É importante contextualizar. Eu acho que há 3 treinadores no FC Porto que estão acima de todos os outros. Pedroto, Artur Jorge e Mourinho. Pedroto apesar de não ter ganhou nenhum título internacional, está acima de todos os outros porque foi o 'coarquitecto', juntamente com Pinto da Costa, do FC Porto que viria a dominar o futebol nacional e tornar-se no clube português com mais títulos internacionais. Pedroto idealizou e deu corpo a uma ideia, colocou a máquina em funcionamento. Infelizmente adoeceu antes de poder disputar a natural final internacional que chegaria com naturalidade.
O Artur Jorge e o Mourinho estão nesse Olimpo de treinador do clube porque conseguiram atingir o topo do topo em termos de resultados. E aqui coloco o Mourinho um pouco acima do Artur Jorge porque chegou num momento de imensa instabilidade e levou a cabo uma reformulação do clube.
Depois há treinadores de quem gosto muito e que marcaram uma época como Robson, AVB, e neste grupo coloco o Sérgio Conceição um pouco abaixo dos dois primeiros, na minha opinião, mas acima de outros treinadores como Jesualdo ou Vítor Pereira. Acho que o Sérgio enfrentou o contexto mais difícil da era Pinto da Costa quer em termos financeiros, quer em termos da influência do próprio clube nas centros de poder e decisão do futebol português. Em termos meramente desportivos e a nível nacional, o contexto que o Sérgio Conceição enfrentou é bastante diferente do cenário que os anteriores treinadores enfrentaram. O FC Porto já não tem a influência que tinha nos centros de poder, estando claramente atrás de Benfica e Sporting. O FC Porto já não tem a mesma capacidade de se movimentar no mercado com a mesma habilidade de em anos anteriores. E o FC Porto do Sérgio Conceição enfrentou sempre um contexto em que o Benfica sempre teve maiores orçamentos e maior qualidade individual no seu plantel, além de um Sporting bastante mais bem organizado e estável, algo que era extremamente raro. E face a este contexto, acho que ganhar 50% dos campeonatos, entre outros títulos nacionais, é muito bom na minha modesta opinião.
Interessante.
Do que me lembro, diria
Topo igual ao teu, Pedroto ( sem Pedroto nao havia Porto de PdC ), Mourinho e Artur Jorge.
Abaixo deste trio coloco
- Bobby Robson, futebol espetacular com recursos bem inferiores aos de AVB e muitos outros treinadores.
- AVB/Vitor Pereira ( deve ter sido a dupla tecnica que mais diferenca fez como dupla ). E ambos sairam a perder por se separarem ( desportivamente, financeiramente o VP saiu a ganhar ). Mas acredito que juntos podiam ter feito muito mais, porque se complementavam muito bem, em 2 componentes essenciais do jogo ( Liderar pessoas e treino ).
- Sergio Conceicao, Coloco aqui acima do Jesualdo, apenas porque o contexto em que cada um ganhou foi muito diferente, e bem mais complicado para o Sergio
- Jesualdo Ferreira
- Antonio Oliveira
- Vitor Pereira
A seguir todos os que mal ou bem, atingiram o titulo de campeão Nacional
- Ivic
- Co Adriaanse
- Carlos Alberto Silva
- Fernando Santos ( para mim o pior dos vencedores )
Um penúltimo patamar, para aqueles que ganharam algo importante , e/ou se notou que deram tudo pelo FC Porto
- Victor Fernandez ( ano terrivel para entrar no clube )
- Lopetegui ( Aquele que sera o primeiro treinador completamente entregue a si proprio na defesa do clube, e roubado indecentemente nesse campeonato )
Por fim, as desgraças completas ( aqui é do pior para o melhor )
- A melhor desgraça, Otavio
- A 2a melhor, Peseiro
- Quinito
- Couceiro
- NES
Nao incluo os interinos, Rui Barros, Inacio, Luis Castro, nem cometas ( del Neri ).
E devo estar a esquecer me de alguem, pelo que ainda havera espaco para os Esquecidos.