Isso já é um problema deixado de herança...Não me parece que vá ser muito compatível com o VB. Mais um motivo para a escolha de treinador ser errada. O que nos safa é que o Xico vai partir tudo no europeu e vamos vendê-lo. Para a sua qualidade, a margem vai ser pequena, mas enfim.
A mim faz-me muita confusão como é que qualquer badameco no benfica durante a formação, metem logo clausulas de 80-100M por ai fora...
Nós andamos com 40-45... e é pra ver se nao estica muito!
Tipo não faz sentido!
Ter clausula de 100 não impede venda por 45...
O chico era um jogador muito vistoso, era facil de antever que ele pudesse dar muito nas vistas. Ter uma clausula de 60... sendo que cedemos 20% é no minimo ridiculo para o jogador que é!
O vitinha era muito bom, claro que sim, mas o chico tem um estilo de jogo que salta muito mais a vista, é extremo, um driblador nato. no minimo espetar com 100M... se alguem desse os 60 e tivessemos que os aceitar, ohh pah, pelo menos procuravamos incluir jogadores no negocio.
Quanto as vendas no verão... eu mantenho que a "minha espinha" seria:
Diogo Costa, Varela e Conceição. Estes 4 deveriamos assumir como intocaveis e inegociaveis. Vendidos? Só pela CR ou propostas "irrecusaveis".
Numa segunda linha: Otavio.
A lista de vendas que eu vejo como prioritaria seria:
- Galeno, Pepê, Joao Mario, Evanilson.
Nestes 4 tem que haver muito dinheiro envolvido. Ok obriga tambem a novas compras, certissimo! Mas temos que ter profit para podemos investir no resto do plantel.
Desses 4, o Antero podia era ser usado como ajudante para tentar obter o maximo possivel do galeno. Acredito que em condiçoes normais pelo menos 30M vale (a ficar por 30, é garantir uma % de futura venda porque o galeno, é gajo para dar para o torto ou entao, algo tipo raphinha que do nada passa a valer uns largos milhoes).
Pepê, tambem me parece possivel se tentar chegar aos 40-45M, tentando sacar algum jogador no negocio. João Mario, tambem algo entre 25-30 e evanilson, tambem tenho como ideia que possa valer pelo menos uns 45M.
Portanto, tudo somado, penso que 150M. 10% em comissoes são 15M. O evanilson temos salvo erro 80%, portanto subtraia-mos cerca de mais 9M... O pepê tenho duvidas que tenhamos 100%, mas tudo junto, deve dar para render uns 115M.
115M, o ideal era conseguirmos pegar em 50% desse valor, e contratar novos jogadores, nem que seja apenas uma percentagem tipo 50%, com possibilidade de compra de pelo menos mais 30%.
Acho que pouco interessa se temos 100% de passes ou não, o que precisamos é de investir e investir bem, em jogadores que realmente possam dar garantias já a curto prazo, com potencial de venda e aos poucos irmos equilibrando as coisas.
Neste momento o importante é garantirmos que temos um plantel capaz a nivel desportivo porque necessitamos de realmente fazer aqui um incremento na qualidade do plantel. Como não temos dinheiro, acho que o importante é não sermos castrados desportivamente por esse factor, como? garantindo estes tais jogadores por percentagens de passe mais reduzidas, com devidos acordos para compra de maior percentagem (inclusive por montantes superiores aos que poderiam ser se fossem agora), de forma a que consigamos ter jogadores e só mais tarde é que "completamos o investimento".
Formação? É outro ponto importantissimo na sustentabilidade do clube!
Temos que passar a mensagem de que vamos ter forcosamente de apostar mais na formação e desse modo, tornar mais atrativo a vinda para o NGC por parte de bons talentos.
Diria que ja comecamos mal: tendo nos wendel e zaidu a laterais esquerdos, ja deveriamos ter trazido um lateral esquerdo tipo martim, para nesta epoca ser já incluido na equipa A, e ser pelo menos um suplente, fazendo um plano de progressão tipo 2-3 anos e podemos pegar nisto e replicar para outras posições. Principalmente naquelas tipo centrais, onde deveria haver 2 titulares + 1 alternativas e 1 alternativa da alternativa.
Esta alternativa da alternativa deveria ser um jovem vindo da formação, mas para isto acontecer, é preciso comecar a pensar e planear a formação tipo com 2-3 anos de antecedencia!