Diogo Costa: 8 (10)
Claudio Ramos: 6,5
Samuel Portugal: 5
Joao Mario: 7 (8,5)
Jorge Sanchez: 6 (?)
Wendell: 5,5
Zaidu: 3,5
Pepe: 7
Fabio Cardoso: 6
David Carmo: 5,5 (8)
Marcano: 8
Alan Varela: 6 (7,5)
Eustaquio: 7
Nico: 4 (?)
Grujic: 5 (7)
Franco: 6 (7)
Romario Baro: 4 (6,5)
Ivan Jaime: 7 (9)
Pepê: 6,5 (8,5)
Verón: 4 (8)
Chico Conceição: 6 (7,5)
G. Borges: 4 (6,5)
Galeno: 7,5
Taremi: 6 (8,5)
Evanilson: 7,5 (9)
Toni Martinez: 5,5 (6,5)
Fran Navarro: 5 (7)
Danny Namaso: 5,5 (7,5)
Fazendo a vontade, apesar de ser um exercício fútil..eu posso achar que um jogador tem um potencial de crescimento enorme, e se esse potencial não é desenvolvido, a culpa não será, certamente, apenas, do jogador.
As notas que dei em parêntesis não é só a jovens que têm potencial e que podem chegar a esse nível..é também a jogadores que já não são jovens, mas que já atingiram esse nível/qualidade, e que hoje em dia, estão a jogar menos, muito menos..
Eu não posso dar uma nota mais baixa, por exemplo, ao Samuel Portugal, que apesar de ter sido um negocio nebuloso, quando estava no Portimonense era dos melhores redes da liga extra grandes; ou dar uma nota mais baixa ao Grujic, que apesar de ter um tempo de jogo residual, é um internacional sérvio, que já atingiu um bom nível; mesma coisa para Namaso que também não tem tido tempo de jogo nenhum, ou para o Navarro que praticamente ainda não jogou esta época, mas que eu vi o que fez na época passada.
A falta de avaliação do potencial do Sanchez e do Nico, é porque não tenho dados para avaliar, não vou atirar um numero só porque sim.
De resto, gostaria de saber é qual é a escala..
O que é que uma nota 10/9/8 significa ?
É a nota que se dá aos 20 melhores jogadores do mundo, que jogam em 5/6 equipas ? Aos Mbappe's e Haaland's ?
Ou é um 8 /9/10 que significa que é do melhor que existe a jogar em Portugal ?
O que é que significa um 3/4 ?
É um jogador abaixo de medíocre para jogar com o Real ou o City, mas que seria titular em todas as equipas abaixo do 4º lugar do tugao ?
Mas que não seja por isso, seja feita a vontade (tentativa de justificação do deus menor).
Fico agora à espera do desafio que eu lancei, da comparação com o que interessa, sim, porque o que interessa é a comparação com os diretos concorrentes ao titulo (que também têm a avaliação aos seus jogadores afetada por um variado de factores, tais como os nossos, nomeadamente..a competência (ou falta dela) dos respectivos treinadores em retirarem/exponenciarem o máximo deles).
Ou alguém tem a coragem de dizer que o pior plantel (que não o é) do FCP, não terá/teria sempre obrigação de ganhar a maioria dos jogos internamente contra 90 % das equipas do tugao ?