Para quando um centro de Formação no FC Porto?

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
PS: Porque não vendemos/cedemos/trespassámos (nem sei se o Olival é nosso ou não, se vai ser, enfim ....) o Olival ao clube da rotunda e ficámos sozinhos na Maia?
Fazia mais sentido ... E o Olival deveria chegar para um clube da dimensão do Boavista ...
Nem tinha reparado nesta tirada...

A sério que isso faz sentido na tua cabeça? Sabes quais as intenções do boavista? Ou mandamos no boavista e eles fazem o que nós queremos?

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,272
26,752
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Já agora, a planta que veio na noticia do Record:

Visualizar anexo 21229

Não sei se o centro que está em baixo será o do Boavista.

Outra questão é a área.

21 hectares são 210.000 m2
1 campo de futebol são cerca de 7.000m2
Ou seja, mesmo com os espaços comuns, dá a sensação da omplantação do projecto ser inferior a 21ha. Por outro lado pode significar área para futura expansão. Duvido mas...
Essa zona é na zona do Leandro, um pouco antes da Bial.
Curiosamente, já vem assinalada no google Maps a futura academia do FCP:

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
O presidente da CM Maia disse que eram muitos. Basta serem mais do que 4 ou 5 e apanharmos alguém que não quer vender, algum fenfinquiste ressabiado, sei lá.... 😂 Advogados, tribunais, burocracias, etc, etc...
Muitos no total de 370 hectares do parque.

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
7,733
8,338
Nem tinha reparado nesta tirada...

A sério que isso faz sentido na tua cabeça? Sabes quais as intenções do boavista? Ou mandamos no boavista e eles fazem o que nós queremos?
Eu não disse que mandámos no Boavista, só disse que seria algo a ser negociado com o mesmo Boavista ... Se eles quisessem ...

Mas na minha cabeça faz TODO o sentido por várias razões:
1. Olival tem péssimos acessos
2. Não permite expansão
3. Ainda nem percebi bem o modelo, se é nosso, se é cedido, se pagámos aluguer, enfim ...
4. Seria a solução para concentrarmos TUDO num mesmo espaço ...

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,272
26,752
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Eu não disse que mandámos no Boavista, só disse que seria algo a ser negociado com o mesmo Boavista ... Se eles quisessem ...

Mas na minha cabeça faz TODO o sentido por várias razões:
1. Olival tem péssimos acessos
2. Não permite expansão
3. Ainda nem percebi bem o modelo, se é nosso, se é cedido, se pagámos aluguer, enfim ...
4. Seria a solução para concentrarmos TUDO num mesmo espaço ...
Eu não gosto do Olival e concordo que deveriamos sair de lá. Mas daí a o conseguirmos "impingir" a outro clube vai um mundo de diferença.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Pronto. E não terá o FC Porto que negociar a compra desses terrenos com esses "muitos"? Pelo menos foi o que percebe da entrevista do presidente da CM da Maia.
A parte que o Porto quer são 21ha desses 370.

A camara da Maia dos 370 tem 74. E dos 21 que o Porto quer tem 10 ou 11.

O Porto tem que comprar outros 10 ou 11 aos 296 que a CMM não tem. Esses 296 tem muitos proprietarios, os 10 ou 11 não sabemos.

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
7,733
8,338
Mas é mal amanhado por quê?
Porque estás a espalhar pela cidade do Porto as infraestruturas do clube quando o que deveráismo fazer é concentrar TUDO no mesmo espaço, aproveitar para criar sinergias.
Este projecto é só a Academia de formação e isso para mim é um erro ...

Deixa fazer-te um pergunta: onde fazem os estágios os atletas das modalidades?

Eu sou um adepto de futebol, mas como sócio do Porto acredito que TODOS os atletas do Porto devem ter as mesmas condições ... DISCORDO por inteiro que a equipa principal tenha condições excepcionais no Olival (não sei se têm) e os atletas da formação não tenham.
Ou por exemplo o futebol feminino que espero seja uma realidade em breve no NGC ..

