Não querendo insultar o treinador do clube, diz o ditado "cão que ladra não morde" e é bem verdade; a analogia que quero fazer é a seguinte: não os teve no sitio para deixar Pepe no balneário ao intervalo. Ponto.
A tragedia que viria aí via-se a km's de distancia, ainda por cima já com o medio mais defensivo também já amarelado, aqui quero até ir mais longe; eu teria tirado o chapéu se tivesse tido essa coragem; mais, o Fábio Cardoso ate podia depois meter agua, paciência (não seria a primeira vez), mas pelo menos mostrava que tinha analisado o que se tinha passado na primeira parte e que os tinha no sitio para deixar Pepe no balneário. Sou sincero, teria subido bastante na minha consideração, se tem tido essa coragem e dava uma demonstração que ninguém é intocável na equipa.
Já li o que foi escrito, há quem ache que ele anda completamente perdido, outros que a teimosia/manias é o que está a prejudicar a equipa, outros a questão do tratamento diferenciado (que eu já abordei) com os enteados a ficarem na bancada e os "filhos" a terem sempre lugar no onze, apresentem o rendimento que apresentarem, etc.
A mim preocupa-me ainda mais, outra coisa; pode-se achar que faltam jogadores de grande qualidade, como o Gyokeres por exemplo, diferenciados, mas pergunto eu, SC tem ou não tem vários, ate em excesso, jogadores à sua disposição e acaba sempre por utilizar os mesmos ?
Eu hoje vi um RA que conseguiu apresentar um 11 em campo, sem o capitão e esteio central deles, mais quatro jogadores "feitos" que tinha no banco, o resto eram literalmente, putos. Vê-se uma ideia de jogo, vê-se rotinas/dinâmicas trabalhadas, viu-se como em dois dias de treino, eles jogaram quinta, sexta dia de recuperação, tiveram sábado e domingo, com o Coates a lesionar-se no ultimo treino, nem um dia inteiro teve para preparar o Quaresma e o jogador entra em campo (tinha menos de 100 minutos de utilização) e rende o que rende.
É ou não é altura de ser exigido a SC que se deixe de manias e teimosias e experimente novos jogadores, para uma nova maneira de jogar ?
Ninguém está a dizer para ir agora em Janeiro começar a jogar com três centrais (se bem que era uma das maneiras de proteger as laterais que são a parte mais fraca da equipa e ao mesmo tempo tentar aproveitar Carmo e proteger/atenuar a queda que se prevê abrupta de Pepe/compensar a falta de qualidade dos centrais), mas pelo menos começar a experimentar diferentes jogadores num novo sistema, ou, pelo menos, com dinamicas diferentes.
Eu nao acredito que uma equipa, por exemplo, que tivesse nos mais utilizados, jogadores como Ivan Jaime, Nico, Vasco Sousa (porque não ? Toni Silva e Jon Snow eram desconhecidos quando foram aposta), Xico Conceição (fui contra a rabula da sua vinda, mas face ao rendimento, é altura de sentar Galeno e/ou Pepê, ou pelo menos, a sua utilização não ser automática/90 sobre 90 minutos, ao mesmo tempo), Namaso, Navarro e até, porque não, Wendell ?
Não se vê um rasgo, uma tentativa de procurar outros caminhos, outras soluções, pelo contrario; tem um leque de jogadores, de Zaidu (praticamente só saiu da equipa quando se lesionou, sem ser isso, pode sair para o banco mas acaba sempre por voltar), a Pepe, Eustaquio, Pepê, Galeno, mas principalmente esta época, Taremi, que têm lugar cativo, joguem o que jogarem..
Vejo-o cada vez menos flexível, perdeu aquilo que tinha de melhor que era a adaptação e, principalmente, o ler os jogos, e agora com as declarações de hoje pós jogo..temo que até a parte mental/psicológica possa estar afetada, não lembra ao diabo o que disse hoje, "zbord mais fraco/frágil dos últimos tempos", "criamos muito perigo", "pequenas falhas em lances que estavam treinados" (se as constantes comidelas com o espaço nas costas estava tudo treinado, pqp, imagino se não estivesse), etc, mas pronto, aqui admito que faço parte do "comum dos mortais" que viu um jogo completamente diferente do dele (suspeito que apenas o segurador oficial de bolas, que tem o privilegio de subir ao relvado e tem uma tv especial é que deve ter visto o mesmo jogo que o SC).
Já só peço que seja capaz de fechar a primeira volta com vitorias, faltam três jogos, Chaves em casa, Boavista fora e Braga em casa; já só pedia três vitorias e discutir na segunda volta quando recebermos os outros em casa, o campeonato.
Que aproveite o facto de não termos o desgaste da taça da cerveja, ao contrario dos outros, em Janeiro, para começar bem a segunda volta, onde pelas contas feitas, só podemos perder, em teoria, mais uns 4/5 pontos no máximo, se queremos ser campeões.