Lista A - Pinto da Costa

Estado
Não está aberto para novas respostas.

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
23,440
18,792
Vila Nova de Gaia, 1975
2024-15= 2009
A Crise financeira a que te referes começa em 2007.

Referia-me ao PIB pc expresso em PPC. Há uma enorme evolução do poder de compra dos portugueses/europeus nas décadas de 80/90/00s.
Na generalidade as pessoas deram um enorme salto na qualidade de vida nesse período. Na última década e meia há uma interrupção abrupta dessa evolução chegando mesmo ao ponto em que a maior das pessoas perdem poder de compra. A adesão aos partidos moderados/de poder em toda a Europa é cada vez menor e a ascensão de novos partidos, mais radicais (sem a carga pejorativa da palavra) e sem experiência de poder é notória.

Para que isto não continue a ser off topic tentei não ser opinativo nem contextualizar evoluções ou regressões.

Tentando correlacionar esta troca de argumentos com o tópico direi que na politica como no futebol a estrutura de raciocínio não é muito diferente,

Escolhemos o horizonte temporal que agrade mais à nossa decisão prévia de qual o caminho a seguir.

Se os factos recentes são maus, quem parece defender a situação usa o contexto ("Imediatamente antes da maior crise financeira" "Pandemia Covid sem receitas, com a industria em colapso") ou escolhe outros indicadores que apaziguem a sua escolha ("Melhor clube português entre 2020 e 2024 com x titulos mais que os rivais" vs "Salário Minimo ajustado pela inflação" "Esperança Média de Vida")

Quem defende a oposição escolhe, quase sempre, atacar a honestidade da situação ("Mamões, cambada de corruptos, enriquecem à custa do povo/sócios, metem ao bolso e nós à mingua") e centrar a sua argumentação nos factos que considere mais gravosos ou que mais facilmente atraiam adeptos para a sua causa (clube à beira da falência, ausência de liberdade, 1/3 dos jovens a emigrar, escola publica e SNS em grave crise).

Quando eu estou na oposição tendo não andar na fronteira do moralismo ou da insinuação de steviewonderismo do interlocutor.
Isto se tiver noção que padeço dos mesmos vícios de raciocínio e argumentação quando estou do outro lado da barricada.
Se não tiver noção ou tiver a certeza que o meu julgamento é sempre analitico e objetivo então já estou mais livre para pisar a tal fronteira.
IMG_20240206_191714.jpg

Se é (só) isto que utilizas, onde está a degradação do poder de compra nos últimos 15 anos?

Eu sou sempre analítico. Vem, provavelmente, da minha formação.

Podes comparar a evolução financeira do nosso clube vs regime e lagartos nos últimos 10 anos? Ou 15, se preferires? Com um contexto global idêntico (COVID, alterações no mercado do futebol, ...) e contextos individuais diferentes (por exemplo, pontos de partida distintos)?

aaveloso

Bancada central
22 Novembro 2016
1,245
1,298
Braga
já o disse aqui várias vezes, mas não me custa voltar a informar:

nas últimas eleições o PdC teve a votação mais baixa nas pessoas mais velhas.
Bem vindo de volta ao fórum, meu caro!
Fico algo surpreendido com essa informação.
Mas também fiquei curioso. Como se sabe isso? Sondagem à boca das urnas?
Isto sem qualquer ironia. Fiquei mesmo curioso.
havia aí uma foto de propaganda dos piratas que tinha "sair do Fpf" como um feito...

vão fazer o mesmo com os capitais próprios e muito boa gente vai comer ..
Ainda se vai gabar de ter acabado com a mama do macaco.

• Like
Reações: Blashyrkh

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
18,701
29,543
Conquistas
4
42
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
O presidente da Mag sabe que tem de marcar eleições ou alguém tem de o avisar?

É que os amigos de ocasião do presidente não trabalham mas os sócios que querem ir votar tem esse tipo de chatices.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Visualizar anexo 23594

Se é (só) isto que utilizas, onde está a degradação do poder de compra nos últimos 15 anos?

Eu sou sempre analítico. Vem, provavelmente, da minha formação.

