Música

• Iniciador de Tópicos Equilibrium
  • Data de início

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
11,960
7,487
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
Sou um grande apreciador de folk irlandês.
Aliás, de todo o folk ou como lhe chamam "World Music".
Neste momento, ando a ouvir Lankum que vão mesmo às raízes do folk.

Mas em relação a Nirvana, concordas que as letras são depressivas, certo?
Folk gosto ou gostei mas não segui muito depois de Pogues. E até ao Hell's Ditch.
Nirvana, sim, têm várias depressivas, mas acho é que mesmo dentro de algumas dessas há mais para além disso. Ou que se pode descobrir. E principalmente sentir. Sentir e viver ou ter vivido com elas é o fundamental para mim.
Não tenho tempo agora, mas há muito "flash cru" de pura adrenalina que teria para dizer sobre eles.

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
11,960
7,487
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
Os Nirvana hoje passariam praticamente incógnitos apesar do talento e génio musical de Cobain. O Rock está em mínimos históricos. O Grunge tinha a estrada asfaltada pelo hard rock/heavy metal. Cobain roubou a clientela (e eu fui um deles) a Guns n Roses, Skid Rows, motley Crue e a outras tantas da altura. Hoje vingar seria muito mais difícil, simplesmente porque os géneros dominantes não têm nada a ver com o espirito Rock.
E ainda bem que foi lá atrás, naquela altura. Existiu ali com aquela pujança e rebeldia. Lindo!

SafariNasCuecas

Tribuna Presidencial
9 Setembro 2022
7,265
8,989
Houve Reading mas esse Paramount foi loucura. Em casa, Seattle. "Teatro" lotado. A voz de Kurt talvez no auge. Dave insano na bateria. Que energia. Como tocam o Aneurysm. E dia de Halloween?! A tornar tudo mais "mítico". Viver e sentir isto, na altura, com idade adolescente! Fdx, que saudades.
Foi grande concerto e estes tres só tocavam juntos há meses e ja tinham aquela quimica.
uma das coisas em miudo que eu achava piada que nao tinha a haver com a musica em si mas a bipolaridade das roupas de cada um, o Kurt com flanela pra tempo frio, o krist de t-shirt normal e o dave em tronco nu ahah

• Like
Reações: bluevertigo

SafariNasCuecas

Tribuna Presidencial
9 Setembro 2022
7,265
8,989
Relativamente ao som da banda, não há muito a dizer além de rasgados elogios.
A bateria de Ghrol trouxe o peso que faltava mas é na simplicidade das músicas, mais concretamente na guitarra, que está a magia da banda.

O Cobain nunca foi grande guitarrista. Tecnicamente limitado. Mas a beleza da música, na sua generalidade, reside nisso. Transformar o simples em memorável.
Riffs básicos que qualquer pessoa com os dedos todos consegue reproduzir facilmente na guitarra mas que, em alguns temas, (Smells Like Teen Spirit, por exemplo) são autênticas obras de arte.

Contudo, quando comecei a dar atenção às líricas, não me consegui rever nem um bocadinho no que o Cobain escrevia.
Demasiada depressão, demasiado corta pulsos. Não encaro assim a vida e, sinceramente, ninguém devia encarar.

Talvez fosse esse o sentimento que vigorava na época entre os adolescentes e a música deles acabava por ir ao encontro disso mesmo mas quando chegou à minha vez era-me completamente estranho e não me revia em nada daquilo.

Com Nirvana, e o grunge na sua essência, tudo é o lado lunar, como escreveu Carlos Tê. Mas eu gosto de sol.
Eu adoro o Dave como baterista mas eles encontraram um baterista com a mesma "ferocidade" quando gravaram com o baterista dos Melvins que é brutal.
Quanto a técnica do Kurt tive varios amigos guitarristas que partilhavam da mesma opinião, eu pessoalmente só nunca curti muito dos solos dele.
As letras nunca importaram muito (salvo raras exceções) eles por norma tinham o instrumental e o kurt murmurava por cima e depois lá escrevia u qql coisa.
Ainda assim apesar da temática da letra tens a "territorial pissings" cuja letra é meia paranoica mas o instrumental compensa de caralho.
Apesar disso a gente sabe como acabou a historia do Kurt e ele lá no fundo se calhar tmb saberia que os nirvana projeto seria algo efémero ate pq se falou que ele andava com ideias de lançar-se a solo eventualmente, porque seria no minimo estranho ele com cinquenta e tal anos a cantar musicas sobre "teenage angst".
Quanto a cena do "lado lunar" percebo mas discordo.A vida não é só uma coisa. Ninguem tem só dias perfeitos e cheios de "luz"

