Onde é que tu vais buscar isto lololo..
Onde é que tu vais buscar isto lololo..
Faz parte da história do mundo e devforma generalizada.Não precisas de ir tão longe. A costa europeia era invadida por piratas berberes que raptavam as pessoas para o mercado de escravos no norte de África. Faz parte também da história de Portugal, como de Espanha, Itália, Grécia, etc.
Todo este circo de reparações é levar ao extremo um tema importante e que deveria ser abordado de outra forma. Para mim, é muito mais importante assumir a nossa história, o bom e o mau, deixar de falar de Descobertas e sim de colonização, aprendermos através desses erros e reforçarmos os laços atuais que existem com os países e deixarmos de exigir indemnizações sobre algo que aconteceu quando nenhum de nós, nem ninguém que tenhamos conhecido pessoalmente, estava vivo.
Convém também lembrar que todos os anos são enviados mais de 50 mil milhões de euros para África em apoios globais. Se esse dinheiro chega a quem devia, já é outra história. Mas parece-me que as "reparações" já devem estar mais que saldadas.
Culturas.Faz parte da história do mundo e devforma generalizada.
No entanto ha que dar o prémio do "nobody gives a fuck about you," aos nativos norte-americanos dos quais nunca ninguém se lembra. Cultura pela qual tenho grande interesse.
Acho as culturas indigenas da america todas interessantes dos Inuit aos Incas.Culturas.
Creio que o facto de estarem sempre em guerra uns com os outros não só facilitou a vida aos europeus, como tornou mais fácil o apagar da história de várias tribos. A América do Norte estava ainda numa fase muito inicial da sua povoação, com muita segregação. Na América Central e costa norte da América do Sul, embora com muito maior presença espanhola, famosos pela sua violência nas conquistas, essas culturas sobreviveram, simplesmente porque existia um sentido maior de união e associação a essa noção tribal.
E depois há o Brasil. Uma aglomerado de tribos em constante conflito canibalesco. Podem reclamar o que quiserem, mas tivessem tido o azar de apanhar ingleses ou espanhóis e hoje não existiriam traços dessas civilizações.
Mas olha-me este chinês a ganhar a 3 africanos numa maratonaAlguém conhece algum japonês campeão do mundo nos 100 m?? Pois..
Estive em 2017 no Peru, a fazer precisamente uma excursão sobre a cultura Inca.Acho as culturas indigenas da america todas interessantes dos Inuit aos Incas.
É simples, preferes estar no lado ex-colonizador ou preferias estar no do ex-colonizado? É absolutamente inegável que o estado atual dos países tem a colonização como uma das causas.Não precisas de ir tão longe. A costa europeia era invadida por piratas berberes que raptavam as pessoas para o mercado de escravos no norte de África. Faz parte também da história de Portugal, como de Espanha, Itália, Grécia, etc.
Todo este circo de reparações é levar ao extremo um tema importante e que deveria ser abordado de outra forma. Para mim, é muito mais importante assumir a nossa história, o bom e o mau, deixar de falar de Descobertas e sim de colonização, aprendermos através desses erros e reforçarmos os laços atuais que existem com os países e deixarmos de exigir indemnizações sobre algo que aconteceu quando nenhum de nós, nem ninguém que tenhamos conhecido pessoalmente, estava vivo.
Convém também lembrar que todos os anos são enviados mais de 50 mil milhões de euros para África em apoios globais. Se esse dinheiro chega a quem devia, já é outra história. Mas parece-me que as "reparações" já devem estar mais que saldadas.
Os africanos acabaram a sorrir e ainda foram acompanhar o desgraçado do chinês que qiase morria lol.. parece o nosso campeoonato às vezes. A cor é igual e tudo..Mas olha-me este chinês a ganhar a 3 africanos numa maratona
Devem ter passado por cá de férias e inspiraram-se...Os africanos acabaram a sorrir e ainda foram acompanhar o desgraçado do chinês que qiase morria lol.. parece o nosso campeoonato às vezes. A cor é igual e tudo..
Adorava ir aos Andes e a Nazca...um dia...Estive em 2017 no Peru, a fazer precisamente uma excursão sobre a cultura Inca.
Surpreende não só o conhecimento agrícola que tinham, a noção de fazer socalcos para diferentes plantios de acordo com a distância para o sol e respetivas temperaturas e construções que estimulavam polinização cruzada, a arquitetura geométrica, a invenção do "congelador natural" como definiu o nosso guia, e também o conhecimento celestial que tinham. Sabiam que a Terra era redonda e que o Sol era o centro do sistema solar.
Estavam, portanto, no séc. XV, mais avançados do que um terço da atual população norte-americana.
Só uma nota. Saberem que a Terra é redonda no século XV não era grande coisa. Vinte séculos antes já se começava a chegar a essa conclusão.Estive em 2017 no Peru, a fazer precisamente uma excursão sobre a cultura Inca.
Surpreende não só o conhecimento agrícola que tinham, a noção de fazer socalcos para diferentes plantios de acordo com a distância para o sol e respetivas temperaturas e construções que estimulavam polinização cruzada, a arquitetura geométrica, a invenção do "congelador natural" como definiu o nosso guia, e também o conhecimento celestial que tinham. Sabiam que a Terra era redonda e que o Sol era o centro do sistema solar.
Estavam, portanto, no séc. XV, mais avançados do que um terço da atual população norte-americana.
Estive ontem num evento comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril e a frase de maior destaque na sala era precisamente essa citação.Sobre os 50 anos 25 de Abril apenas estas singelas palavras, mas muito profundas, de um homem bom que nada quis em troca e foi a principal figura da revolução.
"Não se preocupem com o local onde sepultar o meu corpo.
Preocupem-se é com aqueles que querem sepultar o que ajudei a construir."
Fernando José Salgueiro Maia (1-7-1944 - 3-4-1992)
Está sepultado na sua terra natal,Castelo de Vide
Visualizar anexo 26840