Política Nacional

Andrade

Arquibancada
30 Setembro 2023
143
76
O convívio nunca criou racismo, é precisamente o contrário. Falo de experiência.

Os jovens não vão na conversa racista, mas sim na de corrupção
é literalmente o contrário. nenhum jovem atraído pelos discursos de partidos como o chega e afins quer saber da corrupção. a preocupação deles é mesmo a imigração e o facto de cada vez mais viverem rodeados de 3º mundo.

• Não gosto
Reações: Cubillas e Daikan

Andrade

Arquibancada
30 Setembro 2023
143
76
Acho que as velhadas dos partidos "tradicionais" ainda não percebeu bem o monstro que são as redes sociais em termos de propaganda
E mantém-se nos painéis de comentadores que ninguém quer ver

O Cheganos aproveitam com as fake news e o clickbait
acho que malta como tu ainda não se apercebeu que não são as "redes sociais" que criam "jovens de extrema-direita".
é o mundo real mesmo que cria esses "jovens de extrema-direita".
é nascer e crescer num país 95% português chegar a adulto e ver que isto se transformou num subúrbio do rio de janeiro, é ir a londres e não ver ingleses, é ir a paris e só ver africanos, é ir a amesterdão e ver árabes em todo o lado. isso é que cria os "jovens de extrema-direita". nós queremos viver na europa. como os nossos pais viveram, como os nossos avós viveram, como os nossos bisavós viveram, etc, etc.
não, não é "racismo" querer viver entre os teus. não, não é "fascismo" querer uma europa de europeus, para europeus e com europeus.

Andrade

Arquibancada
30 Setembro 2023
143
76
Porque é que existem nações ? Porque é que os Gregos não quiseram ser Persas? Porque os Polacos não quiseram ser Alemães ? Porque é que os Brasileiros não quiseram ser Portugueses, nós Espanhóis, os Paquistaneses serem Indianos ?
Estás a pensar muito á frente. O Mundo ainda não pensa assim e num futuro próximo não vai pensar.
Repara que as comunidades estrangeiras em qualquer parte do Mundo, têm orgulho em terem nascido onde nasceram ou os seus pais. O Emigrante Português na França ou Suíça, não tem vergonha de ser Português, tem orgulho, mesmo vindo de um País pobre.
O mesmo se passa com os imigrados cá, de Angola, Brasil, etc...têm orgulho e bem de serem de onde são. Tentam criar comunidades ... as Little Italys e as Chinatowns.
Sabes Porque ? É a identidade .... e não é fácil explicar por palavras o que isso é. É inato, desde os primórdios procurar um sentimento comum de pertença.
Olha, está presente no Clubismo. O principio é esse. O que é ser Portista ? Porque gostamos e temos orgulho de o ser ?
ora nem mais. todos os seres vivos deste planeta são seres tribais. só alguns europeus modernos é que acham que são "sofisticados" demais para não se preocuparem com o seu grupo.

• Like
Reações: Dagerman

Andrade

Arquibancada
30 Setembro 2023
143
76
O problema é que o foco não é esse. Há muita gente que antes de ouvir a argumentação de quem pensa de outra forma, começa logo a cuspir pela boca fora "Racista! Xenófobo! E o caralho a 4"

A imigração neste momento está uma verdadeira bandalheira, quer as pessoas gostem ou não do termo. A mim não me incomoda nada, e sim é verdade que algumas pessoas têm posições extremadas e são racistas, mas não podemos fugir ao tema, que há realmente um problema com a imigração.

Nós somos um país com apenas 10 Milhões de habitantes, a imigração está em crescendo completo, estando nós muito perto de ter 1M de imigrantes.

Se a tendência se mantiver, nós neste momento temos 10% de imigrantes (ou quase isso), num futuro próximo teremos quantos? 30%? 40%? 50%?

Isto não é desvirtuar a nossa identidade também? Receber e receber bem os imigrantes, sim concordo, mas tem que existir um controlo.

E o problema maior nem é esse, tem que haver um controlo para que estas pessoas tenham trabalho e com isso puderem ter uma vida digna, com casa. Não é esta bandalheira de 20 ou 30 enfiados num T-1.

Controlo tem que haver, quer se goste ou não. Ou então que baixem a merda dos impostos e que os portugueses possam ter um salário digno, porque com um salário digno, haverá maior consumo, logo maior consumo, maior produção, maior produção e maior consumo = crescimento da economia.