Podes comparar a evolução financeira do nosso clube vs regime e lagartos nos últimos 10 anos? Ou 15, se preferires? Com um contexto global idêntico (COVID, alterações no mercado do futebol, ...) e contextos individuais diferentes (por exemplo, pontos de partida distintos)?
Desculpem meter o bedelho e so vi este post, mas a inflação tem q ser metida ao barulho.

Rio Douro

Superior
20 Julho 2016
43
183
Por favor, alguém que pergunte a este sujeito que é candidato à Presidência do Futebol Clube do Porto se "partir os cornos a toda a gente" que estava na Assembleia Geral dá direito a expulsão imediata de sócio.

Caso este sujeito recuse uma resposta linear, alguém que lhe pergunte qual seria a punição caso os elementos associados aos actos de violência na última Assembleia Geral tivessem preferido "partir os cornos" aos elementos da SAD presentes.

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
34,363
64,964
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Por favor, alguém que pergunte a este sujeito que é candidato à Presidência do Futebol Clube do Porto se "partir os cornos a toda a gente" que estava na Assembleia Geral dá direito a expulsão imediata de sócio.

Caso este sujeito recuse uma resposta linear, alguém que lhe pergunte qual seria a punição caso os elementos associados aos actos de violência na última Assembleia Geral tivessem preferido "partir os cornos" aos elementos da SAD presentes.
Claro que nao, toda a gente sabe que nao ha portistas cornudos.

Isso so dava direito a expulsao de socio no Boifica

• Haha
Reações: T-Dragon

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Entre múltiplas outras coisas...

Mas, já agora, o IPC subiu cerca de 13% entre 2009 e 2021.
E o IPC é sempre inferior à inflação real.

Uma coisa é certa, nos ultimos 20 anos o salario medio em Portugal, ajustado a inflação, praticamente não subiu. O que tendo em conta a subida do salario minimo, é assustador.

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
18,701
29,543
Conquistas
4
42
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Aproveitando a conversa de contexto económico, fui revisitar no notícias da época 10/11.

De realçar que o esperado era apresentar o 5 ano seguido de resultados positivos da sad.

Que estavam previstas vendas de 47 milhões e 35 já tinham sido feitas em agosto. ( De referir que a entrada na Champions era de Cerca de 10 milhões de euros e a receita TV anual cerca de 10/12 milhões.

Depois o rendimento desportivo e qualidade da equipa é o que se sabe.

De lá até cá chegamos ao estado em que estamos hoje.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Aproveitando a conversa de contexto económico, fui revisitar no notícias da época 10/11.

De realçar que o esperado era apresentar o 5 ano seguido de resultados positivos da sad.

Que estavam previstas vendas de 47 milhões e 35 já tinham sido feitas em agosto. ( De referir que a entrada na Champions era de Cerca de 10 milhões de euros e a receita TV anual cerca de 10/12 milhões.

Depois o rendimento desportivo e qualidade da equipa é o que se sabe.

De lá até cá chegamos ao estado em que estamos hoje.

Tens q reler muitos outros ano também.
Nem de propósito, no topico das contas da sad estao la uns excertos porreiros do RC de 2001.

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
27,485
19,825
Acho que infelizmente agora com o apoio do SC vai ganhar de novo

Infelizmente vamos ter que aguentar mais 4 anos disto e nao faco ideia que sobrará do clube..
Conceição trunfo!?
Depende se Conceição mostrar vontade em renovar ou se for evasivo...
Depende dos resultados desportivos em abril - consolidar o 3 lugar que não dá acesso à Champions ou lutar pelo título ou lutar pelo segundo lugar que dá acesso à Champions...e se nessa altura ainda mais estaremos na Champions, tendo eliminado o Arsenal ...

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
27,485
19,825
Se o presidente atual ganhar, vou ficar extremamente decepcionado e mereceremos + 4 anos de ainda maior desinvestimento na equipa, o fortalecimento para um outro patamar dos rivais e o declínio vertiginoso desportivo e financeiro do NGC.

Última edição:

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
27,485
19,825
Rui Barros, apoiante de Pinto da Costa, sobre a Operação Pretoriano:
«A Justiça está lá para fazer o seu trabalho»

Estado
Não está aberto para novas respostas.