O mesmo se aplica as modalidades ...

Para dares condições excepcionais a TODOS os atletas do Porto tens OBVIAMENTE de aproveitar ao máximo os equipamentos do clube ... Ou achas que o clube pode ter instalações excepcionais replicadas por vários espaços do clube?
Câmaras hiperbáricas? Ginásios de excelência? Saunas, etc ....
Espaços de descanso dignos de um clube da nossa dimensão?

Isso só se consegue se houver a partilha do mesmo espaço em horários desfasados ...

É preciso olhar um pouco mais a frente e com uma perspectiva mais global, ver o clube como um todo e não como sõ o futebol ...

E atenção que eu não sei a realidade por completo do nosso clube, mas para mim o projecto deveria ser algo como a Cidade do Futebol Clube do Porto onde tivesse TUDO, mas TUDO ...

Pavilhão, Piscina, Pista de atletismo, TUDO mas TUDO ficaroa nesse mega Centro de Estagio ... E todos os atletas do Porto considerariam isso a sua casa de treino ...

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Porque estás a espalhar pela cidade do Porto as infraestruturas do clube quando o que deveráismo fazer é concentrar TUDO no mesmo espaço, aproveitar para criar sinergias.

Eu sou um adepto de futebol, mas como sócio do Porto acredito que TODOS os atletas do Porto devem ter as mesmas condições ... DISCORDO por inteiro que a equipa principal tenha condições excepcionais no Olival (não sei se têm) e os atletas da formação não tenham.
Ou por exemplo o futebol feminino que espero seja uma realidade em breve no NGC ..

Para dares condições excepcionais a TODOS os atletas do Porto tens OBVIAMENTE de aproveitar ao máximo os equipamentos do clube ... Ou achas que o clube pode ter instalações excepcionais replicadas por vários espaços do clube?

Isso só se consegue se houver a partilha do mesmo espaço em horários desfasados ...

É preciso olhar um pouco mais a frente e com uma perspectiva mais global, ver o clube como um todo e não como sõ o futebol ...

E atenção que eu não sei a realidade por completo do nosso clube, mas para mim o projecto deveria ser algo como a Cidade do Futebol Clube do Porto onde tivesse TUDO, mas TUDO ...

Pavilhão, Piscina, Pista de atletismo, TUDO mas TUDO ficaroa nesse mega Centro de Estagio ... E todos os atletas do Porto considerariam isso a sua casa de treino ...
Estás a falar de uma megalomania que ninguem tem por cá...

Mesmo assim, eu pessoalmente até acho que 21 hectares dá para isso quase tudo.

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
7,733
8,338
Estás a falar de uma megalomania que ninguem tem por cá...

Mesmo assim, eu pessoalmente até acho que 21 hectares dá para isso quase tudo.
Mas megalomania porque? Não precisas de replicar todas as instalações para todas as modalidades ...

As modalidades fazem estágios antes dos jogos? sim ou não? Se sim onde o fazem?

Já foram feitos estudos para as poupanças se isso for feito em instalações do clube?

Já foi feita uma análise das poupanças que as sinergias em ter tudo no mesmo espaço podem trazer?

Ou já foram feitas análises de estudo para perceber quais os custos de ter tudo espalhado pelo Grande Porto?

Só o facto de teres TUDO no mesmo espaço e não teres algum tipo de "segregação" é razão mais do que suficiente para esta "megalomania"

Quanto ao espaço necessário, isso não sei ... Mas se precisámos de mais espaço se calhar émelhor negociar agora ....

• Like
Reações: mega_dragon

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,272
26,752
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20

O ideal seria obviamente concentrar tudo numa localização única.
Futebol e modalidades, bem como alojamento de atletas.