Mas se se falar em crescimento e produção, vem já a puta da esquerda falar em "riquezas e grandes grupos económicos". 😤
esses 1 milhão de imigrantes são apenas os que não têm cidadania. incluindo os naturalizados (e hoje em dia a nacionalidade é dada como se fosse um brinde de um pacote de batatas fritas) já são quase 2 milhões.

Andrade

Arquibancada
30 Setembro 2023
143
76
os imigrantes estão a dar bom lucro à SS...

não me parece que estejam propriamente a 'roubar' muitos empregos aos portugueses...

ainda abrem lojas e mercearias em espaços que estavam abandonados, a render 0.

e não vejo onde está esse grande problema de segurança como referiu o PC
os imigrantes do Bangladesh, Nepal e Índia não devem ser de certeza... são mais pacíficos até que os portugueses.

são os brasileiros? anda aí tudo no crime? eu não vi/ouvi nada disso, só se estiver distraído...

claro que depois deve haver algum controlo, se quiser entrar um numero exagerado... não pode ser, obviamente.

mas isso já aconteceu, realmente?

ou é mais a questão: "fds, isto agora é só monhés! ?
que deve ser tipo o que alguns franceses ou suíços dizem dos tugas..
vives claramente numa realidade à parte se achas que os indianos são pacíficos e os brasileiros não cometem crimes. ou então andas muito distraído.

Andrade

Arquibancada
30 Setembro 2023
143
76
O problema da xenofobia é essencialmente um problema de inteligência. Há um problema de custo de vida e há muita emigração. E há muita gente cuja raiva irracional com o primeiro leva a um curto circuito dos neurónios com o segundo.
já eu acho que falta de inteligência é transformar uma civilização de primeiro num gigantesco ghetto..

Andrade

Arquibancada
30 Setembro 2023
143
76
A Suiça que o pessoal gosta de dar como exemplo económico tem 2 milhões de imigrantes, 25% da população actual. A Irlanda, outro exemplo, tem 17%.

A questão é que controlo querem fazer. Estou pronto a ouvir propostas. Controlo a imigração ilegal? Quotas? Expulsão de imigrantes ilegais? Mandá-los para o Ruanda? Até agora só ouvi a conversa do "mais imigração gera a sensação de mais insegurança", algo que está muito longe de ser confirmado pelos factos.
a maior parte dos imigrantes na suíça são outros europeus.

• Like
Reações: Dagerman

Andrade

Arquibancada
30 Setembro 2023
143
76
Guerras/ocupações não são comparáveis à situação de imigração.

Não há que ter vergonha de ser daqui ou dali, mas há um complexo moral de superioridade perante outros que não o são que não considero aceitável, da mesma forma que não me considero inferior a quem me recebeu. Os portugueses iam para França e aprendiam a língua local. Eu quando fiz Erasmus também frequentava uma zona de negócios portugueses, há um sentido de familariedade com os nossos costumes, mas isso não quer dizer que não gostasse de estar na Alemanha e rejeitasse os seus costumes, a língua ou a comunidade local.

Não sei de onde extrapolaste que não me identifico com a nossa cultura. Simplesmente nós não declaramos independência em 1143 a cantar a Portuguesa à volta de uma travessa de cozido. A história faz-se, a identidade não é estática e sofre uma influência extrema da emigração/imigração. Não estou a apagar absolutamente nada, quero precisamente que ela seja celebrada em vez dessa teoria de que Portugal nasceu assim e nada evoluiu em 900 anos.

Há um mito que se espalhou em Portugal de que os ciganos gostam de viver nesses acampamentos a viverem de criminalidade e apoios sociais. Eles acabaram nesses locais, porque simplesmente não havia habitação para eles nem para ninguém durante o Estado Novo e década subsequente. Se tiveres interesse, convido-te a ler qualquer coisa da obra do professor João Peixoto que estudou profundamente as migrações em Portugal e na Europa e as falhas que existiram na integração dessas comunidades, particularmente durante períodos de maior pressão, como a que sentimos atualmente, e que levam aos movimentos anti-imigração.
talvez seja altura para parares e pensares que "integração" não existe. sobretudo quando as "minorias" já não são "minorias" mas sim uma % considerável da população.

até mesmo naquelas cidades americanas "super diversas" as pessoas vivem de forma super segregada. a "integração" é um mito.

Andrade

Arquibancada
30 Setembro 2023
143
76
Vamos por pontos:

1. Explica-me o que é a identidade portuguesa.

• O fado e a guitarra portuguesa têm origens árabes. A música que se ouve atualmente na rádio portuguesa é quase toda angolana, brasileira, americana, inglesa. O próprio pop/folk português tem origens francesas, desde os tempos do cancioneiro de intervenção até aos plágios descarados do Carreira.

