Departamento Médico do FC Porto

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,414
Mais um fait diver criado por SC! Qual será o próximo, depois do jogo da luz e depois do Barça?

Acham mesmo que a nossa defesa se vai aguentar com equipas de mais valia? Espero mesmo que SC tenha consciência que está no FCPorto e já teve episódios suficientes de humilhação!
 

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,414
Vejo o pessoal a cascar fortemente...
Ya temos jogado mal, mas caramba, tambem fica dificil montar uma equipa com tanta volatilidade!

Tamos na 6 jornada, e ja tivemos 4 duplas de centrais diferentes.
Recuperamos o evanilson, toca a lesionar novamente. Zaidu apesar de ser um cone, é outro no estaleiro, sem contar com joao mario, que aquilo deve tar preso por arames!

Enfim, treinar uma equipa é muito mais que jogar FM.
Esta fase inicial de epoca tens:
- gerir as alterações das equipas
- gerir a componente fisica
- integrar jogadores
- treinar rotinas

Eu pergunto, como é que queremos evoluir se temos um onze altamente volatil.
Tenho dito, que acho que as coisas para sairem bem, precisam de ser antecipadas pelo menos 6 meses!
Isto é, ja deviamos ter trazido "um varela" pelo menos em janeiro da epoca anterior, que foi exactamente isso que aconteceu com ugarte... entrou com palhinha no plantel.

Mesmo a nivel de plantel, gerimos muito mal a coisa. Com a ausencia do Marcano, tem que ser chamado o quanto antes alguem da equipa B.
Sinceramente acho que olhando ao plantel actual eu pucharia o gabriel bras para a equipa principal. É muito jovem, mas tem muito potencial.
Foi mesmo muito difícil para o SC meter o DCarmo só a treinar! Deve ter sido um sofrimento colocar para SC.
 

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
7,604
8,206
Isto ! Gostava de tentar perceber o que se passa . Algo não está bem isso é notório
A mim parece-me óbvio que a equipa técnica não deixa os jogadores recuperarem totalmente ... Mas estão disponíveis para treinar são lançados nos jogos ...

Evanilson passou a treinar com a equipa e foi logo lançado no primeiro jogo em que esteve no banco ... jogou bem ... ninguém questiona iisso ... Mas depois de lesão é necessário algum tempo para o jogador se fortalecer fisicamente ...
E temos 5 avançados no plantel ... temos alternativas ...

E SC é useiro e vezeiro ... SC é PÉSSIMO a efectuar a gestão dos planteis ... Quem é que não se lembra do episódio com o Marega quando jogámos contra o Guimarães... nem fez o aquecimennto porque estava com queixas mas foi lançado a jogo parando 1 mês e só não foi mais porque o mandámos para a China ...

E também não percebi porque o Dr Milagres deixou de colaborar conosco ...

Agora não percebi estes problemas do SC perante o departamento médico ... A preparação física não cabe ao departamento médico ... é da equipa técnica ... e esta é que tem que dosear a carga de trabalhos e jogos por forma a retirar o melhor partido dos jogadores ...
 

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
7,604
8,206
Vi a flash e Mantenho o que digo.

Repórter: "só para terminar, o que se passou com o Pepe?"

SC: "Fez um exame hoje, perguntem ao Dr. Puga que ele saberá responder"

Qual é o mal disto?
Qual o mal? Bastava dizer Pepe fez um exame e estava indisponível para o jogo de hoje ... SC é funcionário do Porto, tal como o médico Dr Puga ... portanto tinha só de dizer que o Pepe estava indisponível fisicamente e que depois o departamento médico iria esclarecer qual a razão ...

Dizer que nem ele percebeu muito bem o porque ... é tão somente uma estupidez ... Basicamente está a dizer que é culpa do departamento médico o Pepe não estar em condições?

A preparação física dos jogadores é responsabilidade da equipa técnica e não do departamento médico ....
 
