Acho que todos ficamos tristes e revoltados com a saída do AVB. Eu não fui excepção.
Mas não foi pelo timing ou por ter dito que estava na cadeira de sonho. Seria infantil e imaturo de minha parte estar a cobrar do AVB por ter aceitado ir ganhar 10x mais para a maior liga do mundo.
Por essa ordem de ideias o Otávio é persona non grata no clube. Afinal de contas era o nosso melhor jogador que uns dias antes de sair para a Arábia dizia que amava o clube, que se sentia em casa, a família amava a cidade e outras juras de amor eterno.
O que me custou na saída do AVB foi por sentir que seria possível repetir o feito do Mourinho e vencer a Champions nessa época. E com a sua saída esse sonho (remoto mas possível) caiu por terra.
Foi isso que custou.
Mas é a vida! Qualquer um de nós faria exactamente o mesmo se estivéssemos nas mesmas circunstâncias. Dizer o contrário é de uma irresponsabilidade e hipocrisia enorme.
Relativamente ao portismo de AVB.
Acho que não há uma alma que ponha isso em causa mas, segundo me deste a entender, duvidas do compromisso dele para com o clube baseado na sua saída em 2011.
Medir portismo já é um exercício difícil mas medi-lo baseado nos parâmetros que apresentas é saltar para areias movediças.
Vejamos: o Macaco vai a todos os jogos no Dragão, vai fora seja em Portugal ou no estrangeiro. Vai com bom tempo, vai quando chove, vai quando está frio e quando está calor. Tanto no futebol como em quase todas as modalidades.
Isso faz dele mais portista que eu ou tu?
Em momento algum! E se há dúvidas disso é só relembrar o que se passou na passada 2ª feira para perceber que o portismo não se mede pela assiduidade.
Perguntaste o que é que nos leva a crer que AVB vai ser um bom presidente. Acho que essa resposta já foi dada pelo colega
@Maxwel e pouco ou nada tenho a acrescentar excepto o seguinte:
Se concordamos que o Porto precisa de mudança, que é preciso uma direcção nova que corte com os interesses instalados, que tire o clube de refém dos vândalos que se aproveitam para enriquecer, a AG passada mostrou que há um homem que incomoda muito essa gente. E esse homem é AVB.
A menos que apareça um candidato que já tenha experiência no cargo de presidente (como em tempos se falou do Salvador) todos os outros serão sempre homens sem provas dadas nessas funções. Por mais conjecturas que façamos será sempre como um melão. Podemos apalpar e apertar o cu mas só depois de o abrir é que sabemos se é bom ou não.
AVB não será excepção. Assim como seria Sérgio Conceição ou Miguel Guedes (para dar os exemplos que deste). Teremos de o ver em acção para perceber se são apostas ganhas ou perdidas.
Mas só de saber o quanto incomoda AVB aos poderes instalados é prova mais do que suficiente que AVB é a escolha certa.