André Villas-Boas - Presidente

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,268
26,922
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Não sei se é este o melhor tópico para discutir as propostas que serão apresentadas logo à noite mas deixo aqui a minha opinião sobre os demais:

Artigo 7.º
SAD sempre do clube
Obriga o clube a deter “sempre, direta ou indiretamente (…)” a maioria do capital social da SAD.

A favor.
Acredito que o futebol deve estar sempre sob a alçada do clube (sócios) e que devemos fazer tudo para que assim se mantenha.
Contudo, em caso de falência total, como é que resolveriamos a coisa se a única solução fosse entrada dum investidor?

Artigo 14.º
Novo sócio tem de ser proposto por outro
Os novos sócios têm de ser referenciados por um associado com 12 meses de categoria sénior.

Contra.
Devemos criar condições para trazer mais associados para o clube e não colocar mais entraves.
Compreendo que a ideia passe por evitar a entrada de desestabilizadores vindos de outros clubes mas também cabe a nós, sócios, ter espírito crítico para saber distinguir quem vem de boa fé.

Artigo 26.º
Dois anos para votar
Passam a ser necessários dois anos ininterruptos na categoria sénior para poder votar; ou dois consecutivos, sendo um júnior e outro como sénior.

Contra não pelo conteúdo mas pelo timing da proposta.
Assunto que faz sentido ser discutido mas não a 6 meses das eleições.

Artigo 27.º
Quotas atualizadas pelo IPC
O valor das quotas é atualizado anual e automaticamente com base na variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor, divulgado pelo INE em julho.

Contra.
O clube sempre teve um cariz social bastante forte. Aliás, sempre foi - e bem - uma das grandes bandeiras de Pinto da Costa.
Indexar as quotas a uma tabela qualquer não faz sentido.
As quotas devem ser discutidas sempre que se justifiquem e não andar a reboque da inflação ou lá o que é.

Artigo 45.º
Conflito de interesses
Acrescenta o “manifesto interesse do clube” ao parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD) na possibilidade de os titulares dos órgãos sociais fazerem negócios com o FC Porto.

Contra.
Qualquer negócio deste tipo tem a obrigação de ser mais escrutinado do que qualquer outro por haver conflito de interesses óbvios.
Esta medida visa apenas diminuir esse mesmo escrutínio.

Artigo 51.º
Período eleitoral
As eleições podem ocorrer “até ao mês de junho” e o anúncio da data cabe ao presidente da mesa da AG.

Artigo 53.º
Voto eletrónico e à distância
Sempre que garantidas todas as condições, pode ser possível votar nas Casas do FC Porto, assim como eletronicamente ou por correspondência.

Artigo 64.º
Quinze anos para ser presidente
Dita 15 anos de sócio para o presidente da Direção (em vez de 10) e 10 para os vices (em vez de cinco).

Abstenção.
Até ouvir as partes interessadas não consigo formar uma opinião.
Se a ideia é evitar a entrada de aventureiros nos órgãos sociais não acho que sejam 5 anos a mais que o irá evitar.
Contudo, também não vem mal nenhum ao mundo por isso (aumento dos 5 anos).

Artigos 75.º e 76.º
Apoio a Casas e GOA
Viabiliza apoio, incluindo financeiro, às Casas do FC Porto e aos Grupos Organizados de Adeptos.

Contra.
Ide mamar na 5ª pata do cavalo.
Agora mais a sério. O apoio tanto às claques como às Casas não devem ficar registadas nos estatutos pois pode haver outras prioridades no momento onde se justifique a alocação dos dinheiros.
Concordo que devemos manter apoio logístico e financeiro aos GOA mas tem de ser justificado através do bom senso e não da imposição por estatutos.
Partilho a 100% a tua opinião.

A SAD financiar as claques e as casas do clube é outra vergonha.

Uma coisa é ajudar com a logística, com a presença de jogadores diretores ou jornalistas do Porto Canal nas casas.

Outra é criar uma dependência económica, com o intuito de comprar votos.

Que todos sabemos ser a agenda por detrás desta medida.

Chino

Lugar Anual
23 Julho 2022
6,210
12,549
Conquistas
1
  • Bobby Robson
Partilho a 100% a tua opinião.

A SAD financiar as claques e as casas do clube é outra vergonha.

Uma coisa é ajudar com a logística, com a presença de jogadores diretores ou jornalistas do Porto Canal nas casas.

Outra é criar uma dependência económica, com o intuito de comprar votos.

Que todos sabemos ser a agenda por detrás desta medida.
Não diria melhor. É impressionante como PdC está a tentar emular o benfica de LFV que tanto criticámos.

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
5,461
5,513
Aquele artigo do novo sócio ter de ser proposto por outro... Nem sei o que dizer.
Uma estupidez de todo o tamanho? Agora um adepto, como eu, já não se podia fazer sócio sem pedir "favores" a outro?!? Para evitar o quê? Agora iamos lá ter uma enchente de orcs a fazer-se sócios do clube só porque sim?!? FAz sentido na cabeça de alguém?