• Os padrões dos trajes das várias regiões são roubados, vá, inspirados nos trajes mouros, romanos ou celtas.

• A religião predominante foi espalhada pelos romanos.

• A língua portuguesa é oriunda do latim.

• A gastronomia portuguesa importa imensas coisas da gastronomia árabe, indiana, grega, francesa.

• A arquitetura presente em Portugal tem inspirações dos vários movimentos que não nasceram em Portugal.

• As festividades portuguesas são por norma importadas, com as poucas exceções do dia de Camões ou da implementação da democracia e da República.

Recua tempo suficiente e verás que a identidade de um país não é estática. Qual é o problema dos paquistaneses? Introduzirem samosas na nossa cozinha? O horror.

2. A integração é um fator essencial para garantires que a transição é harmoniosa e que essas pessoas absorvem a nossa cultura mais rapidamente. Conheço pessoas ciganas a viverem em Lisboa que não dirias que são ciganos. Vestem as mesmas roupas, comem nos mesmos restaurantes, cantam as mesmas músicas. A comida em casa deles é mais picante, mas eu até gosto disso. Quando condenámos centenas de ciganos a viverem em campos e bairros improvisados, fechados para o mundo, condenámos o país à estratificação e à segmentação. A culpa de existirem pessoas mal integradas não é deles, eles não vieram para o país a pensar "vamos criar um culto onde não entra nada português". Nós simplesmente não quisemos saber. Pior que isso, criámos uma geração de portugueses apatriados, nasceram cá mas não se identificam com nada. Que são o perfil favorito, em países com maiores problemas de terrorismo, aqueles que são recrutados pelos grupos terroristas. Atualmente a imigração é feita em números maiores e muitos vêm para cá (ou são trazidos para cá, mas isso já é outra conversa) para fazer trabalhos que os portugueses não querem saber e não por qualquer conceito terrorista ou criminoso.

3. Existem 2,5 milhões de portugueses fora do país. Isto são apenas indivíduos com a nacionalidade portuguesa. A meu ver, o problema maior do país não é a imigração, é a emigração. Os portugueses fizeram exatamente o mesmo nas gerações anteriores. Vamos lá para fora procurar fazer os trabalhos que os locais não querem fazer. Atualmente Portugal perde essencialmente quadros qualificados, porque são esses que estão em falta nos países europeus, porque os indianos, paquistaneses, etc estão a ocupar os cargos que os portugueses ocupavam nesses países, os eternos pedreiros, padeiros e porteiros.

4. Há uma alínea no programa chalupa que fala do mercado de trabalho e na mais-valia dos imigrantes perante esse mercado como medida restritiva de imigração. E eu acho curioso o porquê de parar aí. Se os imigrantes vêm para cá, apenas com a roupa que têm no corpo, de países onde andar na escola era um privilégio e são capazes de substituir portugueses que tiveram o privilégio de ter muito mais, mas que não se fizeram valiosos o suficiente para não serem substituídos... Se calhar era de mandar esses portugueses embora também.
Se o teu maior feito na vida foi nascer, alguns até por acidente, numa terra que não escolheste e não consegues ser mais do que outros que não tiveram metade das condições e ainda tiveram a coragem, a determinação e o esforço de procurar uma vida melhor... Se não se importam, fico com o paquistanês e mando embora o tuga que não vale nada.
este é daqueles comentários que jamais farias sobre povos não europeus..

um celta e um romano tiveram um filho há 2000 anos atrás, logo temos que aceitar milhões de pakis em portugal.
comeste um bocado de picanha, logo tens que gostar de viver rodeado de favelados.

os ciganos são desprezados onde quer que se metam. o denominador comum são eles.

se somos assim tão mauzinhos com imigrantes, porque é que continuam aqui e porque é que continuam a vir para aqui?

avr1922

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2017
6,228
2,608
Mas isso tambem é o que faz o BE...

Parece que se quer atribuir a invenção da roda ao Chega em tudo, são os criadores dos politicos a mentir, são os pioneiros nas redes sociais... Há 20 anos já o Socrates pagava a bloggers para fazer propaganda a seu favor.
Isto é verdade. Parece que só desde 2019 é que se fazem coisas destas.

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,235
9,766
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Não sei de onde extrapolaste que não me identifico com a nossa cultura.
Se não se importam, fico com o paquistanês e mando embora o tuga que não vale nada.
Qual Stalin ou Mao a fazer limpezas étnicas de nativos, já temos o grande Ginjeet em pleno séc XXI a copiar os mestres. Ao menos sugeres apenas mandar-nos c'o crl em vez de nos deixares à fome como fizeram em Holodomor.

