mediático.
É o tipo de gente boa que o nosso clube deveria formar.

A questão do Baía dirigente penso que todos sabemos a razão de ser. Costumo dizer que ter valores é mais fácil quando não temos contas para pagar. Todos nós notamos que o Baía carismático em campo, com uma postura forte e de liderança, não é a mesma pessoa que vimos enquanto vice do nosso clube.

Os anos ajudarão a sarar a mágoa , é uma lenda do clube e para mim o melhor guarda redes de sempre do futebol português.
É um vaidoso e quando fala parece ser só ar.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
24,560
16,928
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Baia era melhor, tirando o Casillas, que acho que seriam par

Baía é um dos melhores de sempre, uma coisa boa no clube foi termos sempre grandes guardas redes

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
13,561
16,948
O Baía era melhor que o Helton na saída a cruzamentos, apesar de ambos serem muito bons... para além disso, o Helton tinha excesso de confiança e acabava por comprometer em jogos importantes... tipo 1/8 final contra o Chelsea em 2006/2007.
O Casillas era terrível a sair a cruzamentos (na maioria das vezes nem saía) e o Marche pouco melhor era.
Onde o Baía era bastante pior que eles todos, era no jogo de pés, apesar de Casillas e Marche também não serem nada de especial... nisso ele era mau. Nos pênaltis também era claramente pior que DC e Casillas... e direi que mesmo que o Helton.

Nas duas primeiras épocas do Diogo Costa, pensei que ultrapassasse facilmente o Baía como o nosso melhor redes de sempre... só teria de melhorar um bocado na saída a cruzamentos... mesmo que não se tornasse tão bom como o Baía nesse aspeto, o jogo de pés e qualidade a defender pênaltis compensaria bem... mas infelizmente esteve muito inseguro este ano, e não esteve ao mesmo nível com os pés... e , se não estou em erro, não defendeu nenhum pênalti este ano. É ver como evolui.

No meu ranking dos últimos 40 anos até agora: Baía, Mly, Diogo, Casillas, Helton (aqui o @Vieira_Amares convenceu-me que o Helton era "menos bom" que o Casillas), Marche.

E uma palavra para o Cláudio Ramos... para alguém que passou os últimos anos a suplente, e que nas duas (?) primeiras épocas no Porto nem utilizado foi, é um redes muito seguro, que não compromete. Não teve a sorte de um Hilário, Pedro Espinha, Rui Correia, Ovchinikov, Eriksson, Wozniak... tivéssemos nós um redes como ele nesses anos, e teria sido titular durantes algumas épocas...

• Like
Reações: Czarli9 e Migueloto

fernandoneves9

Bancada central
3 Setembro 2013
1,049
2,069
Matosinhos
É um vaidoso e quando fala parece ser só ar.
Não é, de todo, a ideia com que fiquei das inúmeras vezes que estive com ele.
Não é por achar que teve um papel horrível enquanto VP na última direção que vou mudar a opinião que tenho sobre ele. Comigo e com os meus, sempre foi uma pessoa bem terra a terra e humilde.

Nesse campo, por exemplo, acho o Jorge Costa bem mais arrogante. Espero que o nível de competência seja o contrário do Baia também 😅

• Like
Reações: Regod

lucas8

Tribuna Presidencial
26 Janeiro 2015
6,164
4,266
Tens toda a razão relativamente ao posto em causa, mas o pessoal não é de ferro.
Ja li aqui comentários piores do que os rivais sobre o nosso antigo presidente. Isso é que me revolta.

Eu próprio disse que era tempo de mudança, mas se há coisa que não suporto é ingratidão.

Já para não falar na questão do Sérgio que é a maior filha da putiçe os comentários que vejo por aqui.

Mike_Walsh

Bancada central
4 Janeiro 2024
2,225
5,459
Ja li aqui comentários piores do que os rivais sobre o nosso antigo presidente. Isso é que me revolta.

Eu próprio disse que era tempo de mudança, mas se há coisa que não suporto é ingratidão.

Já para não falar na questão do Sérgio que é a maior filha da putiçe os comentários que vejo por aqui.
Agora já não concordo contigo. Não há maior filhadaputice do que aquela que o ex-treinador fez com o FC Porto.
Tudo o que se disser dele é bem dito.