• Like
Reações: MiguelDeco

SafariNasCuecas

Tribuna Presidencial
9 Setembro 2022
7,265
8,989
Basicamente é a opinião técnica desses músicos sobre a técnica do Kurt. Sobre essa simplicidade complexa que encantou milhões de pessoas e eles tentam explicar isso à maneira deles. Tem vários vídeos e é uma entrevista muito porreira e com alguns detalhes curiosos. Um deles e que achei curioso, termos o Grohl a dizer que quando o pat smear entrou para a banda eles viram-no e pensaram.. ""finalmente temos um músico a sério na banda" LoL
O dave grohl é muito humilde nesse sentido. na ideia dele como ele aprendeu a ser baterista a bater em almofadas e não sabe ler escalas de guitarra nao se considera musico a sério. Mas maioria das partes dele na bateria sao super memoraveis pra alem de inconfundiveis e é vocalista duma das bandas de Rock verdadeiro (e nao merdas como imagine dragons ou assim) mais bem sucedidas dos ultimos anos.
BTW:Ver o podcast do Conan ser citado é sempre top

• Love

SafariNasCuecas

Tribuna Presidencial
9 Setembro 2022
7,265
8,989
Temos claramente uma ferida em aberto com este assunto :LOL: :sneaky: . Só um génio é que ficaria eternizado na música não sendo excepcional a:
1 - cantar
2 - tocar
3 - entreter

É lidar :)
Eu ate acho que o butch o "intruso" . Adoro o album mas acho o som demasiado "limpo" sei lá, prefiro o In Utero em que o produtor era claramente um "punk", bateria imponente e a distorçao da guitarra mesmo lá em cima.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,628
27,942
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Folgo em ver que outros partilham a minha opinião sobre o Cobain.
Paciência, @MiguelDeco aka hipster.

E até vou mais longe: Cobain nem era especialmente original. Ouves Pixies, por ex., e já entendes de onde vem aquela originalidade.

Butch Vig e Grohl. 2 nomes que explicam bem a diferença entre ser mais uma do pacote do grunge dos 90 ou ser a banda n°1 do panorama.
Super injusto este comentário.

Se o grunge chegou onde chegou muito se deveu ao Nevermind.

E em composição a veia criativa vinha de Cobain.

Quanto ao Butch Vig poliu muito o som da banda com o Nevermind, acredito que o seu apogeu foi com Steve Albini com o In Utero, o álbum que envelheceu melhor.

O Grohl deu o ingrediente que faltava, mas considerar o Bleach gravado com um punhado de dólares, como um album qualquer é desvalorizar demasiado a banda.

SafariNasCuecas

Tribuna Presidencial
9 Setembro 2022
7,265
8,989
O Cobain sempre nomeou os Pixies como uma das suas influências.
Acho normal como artistas sermos influenciados pelos artistas que gostamos.

Sem dúvida que a produção do Butch Vig foi top notch.
Havia aquela frase que era mais ou menos "Nao há muita gente a ouvir os Pixies mas os que ouvem acabam por formar uma banda"
Agr tao uma merda mas nos 90s foram super influentes para aquelas bandas que estavam a aparecer

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,628
27,942
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Havia aquela frase que era mais ou menos "Nao há muita gente a ouvir os Pixies mas os que ouvem acabam por formar uma banda"
Agr tao uma merda mas nos 90s foram super influentes para aquelas bandas que estavam a aparecer
Foram a melhor banda a usar o quiet loud dynamics.

E tinham uma dualidade que nunca vi noutra banda, conseguiam ser super alternativos, tendo uma sonoridade com influências pop.

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
77,550
135,603
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Eu ate acho que o butch o "intruso" . Adoro o album mas acho o som demasiado "limpo" sei lá, prefiro o In Utero em que o produtor era claramente um "punk", bateria imponente e a distorçao da guitarra mesmo lá em cima.
Não há grande valor em produzir um disco que parece saído de uma cave inundada.
Não é o caso do In Utero claro mas já que chamas produtores "punkoides" à frente da conversa.

