Deixei o que não concordo...nos próximos 4 anos, eu ....
1. ... acabava com a equipa B (sim, eu sei que parece uma loucura. Mas não é !!!!)
2. ... construía uma Academia low cost no Olival (eu também gostava de andar de Rolls mas tenho que andar num carro bem mais modesto que me consome menos gasolina e custos de manutenção)
3. ... varria de cima abaixo no sector da formação (é inconcebível que em 2024 se aceite o recrutamento de miúdos com a idade X sabendo que têm X+Y ou que recrutemos miúdos que não perfil técnico ou físico para serem jogadores profissionais ou que jogue A em vez de B porque o empresário é amigo do padrinho)
4. ... apostava em formar plantéis para a equipa A recorrendo sempre que necessário ao empréstimo de jovens jogadores emprestados de equipas de topo Europeu (temos capacidade muito reduzida para recrutar talento nos próximos 4 anos)
5. ... convertia o Porto Canal na Dragon TV, passando a temática a ser o universo FcPorto a 100%.
1. Para mim o maior disparate e contraditório; então se nos próximos anos vamos penar e ter que apostar a serio, como nunca, na formação, vamos estar a dar um autentico tiro nos pés, ao decapitar o escalão onde podemos meter o que de melhor formamos, a jogar num campeonato com jogadores feitos, onde os miúdos podem saltar etapas e evoluir mais rapidamente ? As coisas têm é que ser bem feitas e a B tem que deixar de servir como centro de negociatas e negócios vergonhosos e passar a dar palco ao maior numero possível de jovens jogadores, sejam da nossa formação, ou contratações de baixo custo de jovens, contratados la fora. O objectivo mínimo e principal da B terá que ser sempre assegurar a manutenção, apenas isso.
2. A minha maior duvida; se houver a mínima possibilidade de arranjar financiamento para fazer a academia na Maia, com condições que não sejam vender os dedos no futuro (mais que os anéis), eu tentaria ao máximo faze-la. Acho que é fundamental e cada vez será mais, ter condições de treino e também de alojamento, para todos os jovens da nossa formação. Ou seja, só se me mostrarem que vamos ficar sem dinheiro para as despesas correntes mais básicas, caso este projecto vá para a frente, é que eu seria contra a sua construção.
3. Eu concordo com o que está descrito de errado, mas duvido que para corrigir isso seja preciso varrer "de cima abaixo no sector da formação". Acredito muito mais que muitas vezes, quase sempre, essas coisas acontecem contra a vontade dos profissionais que trabalham no terreno, por vontade de quem está lá em cima, do que outra coisa.
4. Formar plantéis baseados no recrutamento de jovens jogadores dos tubarões; tinha lido mal e tinha percebido empréstimo de jogadores dos tubarões..ia perguntar, sem dinheiro, como é que se pagava os salários, mas já percebi que te referes a jovens, por isso não há limitação nos empréstimos se forem até determinada idade e presumo que aches que não teriam grande peso em massa salarial, o que é discutível; apesar de serem jovens, se vierem das melhores equipas, já devem ter um bom salário para a nossa realidade, mas passando à frente disso..e quanto ao resto ? Vamos andar a formar jogadores para os tubarões ? Eu percebo o sentido da ideia, é poupar nos custos ao máximo e tentar completar o plantel com alguns empréstimos de jovens que tenham qualidade; não digo que num caso ou noutro, numa oportunidade aqui e ali, não se possa faze-lo, duvido é que seja possível ter isso como pratica comum e recorrente.
5. Discordo totalmente. A Porto Canal para mim está bem como está, canal focado na região Norte e que dá primazia à parte desportiva do clube. Fazia era mudanças na maneira como comunicamos e defendemos o clube, isso sim. Está na altura de alguém perceber que não se pode continuar a ter os nossos "pontas de lança" no Porto Canal, com a missão de defenderem o clube e atacarem o inimigo, pessoas com vinculo ao clube; é impossível continuar a ter o director de comunicação ou o director seja do que for, a poderem criticar livremente os órgãos do futebol, estando sujeitos a levarem castigos. Temos que passar a ser inteligentes na maneira como fazemos isto, e se for preciso ter uma politica agressiva de comunicação (mas com inteligência, a minha maior expectativa por parte do AVB, que saiba como fazer as coisas com inteligência), que a tenhamos, mas com elementos que depois não estejam sujeitos a levarem castigos a torto e a direito. Mas de resto, para mim o Porto Canal cumpre o seu papel de (tentar) dar alguma visibilidade ao Norte e chega a muitos mais sítios do que apenas ao mundo do futebol.