Sinceramente, acho que se o SC levasse com uma entrevista a sério, com um jornalista bem preparado, o tema das transferências daria muito pano para mangas.
Jogadores onde identifico verdadeiro mérito de valorização do jogador:
Otávio (60M): sem dúvida que foi com SC que cresceu ao ponto do jogador que é. 60 milhões foi uma excelente venda e impossível de recusar, mesmo contra a vontade do treinador.
Luís Diaz (47M): mérito total para SC. Jogador puro, de futebol de rua, que foi moldado por SC para o futebol de alto nivel. Ao contrario do momento em que entra no clube, quando sai vai preparado para jogar em qualquer equipa do mundo.
Vitinha (41,5M): não foi SC que o tornou jogador (acho até que demorou a perceber o diamante que tinha ali em mãos) mas teve um papel importante ao dar lhe competitividade para entrar numa grande equipa de caras e servir Messi, Neymar e Mbappe
Fábio Vieira (35M): um pouco semelhante ao Vitinha mas com a diferença da intensidade em campo. Vieira nunca será um jogador à imagem do SC e falta lhe um pouco isso para se conseguir afirmar no Arsenal e mesmo em qualquer equipa top da Premier League. De qualquer forma, não foi desaproveitado por SC e teve muitas aparições e relevância em diversos jogos, o que ajudou a ser vendido pelo valor que foi. Ainda acho que o melhor seria ele ter ficado mas, infelizmente, tinha mesmo de ser vendido.
Ricardo Pereira (22M): jogou um ano com SC. Deixo ficar nas valorizações com SC pois confio que foi importante ter trabalhado com ele.
Diogo Dalot (22M): se tivesse ficado podia ter sido um LD muito importante no clube e SC seria um bom treinador para o fazer evoluir. Teve oportunidades e mostrou serviço, catapultando o para um contrato irrecusável (para ele, claro)
Felipe (20M): jogador certinho mas que nunca foi um DC de topo mundial. Bebeu bem os ensinamentos e acaba por sair por um preço justo
Alex Telles (15M): acaba por sair por um preço baixo mas foi desportivamente valorizado por SC. Não foi um caso como outros que relato abaixo e que tenha existido má interpretação do momento de saída. Foi o que foi, deu muito desportivamente e, na saída, deu o que podia dar face ao seu interesse em jogar num dos maiores clubes do mundo
Jogadores onde não considero que SC tenha tido tanta relevância assim para se poder dizer que foi com ele que se fizeram estes milhões:
Militão (50M): este é o mais complexo de todos. Acho sinceramente que fomos um entreposto para entrada na Europa dum jogador que já era de classe mundial. Pode ter crescido com SC mas acho exagerado assumir que foi com SC que se fez o jogador que é
Fábio Silva (40M): valor que ainda hoje ninguém percebe. Muito hype e muitos interesses por trás deste negocio, não foi por uma questão de valorização pelo treinador.
Danilo Pereira (16M): quando um jogador sai em conflito com o treinador,.a jogar duma forma terrivel e entra de caras numa equipa que tem dos jogadores mais caros do Mundo, fica difícil dizer que SC foi importante na sua valorização
Willy Boly (12M): creio que nem jogou (jogar a sério) com SC. Terá tido umas utilizacoes esporádicas
Diogo Leite (7,5M): difícil assegurar que tenha existido mérito do treinador
No fundo, e no final de contas, resumo a 8 jogadores (vá, 9, se quisermos incluir o Militão) os jogadores que foram verdadeiramente valorizados. 1 / 2 jogadores por época o que numa equipa como a nossa é curto.
Sérgio, sou teu fã e estás no meu top 3 de treinadores que vi aqui passar. Acima disso era difícil considerando que os outros 2 também ganharam tudo o que havia para ganhar, incluindo títulos europeus e em menos tempo.
Mas o teu grande mérito não foi de todo a valorização de jogadores ou o dinheiro que entrou. O teu grande mérito foi fazer muito com muito pouca qualidade, em especial contra um sistema que se veio a provar que estava totalmente controlado e minado por um polvo de dimensões gigantes. É aí que deves bater o punho na mesa e fazer lembrar aos adeptos a pessoa que és e o que passaste.
De resto, no tema de transferências, faltou falar de muitos jogadores que foram valorizados mas que saíram a custo zero. Nenhum deles era tão top top top que fosse insubstituível. Como Taremi também não o é. Estes jogadores têm um deadline de 2 anos do final do contrato. E nesse deadline ou renovam ou têm que sair.
E, porque falei em entrevista por um jornalista bem preparado, deixo um exemplo que não tem nada a ver com futebol mas tem a ver com outro tema que acredito muitos sejam apreciadores: vinho. Excelentes perguntas e respostas bem dadas, sem fugas:
Arrecadou 31 medalhas no último Concurso de Vinhos da Península de Setúbal. Conversámos com Jaime Quendera para perceber onde está a receita do sucesso, mas com o foco na cooperativa de Pegões.
www.publico.pt