Se não houver essa possibilidade e a academia for realmente para utilização única das equipas de futebol... Eu sei o que faria, talvez seja utópico, mas eu acho que valeria pelo menos a pena explorar esta possibilidade:

Abordar a CM Gaia sobre a possibilidade de comprarmos o Centro de Estágios do Olival. Acredito que não seria demasiado caro, é uma infraestrutura já com alguns anos e a área não é muito grande (nem é uma zona valiosa).
Adquirindo o Centro de Estágio, mantinha o campo principal, com as bancadas mas tudo o resto seria convertido num polo para uso exclusivo das modalidades. Transformar os outros 4 campos de futebol em vários pavilhões, ginásio, cantina, alojamento de atletas, etc... Concentrar ali as modalidades seniores e de formação. É um Centro de Treinos curto para as equipas de futebol, mas para as modalidades penso que seria mais que suficiente.

Se ficar tudo junto na Maia, aos fins de semana, pode haver (e haverá com certeza) muita sobreposição de jogos de equipas das modalidades, formação de futebol, formação de modalidades, equipa B, etc... Num mundo perfeito haveria condições para ficar tudo concentrado, mas caso não haja, há que pensar em soluções para não ficarmos para trás. Para se crescer tem de se investir.

Última edição:

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Mas megalomania porque? Não precisas de replicar todas as instalações para todas as modalidades ...

As modalidades fazem estágios antes dos jogos? sim ou não? Se sim onde o fazem?

Já foram feitos estudos para as poupanças se isso for feito em instalações do clube?

Já foi feita uma análise das poupanças que as sinergias em ter tudo no mesmo espaço podem trazer?

Ou já foram feitas análises de estudo para perceber quais os custos de ter tudo espalhado pelo Grande Porto?

Só o facto de teres TUDO no mesmo espaço e não teres algum tipo de "segregação" é razão mais do que suficiente para esta "megalomania"

Quanto ao espaço necessário, isso não sei ... Mas se precisámos de mais espaço se calhar émelhor negociar agora ....
Mas que modalidades? amadoras? Que espaços? Piscina, pistas de atletismo ( qual atletismo? ), pavilhões? quantos?

Uma piscina ou um pavilhão não têm a mesma utilização nem degradação nem intensidade de um relvado. De tal maneira que os pavilhões dos clubes até ficam geralmente no espaço de exploração do estadio quando possivel. Como tens com o nosso pavilhão. Que não está "espalhado" pela cidade.
Aqui, quanto muito, poderiamos ter era 2 pavilhões, 1 e 2... Mas é uma conversa diferente.

Piscinas tens as da Campanhã. Onde está tambem o Boxe. Infelizmente não são nossas mas vais construir uma piscina olimpica de raiz?? Numa "academia" de futebol?

E academia de bilhar? Já tem o seu espaço, tambem ele integrado. Etc...

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
7,733
8,338

Se não houver essa possibilidade e a academia for realmente para utilização única das equipas de futebol... Eu sei o que faria, talvez seja utópico, mas eu acho que valeria pelo menos a pena explorar esta possibilidade:

Abordar a CM Gaia sobre a possibilidade de comprarmos o Centro de Estágios do Olival. Acredito que não seria demasiado caro, á uma infraestrutura já com alguns anos e a área não é muito grande (nem é uma zona valiosa).
Adquirindo o Centro de Estágio, mantinha o campo principal, com as bancadas mas tudo o resto seria convertido num polo para uso exclusivo das modalidades. Transformar os outros 4 campos de futebol em vários pavilhões, ginásio, cantina, alojamento de atletas, etc... Concentrar ali as modalidades seniores e de formação. É um Centro de Treinos curto para as equipas de futebol, mas para as modalidades penso que seria mais que suficiente.

Se ficar tudo junto na Maia, aos fins de semana, pode haver (e haverá com certeza) muita sobreposição de jogos de equipas das modalidades, formação de futebol, formação de modalidades, equipa B, etc... Num mundo perfeito haveria condições para ficar tudo concentrado, mas caso não haja, há que pensar em soluções para não ficarmos para trás. Para se crescer tem de se investir.
Eu não conheço ao detalhe todas as necessidades de todas as modalidades, mais aquelas que não temos e deveríamos ter (futsal e futebol feminino).