  • Like
Reações: Jose Cordeiro

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
7,604
8,206
Não mas não faço ideia do que se passou a seguir ou na preparação dessa época porque há um aumento enorme nas lesões do plantel desde aí

Eu sei algumas coisas de fisiologia, bioquímica e outras merdas mas não percebo (ainda) como se gere e prepara atletas para alta competição

Mas acho o que se tem passado no pós Mundial muito estranho
Não foi só pós-mundial ... Veron lesionou-se durante o mundial e com alguma gravidade ... teve várias reinicidência e nunca mais recuperou ...
 

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,785
194,557
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
A mim parece-me óbvio que a equipa técnica não deixa os jogadores recuperarem totalmente ... Mas estão disponíveis para treinar são lançados nos jogos ...
Dizer isto no dia a seguir ao Pepe ficar de fora por indicações da equipa médica é a sério?
Ou o departamento médico trabalhou pela primeira vez em meses para tirar o Pepe deste jogo e no resto do tempo anda a tocar viola e o treinador e restante equipa técnica é que decide quando é que um jogador está apto?

Os jogadores jogam, ou não, quando há uma luz verde em termos de saúde
O Evanilson voltou quando deixaram
O Pepe não jogou quando não deixaram

E acho muito bem que assim seja, os médicos estão lá para isso
 

Don Corleone

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2019
8,421
13,232
Conquistas
17
  • Taça de Portugal 19/20
A questão principal mantem se

Porque acontece com tanta frequência nos ultimos tempos?
Este ano tens apenas a lesão do Zaidu e as do Pepe, que tem 40 anos.

Todas as outras foram lesões normais musculares de início de época e cuja recuperação foi rápida.

Marcano, Evanilson e Namaso são lesões que nada têm a ver com a condição ou preparação física dos jogadores.
 

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
7,604
8,206
Dizer isto no dia a seguir ao Pepe ficar de fora por indicações da equipa médica é a sério?
Ou o departamento médico trabalhou pela primeira vez em meses para tirar o Pepe deste jogo e no resto do tempo anda a tocar viola e o treinador e restante equipa técnica é que decide quando é que um jogador está apto?

Os jogadores jogam, ou não, quando há uma luz verde em termos de saúde
O Evanilson voltou quando deixaram
O Pepe não jogou quando não deixaram

E acho muito bem que assim seja, os médicos estão lá para isso
Sim é a sério ...

Repara que em termos médicos, eles podem dar o OK para a lesão que o jogador teve ... mas em termos físicos o jogador pode não estar apto para jogar ...
Por exemplo, lesionas-te na perna direita .. o teu subconsciente tenta proteger a tua perna direita colocando para peso na perna esquerda ... Isto acontece por reflexo naturais do corpo ...

Nesta situações cabe a departamento médico melhorar os indíces físicos do jogador? Ou cabe aos preparadores físicos que fazem parte da equipa técnica ...

Gostava de ter uma resposta para isto ...

E acho que deveria haver uma reflexão no departamento de futebol (quem é que manda no departamento de futebol? para mim é o SC ... não sei o que fazem os pinos do Baia e do Engº Gonçalves ) para se perceber o porque de tantas lesões ... É da equipa médica? é da preparação física? É da metodologia dos treinos?
 
Última edição:

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,507
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Não existe ciência. No caso do Moutinho, o Pinto da Costa devia ter vindo dar uma entrevista ao Porto Canal a explicar toda a história, aliás não só do Moutinho mas um resumo do mercado de transferências. Agradece o adepto. Isto é básico.

Os adeptos são uma extensão muito importante do clube por isso faz sentido receberem esclarecimentos do mesmo. O Sérgio não devia sequer falar nesse assunto tal como não devia ter falado ontem.

Questões do departamento médico e departamento financeiro/transferências são para serem falados pelos responsáveis. O Sérgio tem de falar dos aspectos do jogo e apenas do jogo. Quando as perguntas são como as de ontem, a resposta seria simples: “Não está disponível”. Qual é a dificuldade?
Nao. Existe vontade de fazer figura dd urso, porque ja desde o Danilo que andam com estes exercicios bacocos de Semiótica.
"O SC da se mal com o grupo" lembram se?

