Se o preço do bilhete e lugar anual for igual entre FC Porto e sporting tens razão. eu fazendo uma pesquisa google vejo que o lugar anual mais caro no porto nessa época era 370 euros e no sporting 450. o lugar mais barato no porto era 155 e no sporting 186. bilhetes de jogo já é mis difícil comparar.
também depende se um clube ou outro fez mais jogos europeus em casa (não me lembro). e com menor impacto jogos da taça.
Portanto a diferença pode ser explicada por
(1) ladroagem (bilhetes desviados)
(2) bilhetes cedidos aos SD e Casas a preço descontado (se calhar o sporting não tem mas não me parece uma pratica ilegal)
(3) o preço dos bilhetes em si.
(4) numero de jogos
mas fico contente porque estamos com base em números racionais a discutir um tema que é de facto importante. não vejo nem os candidatos nem os media a analisar o tema com tanto rigor como nós aqui.
Quem tem obrigação de explicar isso é o FC Porto. Tiveram várias oportunidades e nunca o fizeram, na AG o CFO do FC Porto usou o subterfúgio da inclusão da receita de camarotes, corporate e business seats. No 'esclarecimento' de ontem, o FC Porto voltou a remeter a explicação para as palavras do CFO na Assembleia.
Isto é algo que fundamentalmente diz respeito ao FC Porto e aos seus associados. A culpa que nós temos enquanto associados é que não estivemos presentes na vida do clube e deixamos que este tipo de opacidades se fossem alastrando e não fossem escrutinadas, não só porque durante muito tempo os resultados desportivos foram muito bons, mas também porque nestes últimos 10 anos de maior descontentamento os sócios não sentiam que havia uma oposição forte e credível, o que não desculpa que estes assuntos não tenham sido escrutinados, mas é sempre melhor tarde do que nunca.
O FC Porto e o Sporting fizeram 26 jogos em casa na época passada. O FC Porto fez 4 jogos na Liga dos Campeões. O Sporting fez 3 jogos na Liga dos Campeões 3 na Liga Europa. Teve mais 2 jogos europeus.
Porque é que a receita de corporate, camarotes e business seats é significativamente maior que a do Sporting e a receita de bilhetes é significativamente inferior?
Porque é que o FC Porto com mais 270 mil espectadores no estádio que o Sporting obteve uma receita de bilhética de menos 3M€ que o Sporting?
Eu também acho saudável discutirmos isto. O problema fundamental é que o FC Porto continua sem oferecer uma explicação sobre o assunto.
E como tu, e bem, apontaste, podemos considerar que a causa desta diferença pode ser atribuída aos problemas relacionados com o esquema de bilhetes com a claque.
Na minha opinião, é grave o FC Porto deixar isto por explicar e apenas dizer que se deve à forma como como as rúbricas são feitas nos respetivos relatórios e que os valores são idênticos com a inclusão dos camarotes, o que não é um esclarecimento e uma explicação, é apenas uma forma pouco subtil artificiosa de tentar escapar a estas questões que são levantadas.