Se possuíres tecnologia, budget e conhecimento técnico deves sempre optar pela melhor produção possível.
Mas isto é a minha alma de músico amador a falar.
Demasiadas bandas já perderam parte da verdadeira tradução dos seus trabalhos e sonoridade com produções vindas do sifão de uma banca. 😆

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,384
12,482
Esmoriz
Nirvana beneficia sempre daquela carga mítica de artista que se suicida no topo da popularidade. Quando apareceram foram um murro no estômago, a ponte entre os pixies, os dinosaur jr, os sonic youth e o mainstream. A seguir ao nervermind consumi quase tudo, o bleach, raridades, lados b, bootlegs, etc, andei uns dois ano obcecado. quando o Kurt morreu já estava noutra (french touch, drum’n’bass, underworld, primal stream, madchester, uma cena bem mais hedonista). Tenho um filho no início da adolescência e é curioso como os putos têm descoberto os nirvana, no meio de fenómenos tipo k-pop e tik tokers. Foo Fighters nunca me bateu muito, sempre fui mais punk do que alt-rock. E concordo com o Safari, gosto do nevermind mas acho o som muito limpo, especialmente na forma como a bateria soa.

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
11,960
7,487
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
Nirvana beneficia sempre daquela carga mítica de artista que se suicida no topo da popularidade. Quando apareceram foram um murro no estômago, a ponte entre os pixies, os dinosaur jr, os sonic youth e o mainstream. A seguir ao nervermind consumi quase tudo, o bleach, raridades, lados b, bootlegs, etc, andei uns dois ano obcecado. quando o Kurt morreu já estava noutra (french touch, drum’n’bass, underworld, primal stream, madchester, uma cena bem mais hedonista). Tenho um filho no início da adolescência e é curioso como os putos têm descoberto os nirvana, no meio de fenómenos tipo k-pop e tik tokers. Foo Fighters nunca me bateu muito, sempre fui mais punk do que alt-rock. E concordo com o Safari, gosto do nevermind mas acho o som muito limpo, especialmente na forma como a bateria soa.
Consumir desde o início, antes e até (e claro, depois de) Nevermind tem todo um outro sabor e perspectiva.

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,302
16,415
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Temos claramente uma ferida em aberto com este assunto :LOL: :sneaky: . Só um génio é que ficaria eternizado na música não sendo excepcional a:
1 - cantar
2 - tocar
3 - entreter

É lidar :)
a eternizacao deve se a cultura mórbida da cs musical (pop) que promove músicos de sucesso que morrem jovens. e se forem mortes trágicas como a de kc, melhor ainda (para eles).

• Haha

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,302
16,415
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Na verdade, nunca deixaram de estar na moda. Efeitos da eternizacao mórbida de fenómenos trágicos construídos em redor de ídolos juvenis.

Sp houve/haverá putos com sweats dos nirvana.

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
7,192
11,139
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Nevermind é provavelmente o álbum da minha vida, juntamente com o Ten e o Songs for The Deaf.
Mas acho o In Utero melhor álbum :) espero estar a fazer sentido.

O In Utero foi buscar muita distorsao ao Noise japones, tem uma amplitude de sons maior que o Nevermind...e consegue soar mais cru.

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
7,192
11,139
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Folgo em ver que outros partilham a minha opinião sobre o Cobain.
Paciência, @MiguelDeco aka hipster.

E até vou mais longe: Cobain nem era especialmente original. Ouves Pixies, por ex., e já entendes de onde vem aquela originalidade.

Butch Vig e Grohl. 2 nomes que explicam bem a diferença entre ser mais uma do pacote do grunge dos 90 ou ser a banda n°1 do panorama.
Devias ser expulso do fórum.
Aliás, devias ser expulso da internet.

Há sempre alguém que vai dizer que o Jordan nao era tao bom quanto o Kobe, ou que o Pelé era suplente do Gondomar nos dias de hoje.
É inevitável.

Cheue

12 Maio 2016
24,701
39,386
Conquistas
7
109
. Tenho um filho no início da adolescência e é curioso como os putos têm descoberto os nirvana, no meio de fenómenos tipo k-pop e tik tokers.
não é difícil descobrir, visto que as t-shirts dos Nirvana são 'moda' já há alguns anos e até se vendem nas lojas tipo primark, etc...