Política Nacional

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
8,872
13,688
Concordo, o CDS do Chicao foi uma aberração histórica. O CDS vale mais q 0 deputados. Basta o Chicao nao estar la.
Vale vale.. não fosse em coligação se calhar voltava a não conseguir eleger ninguém.

Mas que vai ser engraçado vai..o PSD vai ter três partidos à sua direita na AR.. vão ser debates engraçados, então se forem todos com a estratégia de isolar/ignorar o chega, quando sem eles não fazem maioria..ui.

Última edição:

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,143
Vale vale.. não fosse em coligação se calhar voltava a não conseguir eleger ninguém.

Mas que vai ser engraçado vai..o PSD vai ter três partidos à dua direita na AR.. vão ser debates engraçados, então se forem todos com a estratégia de isolar/ignorar o chega, quando sem eles não fazem maioria..ui.
Mesquita Nunes, Cecilia Meireles, Pires de Lima, Lobo Xavier, Ribeiro e Castro, Nobre Guedes, a propria Cristas e o Nuno Melo, mesmo Portas, Manuel Monteiro, Telmo Correia, Helder amaral, Paulo Nuncio, Morais Soares, etc...

Se houver interesse destas figuras voltarem a "aparecer" e voltar a dar a cara, o CDS volta. E nem falo da qualidade das mesmas, ou se gosto ou não pessoalmente, mas que têm muito mais interesse na vida publica tuga que o chega todo junto e muitos outros, tem.

Nem digo um grande grupo parlamentar, mas 2/3 deputados, sem duvida.

Entretanto, continuo com a minha optica que o principal objetivo do PSD é passar a mensagem de que não querem o chega. Depois, numa segunda onda, capitalizar a entrada destas figuras na campanha.

Maxwel

Bancada central
21 Junho 2022
1,068
2,872
Mesquita Nunes, Cecilia Meireles, Pires de Lima, Lobo Xavier, Ribeiro e Castro, Nobre Guedes, a propria Cristas e o Nuno Melo, mesmo Portas, Manuel Monteiro, Telmo Correia, Helder amaral, Paulo Nuncio, Morais Soares, etc...

Se houver interesse destas figuras voltarem a "aparecer" e voltar a dar a cara, o CDS volta. E nem falo da qualidade das mesmas, ou se gosto ou não pessoalmente, mas que têm muito mais interesse na vida publica tuga que o chega todo junto e muitos outros, tem.

Entretanto, continuo com a minha optica que o principal objetivo do PSD é passar a mensagem de que não querem o chega. Depois, numa segunda onda, capitalizar a entrada destas figuras na campanha.
Também me parece claro que a mensagem a passar é essa. A estratégia da coligação até me parece boa por parte do PSD porque 1) dá uma ideia de moderação, 2) recupera a tradição de irem coligados e com isso talvez ganhe alguns votos de pessoal mais saudosista e que se lembra disso e 3) por poucos que os votos do CDS possam ser, serão sempre úteis e terão mais valor nesta coligação.

Acho que com isto o PSD vai começar a aparecer consistentemente em primeiro lugar nas sondagens o que pode levar aquele sentimento de vitória a aparecer. E com isso pode haver gente que ia votar no Chega a mudar o voto para PSD + CDS (não esquecer que o Chega teve 7% nas últimas eleições e que agora têm sondagens de 12%/15%). Isto juntamente com a retórica de "com o Chega não governamos" pode levar a que o pessoal do centro e que até costuma votar PS, vote também eles no PSD+CDS.

Obviamente que os debates e a campanha vão ser importantes mas vejo o PSD bem lançado, apesar desta liderança que considero fraca.

• Like
Reações: Daikan

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,387
7,982

Com as exceções do Luís e da Cecília, compilaste uma bela lista de mentecaptos que não saíram do séc. XVIII.

Não tenho saudades nenhumas do CDS.

• Like
Reações: Czarli9 e Tails

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,863
27,749
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20

Depois de terem abandonado o partido empurrados pelo Chicão, há aí pessoas válidas que não se metem mais nisto.

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
76,959
134,390
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Comparar o CDS ao PCP como contra equivalentes é no mínimo...olhem nem sei que dizer.

Tambem devem de ser uns diabos "fascistas".

