Naturalmente, não tenho ambições políticas nem filosóficas, caso contrário usaria o meu nome e a minha foto no perfil.
Mas sei, como observador, que o eleitor vai defender a sua escolha até ao fim, até ser insustentável e ter de negar/esconder que votou nele.
Também é muito comum achar que o seu voto é melhor do que o do vizinho, não sei se é a primeira eleição em que participas mas com o tempo entendes isso.
Agora dá para dialogar.
"o eleitor vai defender a sua escolha até ao fim, até ser insustentável e ter de negar/esconder que votou nele"
não sei aonde queres chegar com essa frase; a maioria dos eleitores defende a sua escolha até se provar que o seu voto foi errado; para quê essa conversa se o eleito nem um mês tem de mandato? Não creio que saibas o futuro e quem diz que o sabe vive numa twilight zone.
"Também é muito comum achar que o seu voto é melhor do que o do vizinho"
O voto é sempre melhor num que parece sério do que votar num vigarista.
Sobre ser a 1ª eleição em que participo deves ser muito infantil; Tenho 70 anos e voto desde o 25 de Abril e até votei nulo no Estado Novo uma vez porque tinha idade para isso nas últimas que houve.
És muito convencido (com o tempo entendes isso escreveste), com a idade vais perceber que se muda, que o que pensávamos anos atrás nos parece uma aberração hoje, etc.