Deve ser lixado viver assim, frustrado.
Um ate tem como imagem um treinador que depois de um ano ca em que fez mil juras de amor eterno, pisgou se atras dos milhoes, e hoje, depois dd varios anos de insucessos no banco e de varias vezes ter apoiado PdC, é visto como o salvador da patria.
Isto apesar de nunca ter mostrado disponibilidade para voltar. Se o sc ou pdc sao donos do clube, o que sera um gajo que diz que a presidência lhe está destinada...

Estes tipos sao tipo a minha mulher mete me os cornos mas eu vou passar a vida a implorar o regresso dela e a meter defeitos em todas.
Estilo corno manso.
 
K

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,447
Na época passada foram vários os ataques ao departamento médico e ao Sérgio Conceição em simultâneo. Pelas lesões e pelas recaídas. Hoje, depois das declarações do Sérgio Conceição após o jogo de ontem e que eu considerei perfeitamente desnecessárias, muitos dos que atacaram ferozmente o departamento médico na temporada passada estão agora a defender o mesmo.

Haja um bocado de coerência e um mínimo de noção. Parece que estamos a falar de pessoas incompetentes, mas de facto o atrevimento da ignorância tem destas coisas. Fico admirado com a forma atrevida como muitos criticam pessoas que estudaram durante anos numa determinada área e têm uma carreira consolidada. Ninguém está imune a críticas, mas aqui o que se faz é colocar em causa a competência dos profissionais com um atrevimento que choca. Do treinador ao departamento médico.

Sem sequer dominar o básico de uma área, as pessoas chegam a conclusões como se fosse a coisa mais fácil do mundo. Como se os profissionais do FC Porto não seguissem os protocolos básicos. Um fisiologista que dava aulas na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, preparou atletas para os Jogos Olímpicos, passou por clubes de futebol. Um médico com uma vasta carreira no futebol e no FC Porto em particular e reconhecido entre os pares.

Estão a acontecer várias lesões musculares logo a culpa é da carga de treinos. É uma conclusão bestial. Eu pergunto, qual é a carga de treinos? Quem daqui assiste aos treinos? Porque é que há jogadores como o Pepê que fizeram quase 60 jogos e não tiveram nenhuma lesão e outros jogadores que se lesionaram mais que uma vez? A única variável que existe é a carga de treinos?

Alguns jogadores estão a lesionar-se várias vezes, a culpa é do departamento médico que dá o ok cedo demais. Outra conclusão bestial como se tudo fosse simples nesta vida. Como se o departamento médico não soubesse como recuperar um jogador, eliminar a dor, preparar para o regresso à competição, etc. Como se não pudessem existir situações mais complexas que outras e casos mais complicados de resolver.

É só gente brilhante com um domínio total de todas as áreas.
 

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,655
15,076
Invicta
www.google.com
Na época passada foram vários os ataques ao departamento médico e ao Sérgio Conceição em simultâneo. Pelas lesões e pelas recaídas. Hoje, depois das declarações do Sérgio Conceição após o jogo de ontem e que eu considerei perfeitamente desnecessárias, muitos dos que atacaram ferozmente o departamento médico na temporada passada estão agora a defender o mesmo.

Haja um bocado de coerência e um mínimo de noção. Parece que estamos a falar de pessoas incompetentes, mas de facto o atrevimento da ignorância tem destas coisas. Fico admirado com a forma atrevida como muitos criticam pessoas que estudaram durante anos numa determinada área e têm uma carreira consolidada. Ninguém está imune a críticas, mas aqui o que se faz é colocar em causa a competência dos profissionais com um atrevimento que choca. Do treinador ao departamento médico.

Sem sequer dominar o básico de uma área, as pessoas chegam a conclusões como se fosse a coisa mais fácil do mundo. Como se os profissionais do FC Porto não seguissem os protocolos básicos. Um fisiologista que dava aulas na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, preparou atletas para os Jogos Olímpicos, passou por clubes de futebol. Um médico com uma vasta carreira no futebol e no FC Porto em particular e reconhecido entre os pares.

