Achas que os árbitros são protegidos?
Sim são e bem. E ainda deviam de ser mais. Nos bifes se abres a boca para dizer que o M Oliver tem uma pestana fora do sítio ficas duas semanas ( sem patetices de recursos ) a ver o jogo da bancada e levas uma multa equivalente a e eu e tu ter uma carta com o selo da AT ao chegar a casa.
Aqui é uma brincadeira... diz-se tudo e o seu contrário. É uma selvageria autêntica.
Sabes o que está a acontecer em Braga, que é a maior AF do país? Já não existem árbitros para repor os que se vão reformando.
Houveram jogos de formação e dois ou três de seniores adiados e até apitados pelos respectivos capitães ( coisa que nunca tinha visto ) por simplesmente o quadro de árbitros não chega para todos os jogos. Tem entrado muito pouco miúdo para os cursos... antes eram aos montes... tenho 3 amigos que foram para árbitros e já desistiram porque dizem que é uma insanidade o que se passa nos jogos e pior, muitas vezes situações desagradáveis em espaços da vida civil no pós jogos.
Vou-te dar um pequeno exemplo... compara o comportamento dos treinadores portugueses no tugão ( incluindo o nosso ) e agora vai para as provas da UEFA... parecem meninos de coro.
Mas porquê? Os clubes não são prejudicados lá fora? São e bastante! Mas porquê o comportamento diferente dos atores?
Porque é que se comportam de maneira diferente com o ASD? Quase pedem desculpa por falarem para ele. É por ser um árbitro "famoso" e cheio de estatuto? Ai isto é assim? Forte com os fracos e fraco com os fortes?
Vais ter cada vez piores árbitros, simplesmente porque é a lei da oferta e procura... cada vez menos querem ir para lá e por consequência, cada vez menos qualidade vais ter. E maus vão ser promovidos, também por terem bons padrinhos, mas mais mais por não haver uma grande escolha.
Não acho que deva de existir uma classe isenta à crítica, são opiniões.
Se os jogadores e treinadores são avaliados e criticados conforme a sua prestação, os árbitros como intervenientes nos jogos também.
Com isto não quero dizer andar à batatada, ou implicar que está comprado, ou coisas vindas do interior do Café Central.
Inglaterra não é comparável, porque se por um lado eu não acho o silenciamento de toda a crítica uma medida que melhore ou faça bem, por outro lado existe "accountability", e quiçá por isso seja mais aceite. Um árbitro em Inglaterra que cometa erros grosseiros é chamado à chapa e penalizado a sério.
Aqui não. Deixa-se andar.
Se fosse assim, até podiam impor regras restritas no comentário (embora eu seja defensor que desde que não se falte ao respeito a crítica de todos os intervenientes no espetáculo deve ser aberta) poque na verdade os árbitros são responsabilizados, não são donos e senhores, não são inatingíveis.
Há uma hierarquia definida, os árbitros são os juizes, respeitinho, mas não mandam nisto e se errarem feio sofrem as consequências.
Aqui não vês nada disso, um árbitro que se ande a arrastar na classificação e a cometer erros é chamado a árbitrar jogos grandes, nunca são chamados à responsabilidade por nada, e quando são, fazem queixinhas como o miudo venenoso da escola através de um tipo qualquer que mais não é do que um Zé de um lobby corporativo.
Um VAR que não vê um lance evidente, na próxima semana lá está ele de novo a avaliar um lance em vez de , como em Inglaterra já que usas o exemplo, ir descansar a cabeça e pensar na vidinha dele para não cometer certas incúrias.
Não podemos comparar sequer, porque ele podem apertar a malha porque existe um sistema que credibiliza a arbitragem.
Aqui não, não há nada, não se sabe nada, nao se sabe como são avaliiados, que critérios são seguidos para nomeações, é a bela opacidade à tuga mesmo.
A pool de qualidade diminuiu, mas se tiveres uma organização e estrutura virada para a credibilização, vais conseguir pelo menos ficar com os menos maus no topo, filtrando.
Actualmente é uma bandalheira total.