Há um mito que se espalhou em Portugal de que os ciganos gostam de viver nesses acampamentos a viverem de criminalidade e apoios sociais. Eles acabaram nesses locais, porque simplesmente não havia habitação para eles nem para ninguém durante o Estado Novo e década subsequente. Se tiveres interesse, convido-te a ler qualquer coisa da obra do professor João Peixoto que estudou profundamente as migrações em Portugal e na Europa e as falhas que existiram na integração dessas comunidades, particularmente durante períodos de maior pressão, como a que sentimos atualmente, e que levam aos movimentos anti-imigração.
Primeiro dizes que foram condenados a viver em campos, agora o problema já é porque não lhes foi dada assistência social... Como se não houvessem portugueses vivendo na rua a sofrer do mesmo. Fazer disto um caso de xenofobia só está ao alcance de grandes intelectos.

E que se saiba, ninguém os "condenou" a vir para cá nem a ficar cá. Isto por falar em mitos. Porque é que os asiáticos ou sul americanos não se queixam do mesmo, já que somos tão maus para os imigrantes? Porque o ónus do problema não está em quem recebe mas sim em quem se quer aproveitar do nosso estado social.

O curioso é que estamos a falar dum povo que está tão bem integrado na nossa sociedade que quando alguém deles entra numa universidade é notícia de jornal. É tão progressivo que continuam a promover casamentos de menores. E é tão tolerante que até incentivam ao desenvolvimento de relações com pessoas de outras etnias, só que não.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,123
7,564
Parece que estou num congresso chalupa. Vamos lá repor a verdade.

vives claramente numa realidade à parte se achas que os indianos são pacíficos e os brasileiros não cometem crimes. ou então andas muito distraído.
O Observatório da Segurança e Criminalidade já desmentiu esse mito várias vezes. Não houve aumento de criminalidade e insegurança com o aumento de imigrantes. Utilizas esse estereótipo também para os criminosos portugueses, ou só aqueles que têm uma cor diferente da tua?

talvez seja altura para parares e pensares que "integração" não existe. sobretudo quando as "minorias" já não são "minorias" mas sim uma % considerável da população.

até mesmo naquelas cidades americanas "super diversas" as pessoas vivem de forma super segregada. a "integração" é um mito.
Os EUA, que pararam socialmente na década de 60, não são exemplo para ninguém, especialmente no que toca a temas étnicos.
A integração existe. Não deveria era demorar várias gerações a permitir que essas pessoas conseguissem utilizar o elevador social. Um bom exemplo de integração é que tiveste (ou ainda tens) um first gen a PM.

este é daqueles comentários que jamais farias sobre povos não europeus..

um celta e um romano tiveram um filho há 2000 anos atrás, logo temos que aceitar milhões de pakis em portugal.
comeste um bocado de picanha, logo tens que gostar de viver rodeado de favelados.

os ciganos são desprezados onde quer que se metam. o denominador comum são eles.

se somos assim tão mauzinhos com imigrantes, porque é que continuam aqui e porque é que continuam a vir para aqui?
What?
É assim tão difícil compreender a nossa história?

é o "convívio", é.
é muito fácil ter essas opiniões quando não se vive num sítio 80% africano/indiano.
a vida não é uma série da netflix.
7%. Convinha ter prestado atenção nas aulas de matemática. Mesmo à proporção da tal crise dos últimos 10 anos, seriam necessários 250 anos para chegarem sequer a ser 50%.
Ou o medo está em deixarmos de ser brancos à medida que se cruzam? É que se for esse o problema, lamento dizer que já vamos tarde, a raça ariana portuguesa já não existe, fruto do que fizemos nos últimos 5 séculos.

a maior parte dos imigrantes na suíça são outros europeus.
A maior parte dos imigrantes em Portugal são europeus ou de ex-colónias. Semelhante a todas as outras nações europeias que participaram na expansão colonialista. A Suíça não o fez. Afinal, temos orgulho da nossa história ou só queremos lidar com a exploração desses povos? Qual é a identidade portuguesa com que te identificas?

deixa de ser intelectualmente desonesto. a europa nunca teve os níveis de imigração que tem hoje.
Estuda um pouco melhor a rota de escravos e o impacto que ela causou. Em Portugal, porque é disso que estamos a falar, já depois da abolição de escravos, tivemos quase 800 mil africanos numa população total inferior a 4 milhões. 20%. E isto sem contar com os marroquinos que vinham de livre vontade trabalhar para o país para serem mal remunerados a fazer os trabalhos que ninguém queria fazer. Oh wait...

