Tens razão, agora fiquei de olhos abertos e afinal perder contra o último classificado por apenas 1-0 tem que ser motivo é de orgulho! Eu já vou faltar ao resto das aulas cá na Uni, vou é direto para os Aliados.Eu fui um dos vários que avisou no verão que seria uma época muito difícil. Com a perda do Otávio e Uribe, duas pedras basilares no sistema da equipa, três se contarmos o Marcano (eu conto). Adicionalmente fomos incapazes de suprir as deficiências da equipa na lateral esquerda e no ataque. Os reforços que vieram chegaram tarde e hoje em dia é preciso tempo para os jogadores se adaptarem a processos táticos mais exigentes fora uma ou outra excepção como um guarda redes ou ponta de lança.
Mas como noutros anos a equipa melhora exponencialmente assim que os jogadores estejam adaptados e fazemos 2as voltas praticamente imaculadas. Dito isto o Sérgio preferência um perfil de jogador mais maleável mas menos irreverente e isso se por um lado lhe permite manter o balneário estes anos todos, também por vezes deixa faltar aquele rasgo criativo ou de magia que o Porto do passado nos habituou.
Também é preciso ver que o futebol está muito mais tático e em particular o Futebol Português que ficou mais competitivo con esta geração de treinadores - Artur Jorge, Filipe Martins, Vasco Seabra, entre outros. Além de que já não há segredos nas metodologias de treino e as condições de treino são praticamente equiparáveis.
O problema é que a grande maioria dos adeptos não consegue ver este problema objetivamente e deixa-se levar pelo saudosismo de épocas atípicas do Deco, do Jardel, do Hulk e do Falcão.. aquele Porto que era referência a nível de scouting já não o é nem pode ser porque a indústria do futebol também mudou. Quantos clubes hoje em dia são completamente demolidores nos seus campeonatos?
Agora, há sempre espaço para melhorar, mas tenho a certeza de uma coisa, não vai chegar aqui um Dom Sebastião que nos vai por a jogar 433 e a destruir adversários. Gosto muito do trabalho do treinador do Braga mas não sei se com esta direção aguentasse. Acho que a nossa melhor hipótese é apoiar. Nesta altura só o Sérgio poderá manter o barco à tona.
O único sítio em que os jogadores precisam de meia volta ou mais para se adaptarem é cá. Pergunta ao Pep Guardiola se o Doku precisou de tempo para aprender como é que se jogava no City ou ao Ancelotti se achava que devia de ter posto o Bellingham só em Janeiro a jogar. Quem me dera a mim que os lampiões só tivessem dado minutos ao Enzo lá para Dezembro e que o Gyokeres e o Hjulmand ainda não contassem com minutos pelos lagartos.