BestDragon

#AVB2024
22 Maio 2011
16,911
14,808
Artigo 14.º
Novo sócio tem de ser proposto por outro
Os novos sócios têm de ser referenciados por um associado com 12 meses de categoria sénior.

Contra.
Devemos criar condições para trazer mais associados para o clube e não colocar mais entraves.
Compreendo que a ideia passe por evitar a entrada de desestabilizadores vindos de outros clubes mas também cabe a nós, sócios, ter espírito crítico para saber distinguir quem vem de boa fé.
Isso é para aprovar, não me fodei a mama, já consegui 3 cartas de recomendação a 50€ cada!
Eu sei onde vocês moram!

Chino

Lugar Anual
23 Julho 2022
6,210
12,549
Conquistas
1
  • Bobby Robson
Aquele artigo do novo sócio ter de ser proposto por outro... Nem sei o que dizer.
Isto só mina o crescimento do clube fora da esfera regional ou familiar. Quem, como eu, nasceu numa família de lampiões terá muito mais dificuldade em fazer associativismo pelo Porto ou pelo menos terá de andar a pedir favores a pessoas que não conhece e nem todos têm esse perfil. É completamente estéril essa medida.

Maxwel

Bancada central
21 Junho 2022
1,068
2,871
Uma vitória hoje não garante uma vitória nas eleições mas uma derrota hoje, muito provavelmente, significará uma derrota nas eleições.

Confio que não vamos, desde já, entregar o clube nas mãos desta gentalha.

Atualmente, tudo no clube cheira mal, nada é transparente, está tudo minado.
Não podemos pensar assim.

Na AG de hoje estarão nem 1/10 das pessoas que irão votar nas eleições.

Pode ser um barómetro mas não significa nada nem para um lado nem para o outro.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,268
26,922
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Não podemos pensar assim.

Na AG de hoje estarão nem 1/10 das pessoas que irão votar nas eleições.

Pode ser um barómetro mas não significa nada nem para um lado nem para o outro.
Se tiverem no jogo de forças mais de 3/4 dos votantes é muito mau sinal.

O meu medo é os SD votantes aparecerem em massa mobilizados pelo símio.

Maxwel

Bancada central
21 Junho 2022
1,068
2,871
Se tiverem no jogo de forças mais de 3/4 dos votantes é muito mau sinal.

O meu medo é os SD votantes aparecerem em massa mobilizados pelo símio.
O meu medo não é esse. Da mesma forma que o simio mobiliza em massa, o AVB também o faz. Ou achas que ele vai aparecer lá sozinho?

O meu medo é que entrem SD não sócios. Espero que não mas não meto as mãos no fogo.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,765
24,090
Gaia
O meu medo não é esse. Da mesma forma que o simio mobiliza em massa, o AVB também o faz. Ou achas que ele vai aparecer lá sozinho?

O meu medo é que entrem SD não sócios. Espero que não mas não meto as mãos no fogo.
--------------------------------

Será que a bilheteira da AG também está entregue ao simio?
Julgo que não, mas se for não vou para trás da baliza, prefiro pagar para o meio do Auditório.
Fora de brincas, acho impossivel a AG ser no Auditório, terá de ser uns 500 metros ao lado. Se nos anos 70 havia AG quentinhas nos Pavilhoes porque razão nos querem apequenar?

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,259
26,731
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
--------------------------------

Será que a bilheteira da AG também está entregue ao simio?
Julgo que não, mas se for não vou para trás da baliza, prefiro pagar para o meio do Auditório.
Fora de brincas, acho impossivel a AG ser no Auditório, terá de ser uns 500 metros ao lado. Se nos anos 70 havia AG quentinhas nos Pavilhoes porque razão nos querem apequenar?
Acho que é evidente que todas as medidas tomadas pela SAD, relativamente a esta AG, tiveram como objetivo desencorajar a presença dos sócios.
Ainda devem estar todos fodidos por não estar a chover, sempre era mais uma razão para as pessoas ficarem em casa.

Cheue

12 Maio 2016
23,586
37,448
Conquistas
7
108
Se for preciso ficar de pe ou no chao, nao seja por isso eu voluntario-me
também pode ser
aliás, se mais logo disserem que "ah e tal não há espaço para mais pessoas", tem que se dizer isso - não me importo de ficar em pé, etc...

ainda assim preferia ficar ao colo de alguém 🍆

• Haha
Reações: Maxwel e GuiFMRS

jesuita

Bancada central
16 Junho 2016
1,010
895
40
Santo Tirso
Uma estupidez de todo o tamanho? Agora um adepto, como eu, já não se podia fazer sócio sem pedir "favores" a outro?!? Para evitar o quê? Agora iamos lá ter uma enchente de orcs a fazer-se sócios do clube só porque sim?!? FAz sentido na cabeça de alguém?
Não concordo contigo. Isto não é uma fraternidade, para não dizer outra coisa.

Última edição: