As Contas da(s) SAD(s)

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,169
44,558
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Ponto 2:

Eu estou TOTALMENTE de acordo que o mercado deve ser "feito" muito mais em Julho, antes da época começar e ainda este ano escrevi isso mais que uma vez no topico da silly season. Por várias razões, até de cash flow.
O problema é que o FCP não escolhe quando cá vêm comprar jogadores..

O que o FCP consegue controlar é o que compra, e poderia retirar pressão por essa via, por exemplo na epoca passada eu disse já depois do FCP ter vendido o Vitinha e Fabio, que devia vender o Marche e trazer apenas o Telles por emprestimo e não contratar nada, no final de contas gastou mais de 40M e nenhum jogador teve contributo significativo.

Tal como esta época não fez sentido contratar o Navarro ficando com todos os avançados que tínhamos, nem o Nico tendo ficado o Grujic.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,806
15,842
O problema é que o FCP não escolhe quando cá vêm comprar jogadores..

O que o FCP consegue controlar é o que compra, e poderia retirar pressão por essa via, por exemplo na epoca passada eu disse já depois do FCP ter vendido o Vitinha e Fabio, que devia vender o Marche e trazer apenas o Telles por emprestimo e não contratar nada, no final de contas gastou mais de 40M e nenhum jogador teve contributo significativo.

Tal como esta época não fez sentido contratar o Navarro ficando com todos os avançados que tínhamos, nem o Nico tendo ficado o Grujic.
Mas eu concordo com tudo.

Na questão das vendas, ha jogadores com mercado obvio e q o clube decide não vender. O exemplo mais recente e obvio é o do Diogo. Mas nao será o unico
 

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
8,955
5,023
Mas eu concordo com tudo.

Na questão das vendas, ha jogadores com mercado obvio e q o clube decide não vender. O exemplo mais recente e obvio é o do Diogo. Mas nao será o unico
Um dos principais problemas é mesmo o clube não vender os jogadores na altura certa. Essa política foi algo que permitiu ao Porto ter uma gestão aceitável exceptuando uma ou outra época.

Agora com essa mudança de estratégia que se tem assistido nos últimos anos em que apesar de em alguns anos se terem feito vendas- essas vendas ficaram muito aquém do desejado, é que tem penalizado muito a situação financeira do clube.
 
  • Like
Reações: mega_dragon

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,169
44,558
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Mas eu concordo com tudo.

Na questão das vendas, ha jogadores com mercado obvio e q o clube decide não vender. O exemplo mais recente e obvio é o do Diogo. Mas nao será o unico
O Diogo mercado tem, a questão é por quanto o conseguias vender, o caso do Diogo é diferente de todos os outros em que acho que tens que aguentar o maximo até vir uma boa proposta.

Mas voltando ao inicio acho que o problema não foi tanto nas vendas mas nas compras desnecessárias.

O FCP é gerido como aquelas pessoas que tem cartões de credito e vão fazendo dividas num para pagar o outro e andam de carro novo, é o FCP, não há preocupação nenhuma em contratar jogadores como o Grujic caro na compra e caro nos ordenados e que não joga, e nem sequer se preocupam em tentar descalçar esta bota..

Com esta direção não vai mudar, resta esperar que alguem possa vir para o ano e que o FCP se consiga apurar para a champions.
 

macedo

Bancada central
10 Março 2012
2,116
831
Conquistas
1
  • Rui Filipe
O Diogo mercado tem, a questão é por quanto o conseguias vender, o caso do Diogo é diferente de todos os outros em que acho que tens que aguentar o maximo até vir uma boa proposta.

Mas voltando ao inicio acho que o problema não foi tanto nas vendas mas nas compras desnecessárias.

O FCP é gerido como aquelas pessoas que tem cartões de credito e vão fazendo dividas num para pagar o outro e andam de carro novo, é o FCP, não há preocupação nenhuma em contratar jogadores como o Grujic caro na compra e caro nos ordenados e que não joga, e nem sequer se preocupam em tentar descalçar esta bota..

Com esta direção não vai mudar, resta esperar que alguem possa vir para o ano e que o FCP se consiga apurar para a champions.
Aqui esta um grande problema, fazem o problema ( compra de grujic) mas nao a solucionam (venda pelo mesmo valor), o que aconteceu no caso do Imbula, que claro com as comissões na compra e venda deu prejuizo na certa.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,157
26,599
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
@Daikan o grande problema é se tu quiseres vender antecipadamente os jogadores com grande mercado, tens de vender abaixo do preço do mercado.

É como as financeiras, se quiseres te financiar rápido e sem grandes restrições, tens de ter cabedal para aguentar os juros e as comissões associadas ao financiamento.

E quem te quer comprar jogadores, joga com e sabe o teu estado financeiro.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,806
15,842
@Daikan o grande problema é se tu quiseres vender antecipadamente os jogadores com grande mercado, tens de vender abaixo do preço do mercado.

É como as financeiras, se quiseres te financiar rápido e sem grandes restrições, tens de ter cabedal para aguentar os juros e as comissões associadas ao financiamento.

E quem te quer comprar jogadores, joga com e sabe o teu estado financeiro.
A alteração que defendo não é assim tão grande. O princípio é fazer mais vendas em Julho e não tanto em Junho. Isto é apenas um mês de diferença se pensarmos em atraso mas 11 meses de diferença se pensarmos em adiantado. O volume de negócios é identico. O cash flow e o nivel de prevenção e preparação para a época é que vai ser diferente. Para iniciar, de forma ideal, haveria naturalmente que vender muito em Junho e muito em Julho. Mas uma vez apenas.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,806
15,842
Dada toda a discussão que tem andado à volta dos "novos prémios UEFA" a partir de 2024, penso ser este o tópico idela para isto.

Pois bem, volta e meia, vou ver se há novidades e eis que no dia 6 de Setembtro foi assinado o novo memorando de entendimento ECA/UEFA.
E, como já eu tinha previsto, o futuro não será bem como anda a ser previsto por aí... Previ que o intuito seria uma maior "solidariedade" e distribuição. Previ que o ranking "historico" a 10 anos poderia ter os dias contados. E até coloquei a possibilidade dos clubes tugas virem até a perder dinheiro em relação à atualidade.

Pois bem:


UEFA e ECA assinam acordo histórico para reforçar o futuro do futebol europeu


"Um elemento central deste acordo é a prioridade partilhada de fomentar o futebol europeu de clubes a todos os níveis. Isto manifestar-se-á através de um novo modelo de distribuição de receitas para o ciclo 2024-2027, ostentando um aumento sem precedentes de pagamentos de solidariedade que beneficiará um espectro mais amplo de clubes em campeonatos nacionais.

A parte reservada no novo ciclo aos clubes que não participam na fase de ligas das competições da UEFA aumentará para um total de 10%: além dos 3% reservados aos clubes eliminados nas pré-eliminatórias, a parte para os clubes que não participaram de todo crescerá para 7% (contra os actuais 4%), garantindo 440 milhões de euros por época – ou seja, 1,32 mil milhões de euros ao longo do ciclo – naquele que é o único esquema de redistribuição para clubes a nível pan-europeu. O novo sistema de distribuição para os clubes participantes dará maior foco à participação e ao desempenho (de 25% a 27,5% serão partilhados igualmente) e desempenho (de 30% a 37,5%), enquanto os dois pilares existentes de pool de mercado e coeficiente serão fundidos e reduzidos (de 45% para 35%) . Detalhes completos do novo sistema serão divulgados assim que o trabalho técnico for concluído."


E, ja agora, o montante previsto de receitas é agora de €4,4B, não 4,8. Aumento de 18% e não de 30%.
 
  • Like
Reações: andremaisfcp

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,806
15,842
Dada toda a discussão que tem andado à volta dos "novos prémios UEFA" a partir de 2024, penso ser este o tópico idela para isto.

Pois bem, volta e meia, vou ver se há novidades e eis que no dia 6 de Setembtro foi assinado o novo memorando de entendimento ECA/UEFA.
E, como já eu tinha previsto, o futuro não será bem como anda a ser previsto por aí... Previ que o intuito seria uma maior "solidariedade" e distribuição. Previ que o ranking "historico" a 10 anos poderia ter os dias contados. E até coloquei a possibilidade dos clubes tugas virem até a perder dinheiro em relação à atualidade.

Pois bem:


UEFA e ECA assinam acordo histórico para reforçar o futuro do futebol europeu


"Um elemento central deste acordo é a prioridade partilhada de fomentar o futebol europeu de clubes a todos os níveis. Isto manifestar-se-á através de um novo modelo de distribuição de receitas para o ciclo 2024-2027, ostentando um aumento sem precedentes de pagamentos de solidariedade que beneficiará um espectro mais amplo de clubes em campeonatos nacionais.

A parte reservada no novo ciclo aos clubes que não participam na fase de ligas das competições da UEFA aumentará para um total de 10%: além dos 3% reservados aos clubes eliminados nas pré-eliminatórias, a parte para os clubes que não participaram de todo crescerá para 7% (contra os actuais 4%), garantindo 440 milhões de euros por época – ou seja, 1,32 mil milhões de euros ao longo do ciclo – naquele que é o único esquema de redistribuição para clubes a nível pan-europeu. O novo sistema de distribuição para os clubes participantes dará maior foco à participação e ao desempenho (de 25% a 27,5% serão partilhados igualmente) e desempenho (de 30% a 37,5%), enquanto os dois pilares existentes de pool de mercado e coeficiente serão fundidos e reduzidos (de 45% para 35%) . Detalhes completos do novo sistema serão divulgados assim que o trabalho técnico for concluído."


E, ja agora, o montante previsto de receitas é agora de €4,4B, não 4,8. Aumento de 18% e não de 30%.
Li por alto o novo memorando de entendimento, que até tem exemplos. E as conclusões que posso acrescentar são as seguintes:

- Distribuição UCL/UEL/UECL mantém-se igual.
- A nivel de Champions League, é previsto o Prize Money distribuido aos clubes aumentar de 2002M€ em 2023/24 para 2467M€ em 2024/25.
- Tendo em conta, as % de alocação decididas, temos então que:

1. Prémio de participação (27,5%) deve SUBIR de 15,64M€ para 18,85M€ (36 participantes)

2. Prémios de performance (37,5%) (vitoria, empate e apuramentos) deve, de uma forma geral, MANTER-SE - Numero de jogos sobe ~50% para ~50% de aumento de premio. 189 jogos vs 125 jogos atuais. Não obstante, haverá mais jogos para se poder facturar. Por exemplo, para chegar aos oitavos significa 8 ou 10 jogos conforme necessidade de playoff ou não. Atualmente são 6.

3. Prémio de "valor" (35%) (market pool + coef.) - Não se sabe ainda o formato mas o bolo total DESCE. Passamos de 901M€ em 2023/24 para 32 clubes para 863M€ para 36 clubes em 2024/25. Se as regras o ranking a 10 anos se mantivessem + MP, isto significaria o Porto passar de ~29M de prémio para ~25M€ sensivelmente.


Em relação à Europa League (UEL):
- Deixa de haver despromoção de equipas da Champions.
- Aplica-se a mesma distribuição de prémios em % que na Champions.
- Prize money previsto passar de 465 para 565M€.
 
Última edição:
  • Like
Reações: DrGero e heredia

Portista 88

Bancada lateral
9 Junho 2019
743
1,235
Era bom ter alguma espécie de esclarecimento:

- Hipótese 1 - O Presidente não sabia/confundiu-se sobre o que é/são os capitais próprios.