Estão a acontecer várias lesões musculares logo a culpa é da carga de treinos. É uma conclusão bestial. Eu pergunto, qual é a carga de treinos? Quem daqui assiste aos treinos? Porque é que há jogadores como o Pepê que fizeram quase 60 jogos e não tiveram nenhuma lesão e outros jogadores que se lesionaram mais que uma vez? A única variável que existe é a carga de treinos?

Alguns jogadores estão a lesionar-se várias vezes, a culpa é do departamento médico que dá o ok cedo demais. Outra conclusão bestial como se tudo fosse simples nesta vida. Como se o departamento médico não soubesse como recuperar um jogador, eliminar a dor, preparar para o regresso à competição, etc. Como se não pudessem existir situações mais complexas que outras e casos mais complicados de resolver.

É só gente brilhante com um domínio total de todas as áreas.
Tudo muitos bonito, mas a questão(ões) é:

Vamos então ignorar as declarações de ontem do Sérgio, alguém que está por dentro e lida diariamente com os atletas ?

Vamos ignorar o fato das reincidências de lesões este ano ?

Vamos ignorar o fato de existirem pessoas a sair deste mesmo departamento, mas que continuam a ser procuradas pelos jogadores do clube ? Quem ficou, não transmite esse confiança ? Não trata das lesões ? Para quê procurar fora ?

Depreendo das tuas palavras que afinal está tudo bem e que o adepto, estando fora, está a fazer um filme. E o treinador, estando dentro ? Qual a desculpa ?

Enviado do meu CPH2211 através do Tapatalk
 

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
4,379
6,423
Bragança
Este departamento médico tem muitos anos. O tipo de lesões que temos tido, parece mais a parte da preparação física.... Mas não sou entendido em nenhuma das duas coisas.
 
  • Like
Reações: aribeiro016

Don Corleone

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2019
8,421
13,232
Conquistas
17
  • Taça de Portugal 19/20
Este departamento médico tem muitos anos. O tipo de lesões que temos tido, parece mais a parte da preparação física.... Mas não sou entendido em nenhuma das duas coisas.
Já perguntei antes, mas ninguém parece conseguir responder. Mas quais lesões?

As do Pepe, que tem 40 anos? Ou a do Marcano que rompeu o LCA (o que é que isso tem a ver com condição física e etc)?

Não vejo nenhuma crise de lesões para andarmos a colocar em causa seja o que fôr neste momento.
 

dragon55

Tribuna
30 Março 2019
3,598
4,651
O Pepe é normal ter uma queixa física ou outra tem muitos anos disto. Agora os restantes jogadores são lesões ligamentares..
 
P

portu

Guest
Já perguntei antes, mas ninguém parece conseguir responder. Mas quais lesões?

As do Pepe, que tem 40 anos? Ou a do Marcano que rompeu o LCA (o que é que isso tem a ver com condição física e etc)?

Não vejo nenhuma crise de lesões para andarmos a colocar em causa seja o que fôr neste momento.
Tens razão.
As lesões recorrentes do Verón e do Eva também são facilmente explicáveis pela idade.
E do Grujic, já agora.
Têm todos 40 anos.
 
  • Like
Reações: Waris

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
17,145
22,653
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Tens razão.
As lesões recorrentes do Verón e do Eva também são facilmente explicáveis pela idade.
E do Grujic, já agora.
Têm todos 40 anos.

Acrescenta ai a do Zaidu.

O Homem nem tem sido aposta constante este ano mas mal entrou a titular teve logo uma lesão muscular.( Só pode ser a exigência nos treinos.)

Foi o Dr. Nelson Puga, esse infiltrado lampião. Anda a sabotar o Olival LAB.
 
  • Like
Reações: portu

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
17,145
22,653
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
O Sérgio Conceição já frisou várias vezes que quem não der tudo nos treinos fica de fora. É até estourar.

Gostava de um dia ir assistir a um treino só para ver que exigência é essa
 
  • Like
Reações: apocalypto