Bom dia amigos portistas.
Passada a emoção de ontem que, confesso com sinceridade, não estava à espera, é hora de passar para palavras para esta comunidade de apaixonados pelo clube o que me foi e vai na alma.
A emoção inesperada de ontem começou logo por aquele vídeo e por ver tantos momentos da nossa história de conquistas, de suor, de lutas, de vitórias. Não há portista que não se emocione e não deseje repetir muitas daquelas vivências. Mas foi com o discurso do candidato André Vilas Boas que a emoção subiu mais alto. Pelas ideias que tocam muito daquilo que há anos eu e outros por aqui defendem ser o caminho para um FCP de futuro. Um FC Porto que se reinventa, que se prepara, que quer estar na frente e não a reboque. Um FCP que lidera e não que segue. Um FCP que ambiciona sempre mais e que não se acomoda.
Ideias como a forma como o scouting deve ser olhado e usado, ideias de como a formação deve ser olhada e trabalhada, ideias de como o clube deve ser gerido olhando à sua sustentabilidade sem abdicar das suas ambições desportivas. Ter um FCP transparente, rigoroso e acima de tudo com respeito pelos seus sócios e adeptos porque quem lidera é apenas e só a voz desses milhares ou milhões que se emocionam com as vitórias e as derrotas deste clube grandioso. Um FCP que é de todos e não apenas de alguns, onde todos têm voz e podem expressar-se sem medo. Um FCP com uma ligação mais forte aos seus associados e adeptos tão fundamental numa época em que os clubes são cada vez mais empresas e muitas vezes detidos por indivíduos ou entidades. Um FCP capaz de fazer passar todos os seus valores através das gerações que o acompanharam e acompanham com paixão. Um FCP moderno, pensado para tempos diferentes e cujos desafios estão em constante mutuação tal como o mundo. Um FCP com respeito pelo seu passado mas sem medo de mudar a pensar no futuro.
Falta conhecer a equipa mas quem esta candidatura, nesta fase, demonstra um nível de preparação e rigor que me atrevo a dizer que nenhuma outra em Portugal alguma vez teve. Perante esta preparação demonstrada estou confiante que a equipa que acompanhará AVB foi também ela pensada e preparada para estar à altura deste desafio.
Foi a primeira vez desde há muito tempo que senti aquela chama do dragão a arder por dentro, confiante que somos invencíveis e estamos preparados para a luta. É talvez aquela sensação de esperança que nos faz seguir um caminho, enfrentar dificuldades e conquistar obstáculos. Aquela sensação que nos faz sentir VIVOS.
Tive sempre o cuidado de não me associar a ninguém em nome da mudança mas é agora com confiança, certeza que dou o meu total apoio a esta candidatura e a este projeto. Força #AVB2024. SÓ HÁ UM PORTO.
VIVA O FC PORTO.