Vou explicar muito devagarinho para o Fredo entender:
A mais valia:
Aos 60 milhões de venda temos de subtrair os… 8,4 milhões custos no balanço que vieram da renovação
60 - 8,4 = 51,6 (mais valia se o FCP tivesse 100%)
51,6 x 67,5% (participação do FCP) = 34,8 milhões (abaixo e não acima do que o FCP contabilizou)
O FCP não recebeu menos mas sim mais do que tinha direito pela sua percentagem. Porquê?
Porque acordou um pagamento com a Coimbra Sportes de 12,75 milhões abaixo do que a percentagem deles lhes dava direito. E porquê? Imagino que parte desse valor já teria sido pago aquando da renovação. Que foi caríssima.
Ou seja na venda tivemos uma mais valia e um encaixe acima da participação que temos no jogador.
Esta é a principal razão pela qual não estou preocupado sobre o tema como está o Sr. Fredo.
Enfim por vezes ajuda fazer contas antes de escrever. E para isso é preciso saber fazer contas.
Mas claro o melhor é tentar sujar o máximo possível a água. Insultar para ter razão. Dá imensos likes.
Realmente não sossega com essa permanente tentativa de menorizar o conhecimento dos outros foristas, tentando explicar-lhes situações como se eles não as percebessem ou não tivessem conhecimento delas.
Agora deu-lhe para explicar o que são mais-valias no que respeita à venda de atletas.
Acredite, não é necessário qualquer licenciatura ou mestrado para se saber como se calculam essas mais-valias, desde que os dados existam.
O FC Porto detinha 67,5% do passe do Otávio
Foi vendido por 60M
Os 32,5% devidos ao Coimbra correspondem a 19,5M
No entanto, esses 32,5%, ou 19,5M, foram renegociados para 12,75M
60 - 12,75 = 47,25M
A mais-valia foi 39,6M
Nunca afirmei que a venda do Otávio foi má
Nem nunca falei em dupla comissão
Já o valor que foi pago ao Otávio (?) para que este renovasse e que foi englobado nas amortizações do seu passe, é outro assunto, até hoje muito mal explicado
Aliás, a compra inicial, aquisição posterior de mais % e negócio da venda de Otávio são bastante sui generis
Por que será?
Falei sim em vários pontos, talvez uma dezena, e esses, nunca os conseguiu rebater, partindo sempre para a tática habitual que todos os users deste espaço já se aperceberam
Insinuar ser mentira, gozar, diminuir a inteligência das pessoas, etc
Não ando aqui à procura de likes
Isso é conversa acriançada
Sou adepto do FC Porto, associado há mais de 30 anos
Não sou adepto do presidente x, treinador y ou jogador z
Pela minha parte, vejo o meu clube a definhar há uma década, desportiva e financeiramente
Não sou eu que, desalmadamente, por aqui ando a escrever uma centena de mensagens diárias, dia/noite, em desespero, tentando branquear a gestão do atual presidente
Inclusive tentando branquear os mais de 250M de prejuízo acumulado da última década, os 26M pagos aos seus administradores (mais do dobro dos rivais juntos), para 3 campeonatos ganhos
Ou a tentativa rasteira de a 5 meses da eleição eliminar perto de uma dezena de milhar de novos associados com direitos adquiridos face a essa mesma eleição
Ou a tentativa de branquear a ação concertada/cúmplice que redundou no que se passou na AGE, gozando até com quem lá esteve e foi agredido
Ou, por exemplo, o pseudonegócio de 14M com V. Guimarães para adulterar favoravelmente o Resultado Líquido com vista a cumprir o FPF e que, prontamente, a CMVM impediu, colocando novamente a imagem do FC Porto em cheque
De qualquer forma, não se preocupe mais comigo, não o vou incomodar mais, até porque é o próprio candidato Pinto da Costa que não tem parado de passar atestados de incompetência (e não só) ao presidente Pinto da Costa e às consequências da sua gestão da última década.
É o próprio que fala em falta de transparência, ausência de boa governança, prémios indecentes pagos a presidente e administradores, academia que continua a não existir após uma década de mentiras, renegociação de dívidas (a tal pujança e contas saneadas de há dias), o não uso devido do scouting, etc
É muito complicado aos defensores do atual presidente defenderem a sua gestão
Quem anda por aqui a insultar é o kerouac, que continuamente insulta a inteligência de quem defende a mudança, de quem defende competência, de quem defende seriedade e honestidade dentro do Clube
Mas o seu carácter, a falta dele, está perfeitamente em sintonia com os atuais dirigentes do Clube
Coragem na sua missão
Em Abril, ao contrário do que pensa, ou da narrativa que tenta impor, verá que não sou apenas eu e mais duas ou três centenas que por aqui andam neste fórum, indignados com a gestão e o comportamente de quem o dirige, a quererem a tal mudança no FC Porto
Passe bem