O verificar a qualidade dos dados em vídeo é verificar se não existe missing data ou data mal inserida. As grandes fontes de dados básicos (golos, assistências) têm muitos erros de atribuição que apenas muito raramente são corrigidos. Isso eu tenho obrigatoriamente que verificar para garantir alguma viabilidade no processo. Para além de dados trocados, não/mal atribuídos, também há os dados oficiais das ligas, que muitas vezes parecem não seguir qualquer tipo de critério lógico. Estou-me a lembrar dum golo do Brahimi na temporada 17/18 em que a bola sai do pé do jogador com destino quase à linha lateral, a bola desvia no marcador direto e entra, e a Liga Portugal atribui-lhe oficialmente o golo. Posso também dar o exemplo de como tenho que analisar golo a golo se extrair dados de algumas grandes ligas das décadas de 80 e 90. A Serie A então é um pesadelo. Estimo que as marcas oficiais de golos (assistências tenho que tirar de vídeo também visto ser muito difícil encontrar dados oficiais pré século XXI) de grandes dínamos ofensivos desse tempo, sobretudo na Serie A, pequem por defeito em pelo menos 3/4 contribuições por temporada. Já fiz uma do van Basten em que pecava por defeito em 6 ou 7 golos. Isto porque as regras de atribuição de golos não são uniformes ao longo do tempo - hoje são bem mais, mas continuam a acontecer casos difíceis de explicar como o supra mencionado - e nesse tempo, bastava um defensor tocar na bola em último para ser considerado auto-golo. Quando digo tocar, bastava raspar na bola que mesmo que praticamente alterando zero a sua trajetória, o golo não era atribuído ao avançado. Logicamente, estas coisas no final podem ter muito peso, daí a necessidadede um critério uniforme, que as as plataformas oficiais, quanto mais as não-oficiais tão comuns hoje em dia (os transfermarkts, zerozeros) não conseguem garantir.