- Hipótese 2 - Como não será pelo estádio, não haverá um investidor, não haverá perdão de dívida, como diabo se vai conseguir juntar 150 milhões ao ativo, ou reduzir o passivo nesse montante? Alguém tem uma mínima ideia de como isso poderá ser possível?
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,169
44,558
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Era bom ter alguma espécie de esclarecimento:

- Hipótese 1 - O Presidente não sabia/confundiu-se sobre o que é/são os capitais próprios.

- Hipótese 2 - Como não será pelo estádio, não haverá um investidor, não haverá perdão de dívida, como diabo se vai conseguir juntar 150 milhões ao ativo, ou reduzir o passivo nesse montante? Alguém tem uma mínima ideia de como isso poderá ser possível?
Quase de certeza que a CMVM vai pedir explicações á SAD por causa destes comentários.
 

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
8,955
5,023
5 semaninhas e fica tudo resolvido ...

TIC TAC TIC TAC

Enviado do meu CPH2211 através do Tapatalk
Já expliquei no tópico do Presidente

Acho que um clube que tenha capitais próprios negativos pode ir diminuindo esses resultados negativos em cada ano civil cerca de 10% desse valor e deve ser isso a que ele se referia.
Agora como não domina esse vocabulário e nem lhe interessa dominar diga-se de passagem meteu os pés pelas mãos.
 
  • Like
Reações: Regod

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
22,591
14,430
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Já expliquei no tópico do Presidente

Acho que um clube que tenha capitais próprios negativos pode ir diminuindo esses resultados negativos em cada ano civil cerca de 10% desse valor e deve ser isso a que ele se referia.
Agora como não domina esse vocabulário e nem lhe interessa dominar diga-se de passagem meteu os pés pelas mãos.
Se não domina, evita dizer. Assim não se enterra, nem enterra o clube
 

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,447
Era bom ter alguma espécie de esclarecimento:

- Hipótese 1 - O Presidente não sabia/confundiu-se sobre o que é/são os capitais próprios.

- Hipótese 2 - Como não será pelo estádio, não haverá um investidor, não haverá perdão de dívida, como diabo se vai conseguir juntar 150 milhões ao ativo, ou reduzir o passivo nesse montante? Alguém tem uma mínima ideia de como isso poderá ser possível?
O neto do presidente tirou um curso de finanças em Hogwarts.
 
  • Haha
Reações: apocalypto

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
8,955
5,023
Se não domina, evita dizer. Assim não se enterra, nem enterra o clube
Pois mas já sabemos como PdC funciona. E no fundo quiz passar a mensagem que seria mais um feito e como muita gente percebe pouco de contas assim consegue enganar muita gente.
 
  • Like
Reações: Regod

ManuSantiFCP

"Enquanto fomos bons rapazes fomos sempre comidos"
8 Fevereiro 2023
8,967
13,303
Não posso acreditar que tenha confundido capitais próprios com o exercício financeiro anual.

Resta esperar por fevereiro, aí já teremos os dados relativos ao 1°semestre da época que vai de 1 julho até 31 dezembro.
 

Rizard

Superior
1 Julho 2023
45
23
Já expliquei no tópico do Presidente

Acho que um clube que tenha capitais próprios negativos pode ir diminuindo esses resultados negativos em cada ano civil cerca de 10% desse valor e deve ser isso a que ele se referia.
Agora como não domina esse vocabulário e nem lhe interessa dominar diga-se de passagem meteu os pés pelas mãos.
O jornalista perguntou especificamente se era isso dos 10% e ele disse que não!
 

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
8,955
5,023
O jornalista perguntou especificamente se era isso dos 10% e ele disse que não!
Então não sei. Num fim de Dezembro apresenta na mesma os capitais próprios negativos eventualmente menos negativos porque neste semestre deve dar lucro e já se esquece daquilo que disse hoje .
PdC classic.