Última edição:
  • Like
Reações: PDuarte

JPA84

Tribuna Presidencial
19 Fevereiro 2018
13,544
11,726
A aliança entre o PSD e o CDS faz todo o sentido para os 2 partidos
O CDS porque ganha a garantia de poder ter novamente deputados, o PSD porque em vários distritos os votinhos do CDS por poucos que sejam podem fazer a diferença na eleição de deputados..
Aliás nas últimas eleições, o PSD se tivesse ido coligado com o CDS, tinha tido mais 6 deputados, 5 retirados ao PS e 1 ao Chega

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
8,872
13,688
Obviamente que foi uma hiperbolização, mas não vejo mesmo utilidade em alas ultraconservadoras na política.

A saída de cena do CDS foi positiva aos meus olhos. O PCP poderia seguir a mesma via.
O problema do desaparecimento do PCP é que ele fixava ali grande parte do descontentamento da sociedade..

Diria eu antigamente, hoje em dia, infelizmente esta realidade já não se verifica, esse nicho migrou para onde se sabe..

De resto concordo, tirando a Cecília Meireles (uma das melhores deputadas, se desse para votar em deputados individuais, tinha o meu voto) e o Mesquita Nunes, o CDS de resto é um saco de tonantes, com Telmo Correia e companhia.

• Like
Reações: Czarli9

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,366
7,148
Bragança
Ha pessoal que pensa que os votos no chega são só de pessoas de direita, ou do ex CDS, ou do PSD. O chega demonstrado em vários inquéritos, rouba votos a todos os partidos, especialmente aos da cúpula do poder. Não rouba por ideologia, rouba sobretudo por protesto.
Protesto contra os políticos que perceberam que se fizessem certas leis, poderiam roubar quanto quisessem que o máximo que receberiam como castigo seria uma sapatada. E que não mexeriam na riqueza acumulada ilicitamente.
Venham ao meu distrito e perguntem a qualquer um o que Armando Vara tem comprado, dinheiro batido por aqui? Desde edifícios, a bombas de gasolina, por aí fora....
E é isto, tornar dinheiro ilícito em lícito e para o resto da grei, pagar cada vez mais impostos...

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
76,959
134,390
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Penso que estás a precisar:
Sim, vou dizer como um célebre entrepeneur, sabes sou meio-burro.
Vá deixemos lá as tentativas de ad hominem através de pilhéria com memes e vamos ao tema central como rapazes crescidos.

Acho que fazem mais falta do que o PCP, mas isso sou eu, que acho o PCP bastante inútil de momento.

Nem acho que sejam ultraconservadores. Conservadores só chega. Ultra...isto ainda não são os States pese o discurso ser importado dessa realidade por muita gente.
Agora o partido têm é tido lideranças péssimas e surgiram algumas figuraças.

É essa a ideia que tenho.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,387
7,982
Sim, vou dizer como um célebre entrepeneur, sabes sou meio-burro.
Vá deixemos lá as tentativas de ad hominem através de pilhéria com memes e vamos ao tema central como rapazes crescidos.

Acho que fazem mais falta do que o PCP, mas isso sou eu, que acho o PCP bastante inútil de momento.

Nem acho que sejam ultraconservadores. Conservadores só chega. Ultra...isto ainda não são os States pese o discurso ser importado dessa realidade por muita gente.
Agora o partido têm é tido lideranças péssimas e surgiram algumas figuraças.

É essa a ideia que tenho.
Era uma brincadeira.

Mas não comparei em nenhum momento os dois partidos. Referi apenas que o PCP podia ter a mesma saída de cena do CDS, do parlamento e da cobertura que a comunicação social dá a partidos com assento parlamentar.

O CDS desaparece porque, na sua vontade de ser abrangente, passou a não ser coisa nenhuma. E foi isso o que deu azo ao aparecimento das figurinhas, que ainda hoje existem, ou não fosse o Melo presidente.

Neste momento, não tem espaço na política portuguesa. Precisa de encontrar um novo nicho ou de voltar atrás no tempo e escolher algo que já foram e que deixaram fugir para partidos mais recentes.

A coligação é útil momentaneamente para o PSD, mas é uma bóia de salvação para o CDS, que continua enterrado em dívidas e não sobreviveria a mais 4 anos sem subvenção.

• Like
Reações: Edgar Siska e Tails

Cheue

12 Maio 2016
24,400
38,835
Conquistas
7
109
eu vou votar no exército de libertação de Portugal ou então no PCTP/MRPP

ainda estou na duvida...