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,123
7,564
Qual Stalin ou Mao a fazer limpezas étnicas de nativos, já temos o grande Ginjeet em pleno séc XXI a copiar os mestres. Ao menos sugeres apenas mandar-nos c'o crl em vez de nos deixares à fome como fizeram em Holodomor.
É isso. O patriotismo é isso mesmo que descreveste, colocar um compatriota de merda à frente de um estrangeiro com qualidades apenas por isso. Excelente exemplo de... Xenofobia. Pois, não é patriotismo, é mesmo xenofobia.
Lamento te dizer que tenho um brasileiro na minha equipa permanente. Porque quando o contratei, sem qualificações mas com um talento inato e autodidata para programação, pedi-lhe para aprender uma linguagem nova com que trabalhamos. Estava a escrever aplicações nela em menos de um mês.

Primeiro dizes que foram condenados a viver em campos, agora o problema já é porque não lhes foi dada assistência social... Como se não houvessem portugueses vivendo na rua a sofrer do mesmo. Fazer disto um caso de xenofobia só está ao alcance de grandes intelectos.

E que se saiba, ninguém os "condenou" a vir para cá nem a ficar cá. Isto por falar em mitos. Porque é que os asiáticos ou sul americanos não se queixam do mesmo, já que somos tão maus para os imigrantes? Porque o ónus do problema não está em quem recebe mas sim em quem se quer aproveitar do nosso estado social.

O curioso é que estamos a falar dum povo que está tão bem integrado na nossa sociedade que quando alguém deles entra numa universidade é notícia de jornal. É tão progressivo que continuam a promover casamentos de menores. E é tão tolerante que até incentivam ao desenvolvimento de relações com pessoas de outras etnias, só que não.

Queres repensar a tua teoria?

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,235
9,766
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
É isso. O patriotismo é isso mesmo que descreveste, colocar um compatriota de merda à frente de um estrangeiro com qualidades apenas por isso. Excelente exemplo de... Xenofobia. Pois, não é patriotismo, é mesmo xenofobia.
Lamento te dizer que tenho um brasileiro na minha equipa permanente. Porque quando o contratei, sem qualificações mas com um talento inato e autodidata para programação, pedi-lhe para aprender uma linguagem nova com que trabalhamos. Estava a escrever aplicações nela em menos de um mês.

Quem é que falou em patriotismo? E mesmo que fosse esse o tema, qual é o mal de ser patriota e ter orgulho na nossa herança cultural ? Herança essa que aparentemente é hoje muito procurada pelos que dizes que condenámos a campos, faz todo o sentido em querer substituí-la ou apagá-la. Essa do "sei do que falo porque tenho amigos que são isto ou aquilo" faz lembrar o pessoal que diz que não é racista porque tem amigos pretos, argumento vazio de conteúdo. Eu lamento é os teus amigos conhecerem alguém que defende limpezas étnicas de nativos.

"colocar um compatriota de merda à frente de um estrangeiro com qualidades" ? Desde quando ? Mais uma fantasia saída dum comício do PZP.

E fantástico artigo de opinião. Como sabemos, as opiniões são como os cus, cada um tem o seu. Ainda para mais essa opinião, derivada da extrapolação de um único dado estatístico ignorando tudo o resto. Qual é a base desse aumento de 505% considerando a evolução de toda a população brasileira a residir em Portugal? Logo à partida é impossível saber porque não dá para quantificar o número de imigrantes ilegais a residir cá. Ironicamente, ilegais esses que apesar desse estatuto podem usufruir do nosso estado social para apresentar esse tipo de queixas. Patriotismo tóxico lol.

Até me divertia a desmontar todo esse texto frase por frase mas não gosto de perder tempo com quem está num extremo ideológico, seja de esquerda ou direita.

Andrade

Arquibancada
30 Setembro 2023
143
76

e qual é o mal disso? nem no seu próprio país os portugueses têm prioridade? se é para isso mais vale emigrar mesmo. se é para estar no meio de estrangeiros, mais vale estar com outros europeus do que com africanos, indianos e brasileiros.

quer tu percebas quer não, todos os povos não europeus de quem tu tanto gostas (e para os quais tanto te curvas) são todos hiper ento-cêntricos. só tu e mais alguns europeus é que decidiram não o ser. vais ter um duro acordar para a realidade quando te aperceberes que todo esse cucking que fazes para estrangeiros não te vai servir de nada. serás sempre um "portuga estúpido" para eles.