Podemos pensar nestes últimos 3 anos do SC como um ciclo de 3 anos para um treinador no FCP, que para mim é o tempo ideal para ficar no clube.
Imaginando esse ciclo de 3 anos, se no primeiro ano o treinador é campeão, obviamente fica para o segundo ano.
Mesmo que nesse segundo ano não seja campeão, se ganhar títulos penso ser perfeitamente plausível continuar para o terceiro. (A não ser que haja acontecimentos de maior).
Esse terceiro ano, independentemente de ser campeão ou não, deveria ser o último ano. Nesta liga portuguesa e como ela está formatada e com o ambiente que tem, 3 anos é suficiente para um brutal desgaste entre todas as partes.
Acresce que neste ciclo de 3 anos, este terceiro ano foi absolutamente horrível. Quer em termos de futebol, quer em termos de casos, quer em termos de comentários ridículos. Se numa eventualidade de ter sido campeão deveria sair, nestas condições ainda mais.
Isto não é um drama, e serve para todos os treinadores (até porque é apenas a minha opinião). A Direção Desportiva é que tem de ser competente para ter isto tudo acautelado. Obviamente a anterior não tinha, se calhar mais pela resistência de PdC em retirar o SC do clube.
O mundo não acaba por um treinador que gostamos (admito que não é o meu caso) sair. Ficam as memórias, a ligação emocional e a certeza que o iremos seguir nos seus projetos futuros. Aconteceu-me o mesmo com outros que passaram pelo clube.