culpar o AVB duvido porque parece-me que foi o AVB que trouxe dinamismo a isso.
Todo o historial de flop desde 16 que passou por Matosinhos e sei lá onde está lá ele não se livra de ser o responsável por esse fracasso.
os prazos mal paridos, os tratores e (concordo contigo) algumas informações plantadas são mais entretenimento do que informação.
agora o que não é entretenimento:
1. há uma plano master aprovado para o Parque Milénio da Maia. (Se não é esse o nome é parecido.)
2. No plano há uma zona específica para equipamento desportivo (equipamento desportivo Norte) exactamente na área que queremos a Academia. Literalmente a mesma zona
3. Foi apresentado um projecto conceptual da Academia do Porto desenhado pelo Arq Salty para aquela zona. Não é um projecto de arquitectura e muito menos um Projecto pronto para avançar. Não sei em que estágio está agora.
4. Há total alinhamento entre a câmara e o clube
5. há um acordo que aparentemente vai passar a contrato assinado entre o Clube (não a sad) e uma empresa construtora para que esta fazer uma espécie de BLT Build Lease and Transfer.
6. Mais cedo ou mais tarde os terrenos detidos pela câmara vão a hasta pública. Este é um timing que obviamente não é controlado pelo clube.
7. já terá havido CPCV entre a empresa construtora e donos dos terrenos privados. Tenho zero inside. Baseio-me na mesma lógica na qual assumo que o AVB ou alguém em nome do AVB tem um CPCV para a Gaia.
8. há um parecer da CCDRN sobre existência de vestígios no terreno alvo da academia. Não me parece provável que “nada, mentiras e falácias” tivesse como resultado um parecer da CCDRN.
9. As compras dos terrenos (privados e públicos) é totalmente exequível e não vejo que obstáculo pode haver.
O ponto 6 contradiz os pontos 4 e 9. Se ainda vão a hasta pública, não é certo que o FC Porto os possa adquirir. Há um obstáculo que pode surgir, tipo aparecer qualquer outra entidade com mais recursos a apresentar uma proposta bem melhor que a nossa.
A "certeza" que referes só existe no teu íntimo como wishfull thinking. E isto sem mencionar que é muito difícil de acreditar que algo que está prometido há oito anos vá avançar agora a toda a velocidade, ainda para mais ainda quando dependemos de processos camarários.
Por isso, para encantador de burros, já temos a actual direção, não precisamos do eco deles aqui no Portal.