Tem toda a razão. Apesar da principal ser culpada ser a SAD porque a gestão é da sua responsabilidade a verdade é que durante os 7anos do nosso treinador temos assistido ao êxodo de saídas a custo-zero. Parece-me que o treinador não admite perder os jogadores e a SAD, de tão fraca e podre que está, não o contraria. Os jogadores não são vendidos, mas também não renovavam. Acabam por sair a custo zero. Para além disso, o treinador parece pouco alinhado com a necessidade de valorização dos ativos - basta ver que, não houvessem lesões, a nossa dupla de centrais seria Pepe e Marcano.
Nos últimos 7 anos o Porto vendeu jogadores num total de 513M contra 587M dos calimeros, e 875M dos mouros. Ganhamos 10 títulos (3 campeonatos), mouros 5 títulos (2 campeonatos) e os calimeros 9 títulos (1 campeonato), não contabilizei as prestações europeias mas estou certo que fomos muito melhores que os rivais. Ora... com mais títulos e melhores prestações europeias conseguimos vender -50M que os calimeros e -350M!!! do que os orcs! Dizem que o dinheiro não joga, mas é evidente que é uma questão de tempo até que os resultados financeiros condicionem os resultados desportivos.
Ah e se olharmos para o valor dos plantéis atuais é este o panorama:
Mouros 355M
Calimeros 307M
Porto 268M
Bem sei que estes valores são subjectivos. Se olharem para os planteis ao pormenor facilmente se percebe que ainda estamos em pior posição. Os nossos rivais têm muitos mais jogadores vendáveis.
FCPorto
Diogo Costa, Evanilson, Galeno, Pepê, Varela, João Mário
Temos aqui, no máximo, uns 200M não?
Mouros
Trubin, Antonio Silva, Morato, Joao Neves, Kokçu, Florentino
250M?
Calimeros
GInácio, Diomande, Hujlmand, Pote, Edwards, Gyokeres,
350M?