AVB Está a cometer um erro ao ser demasiado hostil para com determinados agentes com quem o FC Porto trabalha. Bruno de Carvalho também o fez e revelou ter sido um erro. Há que saber estar à mesa com toda a gente.
Ganhando o AVB, eu também acho difícil cumprir com algumas promessas para o curto prazo, e tenho receio do efeito que teria na equipa principal de futebol.
Ainda que uma equipa de futebol feminino a começar na 3a divisão deva ter custos reduzidos, acho complicado ter tudo pronto.
Como é que tudo se relaciona? O próprio AVB já o disse: nós temos, assumidamente, empresários a quem devemos dinheiro, e o AVB espera que eles não o venham cobrar. Eu sei que, diretamente, o AVB não atacou ninguém, mas indiretas como "seremos implacáveis contra quem lesa o clube" ou as (muito bem feitas) ameaças de corte de comissões, são coisas que não vão deixar tais agentes contentes.
Em caso de vitória, não será um trabalho nada fácil. Sem Champions e com uma dívida corrente altíssima, haverá muito pouca margem de manobra para cumprir com algumas das promessas. A Liga Europa até pode passar a dar mais uns trocos mas não acredito que chegue sequer a metade do prémio do antigo modelo da Champions.
Certamente que o plantel principal terá de levar um corte absurdo. Não acho que haja volta a dar. Agora, para mim está claro que há dois caminhos a seguir: o caminho da sustentabilidade, ou o caminho kamikaze.
O caminho da sustentabilidade é tipo Milei, o caminho Kamikaze é continuar com os Peronistas. Os funcionários públicos (plantel de futebol e adeptos) correm o risco de ficar descontentes (ou não) durante os primeiros tempos, mas é pelo futuro do clube.
Eu já escolhi o que quero. Mudança. Nos últimos dias PdC mostrou que continua a sacar de truques de magia para iludir os sócios, e sinceramente estou cansado.
Sei que os próximos 10/20 anos serão negros, ganhe quem ganhar, nem sequer vou exigir ao AVB merda nenhuma a nível de títulos, apenas que cumpra as suas promessas.
Vai haver guerras, não digo apenas da parte de PdC, mas da parte dos outros mamoes que lá estão, como o Caldeira, por exemplo. Esses serão, na minha opinião, as grandes ameaças à estabilidade do clube nos próximos anos.
Não vai ser nada fácil, mas cada vez mais acredito que AVB vai ganhar. Não gosto da maneira como o está a fazer, mas gosto das ideias. Não gosto da cara, mas gosto da estrutura. E a partir do momento em que vencer as eleições, será o meu presidente, tal como PdC o foi até agora.