Eu já há muito que, até extirpando da análise contas e gestão, que um cargo como o de presidente do FC Porto, tendo em conta a dimensão do clube, o landscape competitivo e o ambiente idiossincrático em Portugal, onde há uma luta perene contra 2 forças que têm todo o lobby do establishment por trás, nunca mas nunca podes ter um líder octogenário.
Descentremo-nos da questão concreta! Nunca foi boa ideia fazer regras ou leis que não sejam gerais e abstratas!
Deixo alguns argumentos contrários:
1. o processo de envelhecimento (e inerente perda de faculdades intelectuais) não é rigoroso, nem na forma como condiciona as pessoas, nem no tempo em que começa a ser notório, nem, sequer, na velocidade de progressão;
2. a definição desse limite é pouco menos do que arbitrário e, creio eu, ainda pouco consubstanciado na ciência; esse conceito de “quarta idade” ainda precisa de maior evidência, o que acaba por ser natural, atendendo a que é um fenómeno, relativamente, recente;
3. uma posição que depende de uma eleição, deixa sempre nas mãos dos respectivos eleitores a opção de votarem de acordo com as suas premissas, sejam elas quais forem; o que é, por exemplo, bem diferente da limitação de mandatos;
4. uma regra não pode conter excepções e o que não faltam, na vida pública, são, precisamente, excepções; o presidente dos USA é um octogenário e o seu maior desafiador, se eleito, será octogenário no final do mandato; das melhores reações de políticos em mundiais foi a de Sandro Pertini, em 82, octogenário; tivemos um realizador de cinema, quiçá o melhor de sempre, português, com 100 anos; diversos historiadores conhecidos, etc., etc. impõe-se a questão da necessidade de nos privarmos da sapiência e da experiência dessas pessoas notáveis;
Em resumo, e regressando ao nosso tema, a colocação da questão da idade é, para mim, falsa! Se um eleitor acredita que um candidato octogenário não reúne capacidades para desempenhar o cargo, não há dúvidas; mas, pelo contrário, se um candidato octogenário consegue “enganar” alguns eleitores a votarem nele, então, a idade não terá o efeito nefasto que se antecipa!
E, acrescento, dos motivos que conheço, que suportam a colocação de um limite mínimo de idade são, precisamente, contrários, aos motivos que se extrapolam, para um eventual limite máximo de idade!