Mas dentro do clube deve haver quem saiba.

Mas tenho a certeza de que ter instalaçãões para os estágios no clube seja mais economico, nem que tenhámos que replicar os espaços e atenção que podemos ter diferentes pólos, não precisa de ficar tudo concentrado numas únicas instalações ...

Mas a tua ideia não é má de todo ...

Termos o futebol na Maia e as modalidades no Olival ...

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Até tinha um "sonho" muito meu que teria sido ficarmos com o pavilhão rosa mota mas agora é tarde...

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142

Abordar a CM Gaia sobre a possibilidade de comprarmos o Centro de Estágios do Olival. Acredito que não seria demasiado caro, é uma infraestrutura já com alguns anos e a área não é muito grande (nem é uma zona valiosa).

Não me parece muito exequivel esa aposta no olival. Tambem para o nivel que as modalidade que não o futebol têm em Portugal... Retorno é muito curto para esse tipo de aposta.

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
7,733
8,338
Mas que modalidades? amadoras? Que espaços? Piscina, pistas de atletismo ( qual atletismo? ), pavilhões? quantos?

Uma piscina ou um pavilhão não têm a mesma utilização nem degradação nem intensidade de um relvado. De tal maneira que os pavilhões dos clubes até ficam geralmente no espaço de exploração do estadio quando possivel. Como tens com o nosso pavilhão. Que não está "espalhado" pela cidade.
Aqui, quanto muito, poderiamos ter era 2 pavilhões, 1 e 2... Mas é uma conversa diferente.

Piscinas tens as da Campanhã. Onde está tambem o Boxe. Infelizmente não são nossas mas vais construir uma piscina olimpica de raiz?? Numa "academia" de futebol?

E academia de bilhar? Já tem o seu espaço, tambem ele integrado. Etc...
Estás preso a ideia da Academia de Futebol ... não sei porque ..

Esta ideia da Academia de Futebol foi um REMENDO encontrado por esta SAD porque não consegue fazer o que DEVERIA ser feito ... que e um espeço que concentre TUDO o que seja relativo ao Porto ...

No teu post disseste tudo, O Porto tem as modalidades espalhadas por tudo quanto é canto e não é nada nosso, PORRA ... Até vir alguém e já não quer ceder o espaço e ficamos num ai ai para onde vamos ...

Construir uma piscina Olimpica, sim ... um Pavilhão ... sim ... Deslocar tudo para este mega centro ... sim ...

Tem um custo de um Waris, por exemplo ... ou de um Samu Tuga ... QUAL O PROBLEMA?

• Like
Reações: Gatão1983

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,272
26,752
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Eu não conheço ao detalhe todas as necessidades de todas as modalidades, mais aquelas que não temos e deveríamos ter (futsal e futebol feminino).

Mas dentro do clube deve haver quem saiba.

Mas tenho a certeza de que ter instalaçãões para os estágios no clube seja mais economico, nem que tenhámos que replicar os espaços e atenção que podemos ter diferentes pólos, não precisa de ficar tudo concentrado numas únicas instalações ...

Mas a tua ideia não é má de todo ...

Termos o futebol na Maia e as modalidades no Olival ...
Creio que seria exequível, embora seja claro mais um investimento avultado.
Mas o futebol feminino ia para a Maia, o Futsal (a haver) ia para o Olival...

Mantemos o Dragão como a casa do futebol, o Caixa como a casa das modalidades seniores, mas criávamos condições para as modalidades treinarem sempre no mesmo local, bem como as equipas de formação.

Para mim é uma aberração que as nossas equipas de formação do futebol treinem no Porto, Maia, Pedroso, Olival, Ol. Douro, Fiães, etc...
O futebol eu sei que é assim, as equipas de formação das modalidades nem faço ideia de onde treinam/jogam... Mas deve ser semelhante.

Acho que seria um possível plano para ter na gaveta.

• Like
Reações: Gatão1983