Se calhar tá na altura de dizermos ao vitoria que ter 50% não faz sentido.50% são do Vitória, o que já se sabia desde sempre, veio para cá nessas condições
Os outros 10 não sei mas não ficaria surpreendido se tivessem ficado para o agente do jogador aquando da renovação
Eles que nos vendam pelo menos 30% ou que fique contratualizado uma clausula que diga: 30% custam por exemplo 3M...
Qualquer jogador que se trabalhe de formação, acho que temos que garantir que temos pelo menos 80% do passe, idealmente os 100, mas nao dando 100, tentar apontar para 90, sendo que 80 só em ultimo recurso.
No momento da venda: 10% são para comissoes.
Se temos menos 80%, já so resta 70% do valor da venda... Se tivermos menos que isso, isto é ter apenas 50, 60%, dificilmente é apetecivel vender o jogador, a menos que estejamos a falar de valores estratosfericos!
Vender um central por 50M, para depois ir buscar 20, faz pouquissimo sentido.
Porque por 20, nao vamos seguramente buscar alguem com qualidade minimamente equiparavel com alguem que valha 50!
Agora se a historia for tipo: tens alguem que vale 50, desses 50, consegues ir buscar 35-40M, ai sim ja comeca a fazer mais sentido, porque por esse valor, ok vais buscar alguem já bastante bom.
Com isto não quero dizer que devemos espremer o vitoria de guimaraes, mas sim acordar um valor que o guimaraes(neste caso), entenda como justo para comprar uma % deles. Por exemplo quantas vendas e quantos jogadores consegue o vitoria projectar para lhes render 7M? Poucos... Portanto, se tivermos a opção de compra no valor de 7M, ficando eles com ainda uma % para irem buscar algum de valorização...
Mesmo 7, ja tamos a dizer assim: nós trouxemos um gajo de potencial, mas fomos nós que catapultamos o jogador...Fizemos todo o trabalho certo, simplesmente a colheita veio daí! Pagar 7M, por um jogador na qual o clube anterior não teve que investir, é um grande feito.