Deixei de ser sócio há mais ou menos 10 anos quando percebi que o FC Porto era do senhor Pinto da Costa e dos seus amigos, protegidos por um braço armado que não tem problema em dar uns apertos (ou pior) a adeptos e sócios do seu próprio clube (também a mim me aconteceu em pleno dragão). Depois de vir viver para a Alemanha percebi que a única coisa que lhes interessava da minha parte como sócio era o dinheiro que pagava todos os meses e, se possível, manter o lugar anual seria excelente (diziam eles)! Excelente seria certamente, mas não para o FC Porto! Seria excelente para a conta bancária do senhor Pinto da Costa e amigos/família que continuou a engordar ao longos dos anos, à mesma proporção que o clube se foi afundado em dívidas e contas negativas.
Eu amo o FC Porto. Desde criança que vivo o FC Porto com enorme paixão, muito pelo que me foi transmitido pelo meu pai e principalmente pelo meu avô.
Já velhinho, um dos grandes desejos do meu avô era entrar no Estádio do Dragão onde nunca tinha estado. Como o coração já não aguentava jogos, levei-o a uma visita ao estádio. A primeira coisa que fez quando entrou foi chorar como uma criança, de emoção e alegria. Nunca me esquecerei a alegria e a emoção do meu avô quando se sentou no lugar do Pinto da Costa - à admiração que tinha por ele era enorme! Felizmente o meu avô não está cá agora para ver o que o mesmo Pinto da Costa está a fazer ao seu amado FC Porto!
O FC Porto é de gente como o meu avô, como o meu pai, como eu e como milhares de outros tantos adeptos e sócios que vivem o clube intensamente e que dele nada ganham a não ser a alegria imensa das vitórias, a tristeza profunda das derrotas e o orgulho imenso de ser portista. Isso é mais do que suficiente para encher a alma de quem é portista. Porque isso é o FC Porto.
O FC Porto não é do senhor Pinto da Costa nem dos seus lacaios. O FC Porto não é do braço armado da direção (ao contrário do que o presidente possa pensar). O FC Porto não é uma monarquia… o FC Porto vai viver muito para lá daqueles que hoje se querem fazer seu dono!